TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LABORATÓRIO DE BANCO DE DADOS

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS DE VÁRZEA GRANDE INSTITUTO DE ENGENHARIA

LABORATÓRIO DE BANCO DE DADOS

Thales dos Santos Domingues

Cuiabá Airlines

Cuiabá

2019

SUMÁRIO

1. Problema proposto e resolução ………………..….…………….…..…… 3

2. Escolha do tema ………………………………………………….…….….. 4

3. Implementação ………………………………………...……………….….. 4

4. Descrição das funcionalidades ………………………………...….……... 7

1. Problema proposto e resolução

Entre as aulas foi proposto a criação e solução de um problema por meio da criação de um banco de dados, o problema proposto neste documento foi a criação de um banco de dados para uma empresa que oferece curso para pilotagem de aeronaves, sendo que esta empresa fornece apenas os cursos, portanto os serviços como galpões, aviões e funcionários são todos terceirizados, e a empresa gerencia o sistema com apenas um banco de dados com as informações sobre seus cursos, professores da empresa, os alunos cadastrados e os serviços terceirizados.

Para a resolução do problema então seria a criação de um banco de dados que possa armazenar dados sobre os professores, com seu nome, contrato feito com a empresa, formação do professor, o tempo de atuação, salário, e-mail e senha, que iria lecionar em um curso, este que possui um nome, tempo de duração, preço e um possível desconto embutido, para os alunos cadastrados em cada curso seria necessário receber as informações sobre seu nome, horas de voo, tipo do avião, a empresa pela qual ele trabalha, e-mail e a senha, o avião utilizado por esse aluno deveria possuir a seguintes informações no banco de dados, o modelo do avião, data de fabricação, estado da manutenção, valor e em qual galpão este avião é encontrado, sendo que, cada avião precisa ser armazenado em um determinado galpão, logo seria necessário guardar as informações sobre cada galpão e sobre cada funcionário designado em cada um, logo as informações de cada galpão são sobre adm, galpão ticker, vacância, rating e contato, e as do funcionário seria seu nome, setor, contrato, salário, galpão, e-mail e senha.

1. Escolha do tema

A principal motivação para a escolha deste trabalho foi a possibilidade de integrar o setor acadêmico de aviação com a logística do mercado que corresponde a alocação de galpões, aviões e seus respectivos funcionários. Não obstante o sistema permite novos empreendimentos no ramo de aviação, tornando-o ainda mais atrativo para novos investidores. Outro ponto que contribuiu foi a afinidade com o setor.

1. Implementação

Para a implementação do banco de dados foi utilizado postgresql e java web. Na primeira etapa foi elaborado o diagrama entidade relacionamento (figura 1) para auxiliar na construção do banco e o desenvolvimento da interface/código.

Figura 1 - Diagrama entidade relacionamento do projeto

Fonte: compilação do autor

Dito isso, na segunda etapa do projeto, foi necessário comunicar o banco de dados com a IDE Eclipse (figura 2) para que fosse possível manipular os dados. A técnica utilizada foi invocar a função JDBC que recebe parâmetros como “url,user,pw”. Apenas quem tem permissão de acesso ao banco pode fazer alterações no mesmo. Foi necessário também a instalação driver do banco e um servidor local (TomCat) para compilar e executar as páginas.

Figura 2 - Conexão entre banco de dados e a IDE.

Fonte: compilação do autor

Depois das etapas iniciais foi necessário tratar todas as entidades do banco, com classes Bean e DAO em Java (figuras 3 e 4), para que fosse possível acessar todos os atributos e realizar a manipulação dos dados, tais como popular. Um dos pontos positivos de trabalhar com java e a IDE escolhida, foi a facilidade para desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com