TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estresse Ocupacional

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 9

      SUMARIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 2
2 OBJETIVO ......................................................................................................... 3
2.1 JUSTIFICATIVA .................................................................................................... 3
2.2 HIPÓTESE ........................................................................................................... 4
2.3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ................................................................................... 4
3  MATERIAIS E MÉTODOS   .........................................................................................  6

4 CRONOGRAMA ........................................................................................................ 11
6   REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  .........................................................................   12

INTRODUÇÃO

O estresse ocupacional constitui-se numa preocupação da Organização Mundial de Saúde - OMS, considerando as suas consequências para a qualidade de vida do indivíduo, bem como para o seu desempenho profissional.

 A preocupação sobre o bem-estar do homem em seu ambiente de trabalho e a Qualidade de Vida, tornou-se popular, e, às vezes, banalizado em diversos contextos. Mas o que é importante realmente são os estudos e interrogações sobre o assunto, o que tem levado a muitas conclusões sobre o envolvimento do trabalhador com sua atividade.

A falta de habilidade dos indivíduos em lidar com o estresse fortalece ainda mais situações de vulnerabilidade, que podem acarretar em riscos para a própria saúde, tornando-se necessária orientação específica quanto às estratégias para gerenciá-lo.

Sendo assim, este projeto teve como objetivo identificar fatores que produzem estresse ocupacional no cotidiano de profissionais Bombeiros Militares de PASSOS/MG bem como detalhar os modelos de Estresse Ocupacional e sugerir estratégias de intervenção no sentido de melhorar a qualidade de vida destes profissionais.

2. OBJETIVO

Compreender as situações de estresse vivenciadas no cotidiano de trabalhadores de um grupo de bombeiros de Passos que fazem atendimento de urgência, e promover espaços de participação para os profissionais do ASU de forma que construam e desenvolvam condições para gerenciar suas situações de estresse.

E que teve como Objetivos Específicos.

-  Identificar as situações de estresse no cotidiano do trabalho desses profissionais que interferem com a sua qualidade de vida.

-  Propiciar um espaço de participação ativa através de um curso, para que os profissionais compartilhem suas experiências visando a construção e internalização de formas operativas de gerenciamento do estresse no seu cotidiano.

2.1 JUSTIFICATIVA

Como um dos integrantes do grupo que se realizou esta pesquisa é atuante no Corpo de Bombeiros, se vivencia situações e levanta pontos de indagação acerca do trabalho executado, bem como verificar qual a repercussão dessas ações deste profissional.

Destaca-se aqui, não somente a saúde física, mas também a saúde mental, em função do trabalho ser complexo, desgastante, desenvolvido em um ambiente onde se lidam com diferentes situações que implicam na manutenção da vida e a sensação de impotência diante de determinadas circunstâncias.

Esse conjunto de fatores tem influência direta no emocional destes profissionais e, frente às experiências adquiridas no decorrer dos anos, será dada ênfase à pesquisa visando buscar respostas para o estresse nesta profissão.

2.2 HIPÓTESE

A vida cotidiana do bombeiro é estressante levando a baixa qualidade de vida. A qual poderá prejudicar não só profissionalmente, mas sim, prejudicando em longo prazo interferindo em sua vida social e seu ciclo de convivência.

2.3  REVISAO BIBLIOGRÁFICA

É do consenso geral e comprovado através de diversas matérias, artigos e pesquisas, que hoje o trabalho é uma das principais causas de stress (RAMÍREZ, HENRY DARÍO CUNHA, 2002). Dentre as profissões apontadas com maiores índices de stress, o bombeiro está praticamente no topo da lista (CREMASCO, L.; CONSTANTINIDIS, 2008). Mas em regra geral, tendemos a pensar que os bombeiros se destinam a cuidar somente das doenças dos outros, e não concebemos que eles próprios possam ser afetados por problemas de saúde.

Considera-se atendimento pré-hospitalar (APH) toda e qualquer assistência realizada, direta/indiretamente, fora do âmbito hospitalar, através dos diversos meios e métodos disponíveis, com uma resposta adequada à solicitação. A qual poderá variar de um simples conselho ou orientação médica ao envio de uma viatura de suporte básico (unidade de resgate - UR)/avançado (unidade de suporte avançado - USA) ao local da ocorrência, visando à manutenção da vida e a minimização das sequelas. Diante do cenário da prestação de serviços de emergência médica, estas operações nem sempre são prazerosas, e torna-se a cada dia mais complexas. A escassez de recursos aliada à exigência de contenção de custos e otimização do tempo de permanência são fatores que favorecem o estresse e o desgaste do profissional de atendimento de Pré-Hospitalar. Os profissionais do setor dessa área são submetidos, constantemente, à sobrecarga de trabalho mental, psíquica e física, além de pressão para tomada de decisões rápidas, fundamentais no atendimento de emergência.

Ainda, as jornadas de trabalho são extenuantes, dado o volume de usuários e a reposição d e energia desses trabalhadores nem sempre é adequada. A equipe de bombeiros militares “socorristas” se deparam com diversas situações trágicas, aliadas à necessidade de saber lidar, de forma eficiente e eficaz, com as necessidades do usuário. Os profissionais do atendimento pré-hospitalar convivem com os mais diversos agravos à saúde, envolvendo dor, sofrimento, instabilidade, morte e vida, contribuindo para a ocorrência de ansiedade, tensão, podendo evoluir para o estresse. O estressor neste caso é definido como uma situação ou experiência que gera sentimentos de tensão, ansiedade, medo ou ameaça, que pode ter origem interna ou externa. Assim, o estresse sendo um fenômeno complexo e dinâmico, merece atenção especial dos profissionais da saúde, tendo a clareza de que por mais que a subjetividade e a percepção sejam pioneiras no desencadeamento de estresse, as condições de trabalho exercem influência significativa para seu agravo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (991.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com