TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE MATERIAIS: DEFINIÇAO DE UM PLANO DE GESTÃO PARA REDUZIR PERDAS EM OBRAS RESIDENCIAIS

Por:   •  20/10/2020  •  Artigo  •  2.892 Palavras (12 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 12

GERENCIAMENTO DE MATERIAIS: DEFINIÇAO DE UM PLANO DE GESTÃO PARA REDUZIR PERDAS EM OBRAS RESIDENCIAIS

MANAGEMENT OF MATERIALS: DEFINITION OF A MANAGEMENT PLAN TO REDUCE LOSSES IN RESIDENTIAL WORKS

Antônio Francisco de Sousa Júnior¹

Jose Samuel Nunes da Silva¹

Jose Uelison Pereira Igino¹

RESUMO

O trabalho exarado tem como objetivo desenvolver um plano de gerenciamento para obras residenciais, o mesmo visar também reduzir as perdas de materiais. Além disso, o trabalho buscar estudar desde a armazenagem dos materiais, até a aplicação dos mesmos. Através da hipótese e dedução foi traçado o caminho que chegou aos resultados desde trabalho, foi explorado duas obras, a fim de se levantados os dados essenciais para o projeto, através da investigação de campo e também bibliográfica, para obter resultados qualitativos. O que foi proposto através das analises, é que um projeto de gerenciamento interligado com um cronograma de consumo de insumo, pode ser benéfico quanto ás perdas de materiais, mais pode ser por outro lado irrelevante para ser aplicado em obras de residenciais, uma vez que os proprietários, devido aos recursos financeiros dos mesmos, e também o valor da mão de obra especializada que pode sair mais cara, já que, o engenheiro tem que leva em conta um novo projeto. Mais se levado em conta a qualidade na edificação, será de bom proveito um gerenciamento, uma vez que este, estará relacionado diretamente com o armazenamento estratégico dos materiais, a preparação dos materiais como argamassa e concreto e com o mecanismo de transporte e aplicação dos materiais necessários para a concepção de uma habitação.

Palavras-chaves: gerenciamento de materiais, obras residenciais, perdas, armazenamento.

Abstract

The objective of the work is to develop a management plan for residential works, as well as to reduce material losses. In addition, the work seeks to study from the storage of materials, until the application of the same. Through the hypothesis and deduction was traced the path that reached the results since work, two works were explored in order to raise the data essential for the project, through field research and also bibliographical, to obtain qualitative results. What has been proposed through the analysis is that a management project interconnected with an input consumption schedule can be beneficial in terms of losses of materials, but it can be otherwise irrelevant to be applied in residential works, since the owners, because of the financial resources of the same, and also the value of the skilled labor that can be more expensive, since the engineer has to take into account a new project. Even if the quality of the building is taken into account, it will be a good management, since this will be directly related to the strategic storage of materials, the preparation of materials such as mortar and concrete and the mechanism of transport and application of materials necessary for the design of a dwelling.

Keywords: materials management, residential works, losses, storage.

  1. INTRODUÇÃO

A indústria da construção civil é um dos setores com maior participação na economia do Brasil, atingindo mais de 7 % de participação no Produto Interno Bruto (PIB) em 2003, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda assim, a produção civil é considerada há anos, como uma indústria ultrapassada e seus processos construtivos obsoletos, quando comparado com outros setores da indústria nacional. Isto se dar, segundo Formoso (1996), apud Piliari (1999, p. 01) graças há, “ocorrência de perdas em todo o processo de produção da edificação, sejam elas de materiais, mão-de-obra, equipamentos, etc”.

Contudo isto, segundo fala (SZAJUBOK; ALENCAR e ALMEIDA, 2006, p.304) “durante muitos anos, a área técnico-estrutural foi colocada em primeiro plano na construção civil, deixando passar despercebida a área de suprimentos, está que, por sua vez tem grande parcela no de custos no processo de produção civil”. Com isto, o gerenciamento de materiais tem se tornado objeto de estudo e pesquisa, buscado dentro da obra a redução nas perdas e descaminhos de materiais. E isto pode afeta, não só obras de grande porte, mas pode ser aplicado também em obras pequenas, como obras residenciais.

Tomando isto, o presente trabalho buscou o desenvolvimento de um plano de gerenciamento de materiais para obras residenciais, este visando ainda há redução nas perdas de materiais. Já que, muitas das vezes construções de moradias são levantas sem nenhum projeto, sem nenhuma vistoria técnica. Este projeto atenta também, para a observação dos fluxos dos insumos, e assim classificar em qual momento se registrar maior número de perdas, se no recebimento e estocagem dos materiais, se na preparação ou na aplicação dos materiais. Tomando isto em consideração, para projeta o plano de gestão eficaz também para combater as perdas no canteiro de obra.

Sobre isto, considera-se promissor um projeto, com atenção voltada apenas para o gerenciamento de materiais, uma vez que, este não estará envolvido apenas com o sistema de estocagem e armazenamentos de insumos como muitos pensam, além disso, gerir materiais envolver também, o processo de produção no canteiro de obra e seu uso, até obter o produto final. Por fim, gerir os insumos e garantir que os mesmos mantenham sua qualidade no momento em que estão disponíveis, sua preparação, aplicação e produto final da obra, com a manutenção da qualidade. Contudo, estudos nesta área são bem recentes, e ao mesmo tempo os trabalhos realizados até aqui não entram a fundo sobre a necessidade de se ter nas obras um projeto de gerenciamento de insumos. E se faz necessário, visto que o mercado atual, impõem condições, essas relacionadas á produtividade, construções com preços menores, cronogramas pontuais, isto exige inovações na indústria da construção civil, e os seus métodos e sistema construtivos usados, já são considerados há anos, como obsoletos.

2  REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

           A definição de uma boa gestão de materiais e essencial em um canteiro de obra, uma vez que, sobre gerenciamento de materiais, Santos (2011), fala:

“Administração de Recursos Materiais engloba a sequência de operações que tem início na identificação do fornecedor, na compra do bem ou serviço, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento (armazenagem), em seutransporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final”. (SANTOS, 2011, p.01).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (714.2 Kb)   docx (844.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com