TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enxofre nos Solos

Por:   •  21/3/2019  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Enxofre

Um dos componentes importantes para os organismos, como por exemplo as plantas, é o enxofre que constitui aminoácidos. Sendo assim, a deficiência desse componente prejudica a eficiência das proteínas, já que essas são sintetizadas por aminoácidos e, também, provoca a redução da fotossíntese, pois o enxofre pode ser encontrado nos cloroplastos e a ausência dele provoca clorose nas folhas jovens, pois o elemento mesmo sendo móvel na forma inorgânica pelo xilema, ele é pouco móvel na forma orgânica pelo floema.

As deficiências não são visíveis tão facilmente, pois o solo tem a capacidade de disponibilizar o enxofre, como também a atmosfera. Mas quando ocorre essa deficiência está relacionada a baixos teores de matéria orgânica, alta retirada de nutrientes e fertilizantes sem enxofre.

As raízes absorvem principalmente o íon sulfato por fluxo de massa e as folhas absorvem o SO2 na forma gasosa.

A oxirredução do enxofre é realizada por microrganismos para obter energia. As reações de redução são causadas por solos com aeração deficiente e pela bactéria Dessulfovibrio dessulfuricans, já as reações de oxidação são causadas por solos bem drenados e pela bactéria Thiobacillus thiooxidans. A oxidação reduz do pH dos solos bem drenados.

 [pic 1]

A maior parte do enxofre no solo está na forma orgânica que pode ser facilmente lixiviado, sendo assim o S orgânico determina a capacidade do solo em reter esse elemento.

O enxofre deve ser mineralizado para ser absorvido pelas plantas, por isso essa absorção é influenciada por fatores, como: temperatura, umidade, aeração, etc. O íon mais absorvido pelas plantas é o SO42-  que pode ser adsorvido as argilas 1:1 e óxidos de ferro e isso diminui quando o pH aumenta. Mas a força com que ele é adsorvido é fraca e quando ela ocorre é benéfica, pois evita a lixiviação.

A adubação de enxofre não é tão necessária quanto a dos outros elementos, pois a maior parte do enxofre que é absorvido pelas plantas vem da matéria orgânica e/ou da atmosfera. Ela será necessária em alguns solos do Brasil Central. Os materiais utilizados para incorporação de enxofre no solo podem ser fonte específica (S elementar e gesso) ou através de outros fertilizantes (SFS).

O sulfato (enxofre disponível) se localiza adsorvido às argilas e óxidos ou ligado à matéria orgânica, ambos em solos bem drenados. Para análise do mesmo usam-se 10 cm³ de solo e 50 mL da solução de fosfato de cálcio, determinando-se o teor por colorímetro na presença de cloreto de bário, após a digestão do extrato.  

As espécies têm comportamentos distintos a adubação sulfatada, porém a grande maioria tem resultados positivos, sendo eles o incremento da biomassa (aumento do diâmetro e do crescimento) e o aumento da produção da espécie.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (76.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com