TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FORUM AVALIATIVO

Por:   •  8/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

Fórum Avaliativo

Questão 1 –  Eletricidade Estática (3,0 pontos)

As causas do “enjoo na estrada” são por vezes atribuídas à eletricidade estática. Segundo um anúncio publicitário publicado na revista francesa L’ Action Automobile, maio de 1982, numerosas experiências confirmavam que essa “poluição elétrica” se acumula rapidamente no carro cujas estruturas metálicas formam uma gaiola de Faraday [...] Somos todos mais ou menos inconscientemente incomodados, mesmo os condutores mais experientes”.

Neste sentido, o anúncio oferecia dispositivos de eliminação da eletricidade estática, correntes ou fitas condutoras fixas ao carro e arrastando pelo chão, ou mesmo “micro emissores eletromagnéticos autônomos e permanentes criando entre eles por “sintonização” uma larga tela de ondas ultracurtas absolutamente não ultrapassável pela eletricidade estática”.

Apresente seus argumentos em relação a utilidade e da eficácia desses dispositivos “anti eletrostáticos”.

[pic 1]

Resposta Q1:

O acúmulo da energia estática pelo atrito do próprio veículo com o ar é um dos fatores preponderantes para que isso ocorra.

Quando existe atrito, em geral, há troca de cargas elétricas e algum dos envolvidos pode ficar carregado positiva ou negativamente. Os pneus do veículo o isolam do chão. Logo, as cargas adquiridas durante os trajetos somente são descarregas quando alguém tocar o veículo e no chão ao mesmo tempo, sem isolantes.

Em um caminhão tanque, por exemplo, o chacoalhar do combustível, faz com que ele se atrite com as paredes do tanque, podendo gerar carga elétrica. Quando uma pessoa toca com as mãos a válvula para descarregar a gasolina, pode saltar uma faísca que produzirá a combustão do vapor de gasolina.

Para evitar isso, esses caminhões mantém uma corrente metálica se arrastando no chão. Essa corrente conduz para a terra qualquer carga elétrica que se possa gerar.

O mesmo conceito é válido para carros de passeio. Quando a roupa do motorista entra em atrito com o banco, esse movimento provoca a perda ou o ganho de elétrons. Quando o motorista sai do carro e encosta em uma superfície neutra, opera-se um fluxo de cargas elétricas e o choque é sentido. Estes dispositivos anti eletroestáticos certamente contribuem para a dissipação dessa carga acumulada com o aterramento, descarregando as cargas em excesso no sistema.

Questão  2 –  Força Elétrica (2,0 pontos)

Uma carga puntiforme com massa m e carga Q e outra carga puntiforme com massa m, porém com carga 2Q, são libertadas sobre uma mesa com atrito desprezível. Caso a carga Q tenha uma aceleração inicial a0, qual será a aceleração da carga 2Q? a0, 2a0, 4a0 ou a0/4? Explique.

Resposta Q2:

Sendo: a1 = a0 , q1 = Q, q2 = 2Q, m1 = m2 = m.

Utilizando as seguintes equações,

Ei = Fi/q0 , Fi = miai ,  E = kq/d²

Temos,

E = ma/q0

logo,

E1 = m1a1/q0

E2 = m2a2/q0

kQ/d² = ma0/q0              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (689.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com