TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENGENHEIRO DOS NOVOS TEMPOS E AS PAUTAS EDUCACIONAIS

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 8

UNOPAR

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

EDSON DA SILVA BARBOSA

O ENGENHEIRO DOS NOVOS TEMPOS E AS PAUTAS EDUCACIONAIS

CHAPADÃO DO SUL

13/05/2015

UNOPAR

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

EDSON DA SILVA BARBOSA

O ENGENHEIRO DOS NOVOS TEMPOS E AS PAUTAS EDUCACIONAIS

CHAPADÃO DO SUL

13/05/2015

SUMÁRIO

1        A FORMAÇÃO DO NOVO PROFICIONAL DE ENGENHARIA DO SÉCULO XXI        

1.1        Globalização da economia        

1.1.1        Sociedade em rede e capitalismo informacional        

2        A CONTRIBUIÇÃO DA ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DO SÉCULO XXI        

2.1        As características e atributo para a excelência do engenheiro do século XXI        

2.1.1        O caminho certo para a formação do engenheiro do século XXI        

Introdução

É cada vez maior, a busca por profissionais bem capacitados, e adaptados à realidade atual. No ramo da engenharia, seja ela de qualquer segmento não é diferente, mas para essa qualificação e essa adaptação aconteçam, alguns pontos precisam ser levados em consideração. Alguns estudiosos já há algum tempo, escrevem sobre isso e sugerem que, precisamos de uma mudança de rumo, com relação à formação não só de profissionais, mas também de pessoas.

No decorre do texto veremos algumas formas para se atingir o objetivo de se formar pessoas mais esclarecidas e profissionais de fato do século XXI.

  1. A FORMAÇÃO DO NOVO PROFICIONAL DE ENGENHARIA DO SÉCULO XXI

  1. Globalização da economia

Sabendo que o mundo hoje vive em constante mudança por conta da globalização, o profissional do século XXI precisa estar aberto à mudanças sensível aos aspectos que causam essa globalização. O primeiro aspecto mais importante na globalização é a internacionalização, de bens, de valores, de cultura, a internacionalização é o processo caracterizado pelo alcance internacional de um dado aspecto, esse aspecto pode ser financeiro, ou cultural ou ainda atingir outras áreas da sociedade. Um dos exemplos de internacionalização de aspecto financeiro, bolsa de valores, por exemplo, na bolsa de valores existe uma internacionalização de dados e informações que determinam a valorização ou desvalorização de uma empresa, outro aspecto da internacionalização desta vez social, Redes sociais, Facebook, whats app, Twitter, são redes que possibilitam a internacionalização de integrações de socializações, ou seja, a internacionalização é a integração em escala global de qualquer aspecto. Dentro do processo de internacionalização o aspecto mais importante é a hegemonia do capital financeiro, o capital financeiro é hoje quem dita as regras na economia mundial, tendo em vista a atuação do capital financeiro, nota-se que ele é a principal característica da internacionalização, que por sua vez e a principal característica do processo de globalização.

        As instituições financeiras realizam empréstimos, tanto para estados quanto para empresas, tendo em vista que estado e empresas tocam o processo econômico, o capital financeiro exerce grande poder, a atuação do capital financeiro é refletida também através das transnacionais, pois as transnacionais tem uma relação direta com o capital financeiro, e essa relação pode ser tão próxima que algumas transnacionais possuem os seus próprios bancos, como é o caso da GM uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, e varia outras empresas possuem seus próprios bancos, essas transnacionais são responsáveis em grande parte pela propagação do processo de globalização não só no aspecto econômico como geração de emprego, mas em aspectos culturais também, por exemplo: uma grande marca de artigos esportivos ao criar um comercial que faz as pessoas acharem seu produto indispensável, está influenciando o mundo todo com o padrão cultural de onde ela vem. Mas a globalização não traz só benefícios, vez ou outra essas multinacionais encontram alguns obstáculos como um bloco econômico que levante barreiras para alguns produtos, isso acontece quando um pais que faz parte de um determinado bloco econômico está em um momento de crise e precisa aumentar o consumo de produtos nacionais, sendo assim ele  irá aumentar a taxa sobre importação para os países e multinacionais que não fazem parte do bloco, ou seja a globalização ao mesmo tempo que integra ela também é marcada pela resistência local, afinal os países buscam proteção para competir no cenário internacional.


  1. Sociedade em rede e capitalismo informacional

        A sociedade em rede caracteriza-se por sua sociabilidade assente numa dimensão virtual, possível e impulsionada pelas novas tecnologias, que transcende o tempo e o espaço (Catells 2002). Hoje é possível assumir-se que sociabilizar em rede é o termo indicado para caracterizar grande parte das interações sociais no mundo ocidental e nos países desenvolvidos desde o aparecimento da internet.

A sociedade em rede alicerçada no suporte digital encontra-se vinculada ao nosso quotidiano e às nossas interações com o mundo. Lemos os jornais na internet (podendo, interativamente comentar essas notícias), nos comunicamos através de redes sociais, pesquisamos informações, partilhamos conhecimento, algo que está acontecendo em qualquer parte do mundo pode ser noticiado de imediato em tempo real. Com essas pequenas rotinas e hábitos do nosso dia a dia estamos a sociabilizar com pessoas que podemos ou não conhecer pessoalmente, e por vezes temos essa noção. Logo podemos dizer que a Sociedade em rede revela uma vivencia social diferente, aproveitando as potencialidades da comunicação que a internet oferece para a partilha de sentimento, ideias, conhecimentos, informações, conceitos, entre outro sendo a sua principal particularidade a diminuição da distância e do tempo, deixando o mundo menor e à distância de um “clique”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (348.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com