TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO ADMINISTRADOR NA GESTÃO DO ESTRESSE OCUPACIONAL: PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT

Por:   •  21/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

FACULDADE DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA

Curso de Administração

O PAPEL DO ADMINISTRADOR NA GESTÃO DO ESTRESSE OCUPACIONAL: PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT

Ivana Sayuri Kodama

TUPÃ - SP

2017


O papel do administrador na gestão do estresse ocupacional: Prevenção da Síndrome de Burnout¹

Ivana Sayuri Kodama²

Daniel Stella Castro³

RESUMO

O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que compreende o estudo da relevância do papel do administrador na gestão do estresse ocupacional, especialmente na prevenção da Síndrome de Burnout, considerada a consequência mais relevante achar sinônimo do estresse ocupacional e caracterizada por estresse emocional e físico crônicos derivados do trabalho.

Palavras-chave: Síndrome de Burnout. Gestão do Estresse Ocupacional. Síndrome do Esgotamento Profissional.

ABSTRACT

The present study is a literature review that comprises the study of the relevance of the role of the administrator in the management of occupational stress, especially in the prevention of Burnout Syndrome, considered the most relevant consequence of occupational stress and characterized by chronic stress emotional and physical derived from the work.

Keywords: Burnout Syndrome. Occupational Stress Management. Occupational Exhaustion Syndrome.        


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                         3
  2. JUSTIFICATIVA                                                                        3
  3. OBJETIVOS                                                                         4

3.1 Objetivo geral                                                                         4

3.2 Objetivos específicos                                                                 4

  1. METODOLOGIA                                                                         4
  2. ATIVIDADES E CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO                                 5
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                         5

REFERÊNCIAS                                                                                6


  1. INTRODUÇÃO

Burnout vem da palavra inglesa “Burn out”, pronuncia-se “burnô”, que significa “queimar-se por completo”, indicando o esgotamento profissional. A palavra síndrome é derivada do grego “Syndromé”, que significa “reunião” e é caracterizada por um aglomerado de sintomas e sinais clínicos.

“Burnout” também é um termo empregado para apontar aquilo que deixou de funcionar por escassez de energia; e vêm sendo apontado como um dos maiores problemas psicossociais contemporâneos. Devido as graves consequências para as empresas, e para o indivíduo a Síndrome vem levantando interesse e preocupação nos setores científicos e empresariais (PINTO, 2002).

De acordo com o Ministério da Saúde (BRASIL, 2001), a Síndrome de Burnout, ou também conhecida como síndrome do esgotamento profissional; é uma resposta a exposição prolongada do profissional ao estresse físico e emocional, tornando-os crônicos.

Ainda nesta tratativa, Benevides-Pereira (2002) afirma que a Síndrome de Burnout subdivide-se em quatro tipos: clínica, sócio-psicológica, organizacional, e sócio-histórica. Para este trabalho, porém, tomaremos como norteador a concepção organizacional, que enfatiza o esgotamento principalmente pelos fatores relacionados ao trabalho, de forma que o profissional adoece em consequência das influências provenientes do exercício do trabalho e o ambiente mal gerido. Logo, enfatiza-se a necessidade de inclusão deste tema na rotina dos administradores, na gestão do estresse organizacional e na humanização dos processos administrativos como forma de prevenção à Síndrome de Burnout e outras doenças profissionais ligadas ao estresse ocupacional.

  1. JUSTIFICATIVA:

A Síndrome de Burnout pode ser considerada uma das consequências mais relevantes do estresse profissional, sendo caracterizada por estresse emocional e físico crônicos derivados do contato direto, excessivo e estressante com o trabalho. Essa síndrome torna o indivíduo desinteressado pelo trabalho, de modo que os fatos e relações a cerca do indivíduo tenham importância mínima, e seus esforços sejam considerados nulos.

Neste sentido, dado que as transformações nos processos de trabalho e características organizacionais envolvem participação direta e indireta dos administradores, faz-se necessário o estudo da Síndrome de Burnout para os profissionais e estudantes da área, de modo que seja possível compreender e destacar problemas como a insatisfação profissional e o absenteísmo, buscando intervenções e soluções, visando o bem-estar e satisfação do trabalhador.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo geral:

O objetivo principal deste projeto de pesquisa é compreender e identificar as condições que tornam o profissional suscetível ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout, de forma a difundir tais conceitos aos profissionais da administração; objetivando a melhora da qualidade de vida dos trabalhadores e possibilitando a elaboração de intervenções e soluções, além de apontar suas principais consequências para os profissionais e as instituições.

  1. Objetivos específicos:

Os objetivos específicos desta pesquisa estão assim definidos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com