TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTRESSE OCUPACIONAL NA ÁREA DE ESTÉTICA

Por:   •  13/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

Teixeira de Freitas

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUCAO

2 ESTRESSE OCUPACIONAL: NA AREA DE ESTÉTICA

3 CONCLUSAO

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 

1 INTRODUCAO

Estresse é uma combinação de reações fisiológicas e comportamentais apresentadas por uma pessoa quando se sente ameaçado ou desafiado, sendo um processo dinâmico que se manifesta por meio de sintomas físicos, psicológicos e comportamentais.

Quando nos deparamos com determinadas situações, nosso corpo desencadeia reações que ativam a liberação de hormônios, dentre eles, a adrenalina. Esses hormônios se espalham por todo o nosso corpo, provocando aceleração da respiração, dos batimentos cardíacos, dilatação das pupilas, tensão muscular, mãos frias, sudorese e algumas reações químicas que têm por finalidade produzir energia para lutarmos ou fugirmos. Em resumo, ficamos em “estado de alerta”.

Na base da compreensão do conceito de estresse está o desequilíbrio, no caso, na relação entre trabalhador e ocupação, entende-se, então, estresse ocupacional que se define como o quadro de respostas pouco adequadas à estimulação física e emocional decorrente das exigências do ambiente de trabalho.

2 ESTRESSE OCUPACIONAL: NA AREA DE ESTÉTICA

Com o decorrer dos anos, o ambiente de trabalho vem se modificando e acompanhando o avanço das tecnologias ultrapassando cada vez mais o nível de capacidade de adaptação dos trabalhadores. Os profissionais vivem hoje sob contínua pressão, sendo o tempo todo cobrado não só no trabalho como também na vida de uma maneira geral. O estresse ambiental pode exercer grande influência na maneira como o indivíduo se comporta socialmente, como exemplo, pode torná-lo agressivo.

O desgaste profissional, que as pessoas estão submetidas diariamente, poderá gerar algum tipo de doença. Os modelos expostos são responsáveis pelos seguintes fatores: agentes estressantes de natureza diversas, física, biológica, mecânica, social. Conjunto de características pessoais como tipos de personalidade, modos de reação ao estresse etc., alem de um conjunto de conseqüências relacionados à saúde do indivíduo sendo essas doenças cardiovasculares, perturbações psicológicas.

Outro fator que se evidencia principalmente nos profissionais de estética é a questão da ergonomia adotada no ambiente de trabalho, posições inapropriadas e excesso de esforço físico no decorrer do dia têm sido, segundo o trabalho de campo realizado, um dos motivos de fadiga nos profissionais da área. Alguns relatam problemas de saúde: dores na região lombar, pescoço e ombro, tensão nos olhos e dores nas articulações dos braços e mãos, atribuídos a movimentos repetitivos.

No trabalho de campo realizado em salões de beleza foi observado que ha um nível significante de estresse entre os profissionais, destacando como principal causa a pressão psicológica de cumprimento de horários, tornando um problema de natureza perceptiva, resultante da incapacidade em lidar com as fontes de pressão no trabalho, tendo como conseqüências, problemas na saúde física, mental e na satisfação do trabalho, afetando não só esses profissionais como também as pessoas com quem se contata. Geralmente isso se decorre quando há percepção do trabalhador da sua inabilidade para atender as demandas solicitadas pelo trabalho, causando sofrimento, mal-estar e um sentimento de incapacidade para enfrentá-las.

No tratamento para estresse e recomendável primeiramente fazer algumas mudanças no estilo de vida. É necessário compreender as situações que pode o colocar em uma situação de estresse para possam conseguir remedia-las.

Alem de tratamentos clínicos e psicológicos que se complementam com medicamentos antidepressivos, ansiolíticos e calmantes, deve se buscar meios de relaxamento com vários tipos de massagens terapêuticas que oferecem bons resultados, pois além de livrar os músculos das tensões, a massagem ajuda também a amenizar alguns desequilíbrios como a dor, fadiga e má postura.

Shiatsu; Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. Mais do que uma massagem, o shiatsu faz parte da medicina chinesa e tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos. O shiatsu é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com