TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PESADA. Estudo De Caso.

Exames: ELABORAÇÃO DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PESADA. Estudo De Caso.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  5.597 Palavras (23 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 23

ELABORAÇÃO DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PESADA. Estudo de caso.

Autor: Douglas Julio Bueno Taveira

Professor Orientador: Jonas Krause

RESUMO

O estudo em questão tenta demonstrar a viabilidade e os ganhos reais da boa gestão relacionada ao reaproveitamento, reutilização ou destinação final dos resíduos gerados em obras civis de grande porte, obras industriais. Todas as etapas do gerenciamento, os tipos de resíduos comumente gerados e suas destinações mais viáveis são apresentadas aqui, além de observar a obrigatoriedade imposta pelos requisitos e legislações de uma forma genérica. A quantificação e caracterização dos resíduos gerados se deu em obra industrial de grande porte realizada por uma grande construtora à uma das maiores mineradoras do mundo. A obra consiste na realização de serviços de terraplenagem e obras civis para a criação de um complexo minerador completo no interior do estado de Minas Gerais. O ganho com a gestão dos resíduos gerados afeta diretamente à produção e será apresentado, sabendo que a gestão adequada dos resíduos pode trazer impactos positivos no resultado final de uma obra, podendo até impactar em viabilidade caso seja executado de forma displicente ou mesmo não seja executado.

Palavras-Chave: gerenciamento de resíduos, produção, construção civil, obras industriais.

1. INTRODUÇÃO

O plano de gestão de resíduos, aqui apresentado, é resultado das atividades desenvolvidas em um projeto, atualmente em andamento, realizado por uma grande mineradora local, na cidade de Itabira – MG. Por ocasião da contratação de uma construtora enquadrada dentre as maiores deste País, a mineradora pretende construir uma nova instalação de beneficiamento de minério de ferro na região. As obras estão em andamento desde o inicio de 2010, sendo que as etapas de terraplenagem e obras civis (concretagem) estão próximo do término, previsto para outubro deste ano.

O estudo exposto teve seu trabalho desenvolvido em obra industrial de uma das maiores construtoras do país. Conforme informações disponíveis no endereço eletrônico da empresa, a construtora em questão segue a tendência majoritária no setor de construção pesada nas áreas de obras industriais, mineração, saneamento, obras urbanas, rodovias, ferrovias, metrô, irrigação, barragens, linhas de transmissão, portos e aeroportos. Com base em uma decisão estratégica, a mesma iniciou uma bem-sucedida diversificação de atividades, investindo na geração de energia elétrica, na concessão de rodovias, em engenharia ambiental, mediante estudos, preparação e pré-qualificação em projetos de concessão e, também, por meio da participação acionária em empresas especializadas nos segmentos alvo.

A obra onde foram desenvolvidas as atividades advém de um contrato firmado entre uma mineradora e uma construtora, e tem por objeto a execução dos serviços de terraplenagem, drenagem e obras civis, considerando fundações, estruturas em concreto, pisos, contenções, pavimentações, drenagens, urbanização das instalações de uma nova Usina de Tratamento de Minérios (UTM), do Projeto Itabiritos Conceição, localizado em Itabira - MG.

Os principais serviços executados compreendem a remoção das instalações industriais e interferências existentes; Serviços de terraplenagem incluindo supressão vegetal, movimentação de terra, pavimentação, drenagem, proteção dos taludes; Execução das obras civis compreendendo serviços em terra, fundação (direta e profunda), estrutura de concreto, acabamentos prediais, entre outros.

A construção civil é uma atividade que envolve grande quantidade de variáveis e se desenvolve em um ambiente particularmente dinâmico e mutável. Nas atividades realizadas, talvéz seja a gestão de resíduos a que recebe menos atenção dos responsáveis pela produção e resultados da mesma, no entanto, é sabido que se bem realizada, a gestão dos resíduos pode trazer resultados bastante satisfatórios no âmbito da produção e resultados financeiros.

No Brasil onde 90% dos resíduos gerados pelas obras são passíveis de reciclagem e levando ainda em conta a sua contínua geração, a reciclagem dos Resíduos da Construção Civil (RCC) é de fundamental importância ambiental e financeira no sentido de que os referidos resíduos retornem para a obra em substituição a novas matérias-primas que seriam extraídas do meio ambiente. Trata-se de uma atividade que deve ser prioritariamente realizada no próprio canteiro, mas que pode também se executar fora do mesmo. (LIMA, 2010)

Tentaremos demonstrar como o objetivo deste estudo foi alcasando e as ferramentas utilizadas para conseguir melhores resultados na gestão dos resíduos gerados, além dos ganhos reais para a produção e os resultados concretos para a obra de grande porte já mensionada.

2. DESENVOLVIMENTO

O Plano de Gerenciamento de Resíduos tem como objetivo fornecer diretrizes para o gerenciamento (identificação, acondicionamento, transporte e destinação final) dos resíduos sólidos provenientes das atividades de terraplenagem e obras de construção civil pesada (UTM) nas obras do Projeto Conceição Itabiritos em Itabira – MG. Visando assegurar o correto gerenciamento dos resíduos gerados no seu processo produtivo, desde a sua geração até a sua destinação final.

2.1. Procedimento

A gestão dos resíduos gerados nas obras seguiram uma sistemática, conforme apresentaremos a seguir. Conforme descrito na LEI 12.305 de 02 de agosto de 2010, em seu Art. 21:

O plano de gerenciamento de resíduos sólidos tem o seguinte conteúdo mínimo:

I - descrição do empreendimento ou atividade;

II - diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, contendo a origem, o volume e a caracterização dos resíduos, incluindo os passivos ambientais a eles relacionados;

III - observadas as normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa e, se houver, o plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos: a) explicitação dos responsáveis por cada etapa do gerenciamento de resíduos sólidos; b) definição dos procedimentos operacionais relativos às etapas do gerenciamento de resíduos sólidos sob responsabilidade do gerador;

IV - identificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com