TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O High Tension

Por:   •  14/3/2022  •  Resenha  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 4

Ensaio:

Definição: Ensaios sãos os métodos e testes utilizados, dentro da metodologia de alta tensão, para se chegar em resultados que apontam o comportamento e características de determinado equipamento e o material que o compõem. Dentro deste, verificasse que não é realizado apenas um teste, mas sim diversos para assim poder chegar em resultados precisos de possíveis problemas de confiabilidade e de funcionamento do mecanismo.

Equipamentos: Os equipamentos que são expostos a este teste, são aqueles que constituem um sistema elétrico, como transformadores, disjuntores, buchas, entre outros.

Tipos de testes: (Podem ser resumidos e não precisa colocar todos)

  • Relação de Transformação: Usado para analisar bobinas através da aplicação de uma baixa tensão alternada, para assim poder verificar possíveis defeitos do equipamento, possíveis curtos-circuitos, conexões de enrolamentos incorretas e outros.
  • Resistencia de Isolação: Usado para analisar possíveis falhas de isolação através de aplicação de uma tensão de corrente continua.
  • Resistencia de Contato: Usado para verificar a baixa resistência e falhas decorrentes do mau contato em disjuntores, feito por meio da aplicação de uma corrente de 100 A que circula pelos contatos dos equipamentos.
  • Resistencia Ôhmicas do Enrolamento: Usadas para detectar curto-circuito nas espiras e envelhecimento das turbinas, feito por meio de uma aplicação de corrente contínua através do equipamento.

Fatores que influenciam: Apesar da antecipação de diversas casualidades que podem vir a gerar defeitos ou mudança nos equipamentos, existe aqueles que não podem ser previstos e afetam diretamente seu funcionamento, as condições ambientas. Porém a ação do ser humano pode ser prejudicial quanto se tem a falta de experiencia na montagem dos circuitos de ensaio e a grande diversidade de equipamentos.

Ensaio em Tensão Direta:

História: Historicamente, percebesse que o Ensaio em Tensão Direta esteve presente em muitos momentos importantes da humanidade, não sendo apenas um método de análise de matérias ou maquinas, mas também como uma forma de auxilio em pesquisas científicas, como no estudo das características e funcionamento dos Dielétricos (KIND, 1978). Porém, ela também esteve ao passo da evolução, adquirindo transformações em seu método como também nos objetos para se aplicar seu conceito.

Como é feita: Assim, alguns métodos são necessários para aplicação dessa análise, sendo estes os divisores de tensão juntamente com equipamentos de medição, afim de chegar em resultado exatos.

Principais Aplicações:

  • Verificar valores de capacitâncias de cabos elétricos, onde se demanda um baixo nível de corrente;
  • A capacidade de armazenar energia para futura geração de tensões impulsivas, quando utilizadas em teste em equipamentos;
  • Para o uso de ensaios em equipamentos que estarão ligados em redes de transmissão de energia em tensão direta.

Parâmetros: As características que definem esse método de analise são as medições do valor eficaz e da variação máxima admissível, sendo estas importantes conceitos físico-elétricos para a confiabilidade e funcionamento de um equipamento, uma vez que o controle da tensão é diretamente ligado com esses conceitos.

Ensaios em Tensão Impulsiva:

Efeitos Transitório de Tensão: A partir do momento em que certo equipamento elétrico começa a fazer parte de um sistema elétrico de transmissão ou distribuição ele está sujeito a sofrer diferentes tipos de efeitos transitórios que podem alterar sua tensão e assim afetar seu funcionamento. Efeitos estes podendo ser de características naturais, como descargas atmosféricas, como efeitos planejados, como manobras no sistema.

Tipos de Manobras: [3]

  • Testes de rotinas para transformadores de potência e Buchas;
  • Testes de rotina em Para Raios de Linha;
  • Testes de amostragem ou de tipo para cabos de media ou alta tensão.
  • Testes tipo GIS.

Impulsos: É a alta taxa de variação de tensão, logo causando sérios problemas em equipamentos devido a interferência eletromagnética gerada por eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com