TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Por:   •  25/8/2022  •  Resenha  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CEUMA CURSO DE PEDAGOGIA

SHEILA SOARES DE ARAUJO

NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Parnaíba

 2022

SHEILA SOARES DE ARAUJO

ESTUDO E ANALISE SOBRE AS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENSINO REMOTO E HIBRIDO

Atividade apresentada para a disciplina de Pesquisa e prática educativa na educação infantil, no curso de pedagogia, da Universidade Ceuma, para obtenção de nota na atividade I.

Orientador (a): Márcia Valéria

                                                              Parnaíba

  2022

              Novas demandas educacionais em tempos de pandemia

Nos anos de reclusão por causa da pandemia causada pela covide – 19, alunos, professores, gestores e todos os profissionais envolvidos no ambiente escolar não puderam disfrutar de momentos de convivencia e interações entre sí. O ensino online que não pode ser comparado ao já existente, ensino à distância, foi um recurso utilizado de forma emergencial, e sendo assim, não teve tempo necessário para garantir sua qualidade e aficácia pois faltou-lhe planejamento, capacitação de todos os envolvidos, preparação da infraestrutura tecnológica( hardware e software), automatização  de atividades administrativas, preparação do sistema para coleta de dados, reformulação de currículos, além do à inclusão e à equidade.

Pais e alunos estavam desmotivadoscom a educação uma vez que, até a própria vida estava em risco. Crianças que já não possuiam ânimo nos estudos indo para a escola, encontraram “desculpas”para não acompanharem e até mesmo darem continuidade em seus estudos de forma remota. Pais que não têm nenhum tipo de conhecimento pedagógico se encontraram na função de professores de seus próprios filhos.

Pesquisa, prototipação e testagem de novos modelos e estratégias educacionais de forma participativa, colaborativa e contextualizada, apoiadas por políticas públicas, subsídios, capacitação profissional e garantia de acesso igualitário aos estudantes, são caminhos que se mostram fundamentais para o presente e para o futuro da educação e que emergem de forma mais incisiva graças  à pandemia da covide -19. (http://jornal.usp.br/?p=345146)

O retorno às aulas presenciais em instituições públicas e privadas de educação básica de todo o país nesses primeiros meses de 2022 deixou evidente a especialistas e à comunidade escolar um quadro desafiador: recuperar o conteúdo não incorporado e curar sequelas psicossociais que atingem alunos e, não raras vezes, os professores. Afinal, a pandemia da covide -19 impôs a eles quase dois anos de afastamento total ou parcial do ambiente escolar.

Referencias

Links:

www12.senado.leg.br

http://jornal.usp.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com