TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Levantamento de risco

Por:   •  16/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

AVALIAÇÃO DOS RISCOS

Envolve o monitoramento dos riscos ambientais para a determinação da intensidade dos agentes físicos a concentração dos agentes químicos, visando o dimensionamento da exposição dos trabalhadores.

A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para comprovar o controle da exposição ou a inexistência dos riscos identificados na etapa de reconhecimento, dimensionar a exposição dos trabalhadores e subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

A avaliação deverá considerar as seguintes atividades:

A - Definir e planejar a estratégia de quantificação dos riscos, baseando-se nos dados e informações coletadas na etapa anterior;

b - Quantificar a concentração ou intensidade através de equipamentos e instrumentos compatíveis aos riscos identificados e utilizando-se de técnicas indicadas a seguir;

c - Verificar se os valores encontrados estão em conformidade com os Limites de Tolerância estabelecidos e o tempo de exposição dos trabalhadores;

d - Verificar se as medidas de controle implantadas são eficientes.

Nesta fase de avaliação, é primordial caracterizar, através de metodologias técnicas, à exposição de trabalhadores as agentes de risco, considerando-se os Limites de Tolerância e o tempo de exposição.

Deverá ser transcrita a conclusão quanto à caracterização de dano à saúde do trabalhador.

Agente Físico Ruído

Devem ser identificados os grupos de trabalhadores que apresentem iguais características de exposição, ou seja, os grupos homogêneos de risco GHR. As avaliações devem ser realizadas cobrindo um ou mais trabalhadores cuja situação correspondia à exposição típica de cada grupo considerado.

A fim de avaliar a efetiva exposição dos trabalhadores ao agente físico ruídos foram realizados dosimetrias durante a jornada de trabalho utilizando dosímetro digital Instrutherm, modelo DOS-450, previamente calibrado, operando em circuito de compensação “A”, e circuito de resposta lenta “SLOW”, com leitura próxima ao ouvido do empregado, considerando períodos de exposição a ruídos contínuos, de diferentes níveis.

O nível de pressão sonora equivalente (Leq), para período de 8 horas de trabalho calculado de acordo com as instruções do densímetro, será o mesmo que Level Average (Lavg) utilizando os seguintes parâmetros: Limite de 85 DB (A) e fator duplicativo de dose (q = 3), de acordo com o Decreto Presidencial n.º 4.882 de 18 de Novembro de 2003 e a metodologia e os procedimentos de avaliação estabelecidos pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO, na Norma de Higiene Ocupacional – NHO 01 – Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído.

O Uso do Decibelímetro

Mesmo não tendo sido identificado nas etapas de antecipação e reconhecimento, a presença de nenhum agente nocivo, previsto na legislação previdenciária, foi realizado a avaliação do agente físico ruído conforme abaixo.

Foram identificados os grupos de trabalhadores que apresentavam iguais características de exposição, ou seja, os grupos homogêneos de risco – GHR.

As avaliações foram realizadas cobrindo um ou mais trabalhadores cuja situação correspondia à exposição típica de cada grupo considerado.

O nível de pressão sonora médio foi obtido através de utilização de medidor de leitura instantânea, decibelímetro, que avaliou a exposição ao ruído contínuo ou intermitente estando ajustado de forma a operar no circuito de ponderação “A” e circuito de resposta lenta (slow).

Equipamento: Decibelímetro Digital

Modelo: DEC-430

Marca: INSTRUTERM

Escala: 35 a 100 DB

Planilha para avaliação do agente físico Ruído:

Setor Pintura

Horário de trabalho: das 08h00min ás 16h00min

Cargo/ pintor

Fase: () Projeto (x) Operação Empregados expostos: 400

Descrição do local de trabalho

Área de 3 m, ² coberta por telhas de zinco.

Iluminações

Fluorescentes, ventilações naturais portas artificiais exaustos.

Maquinas de pintura e acabamentos.

Descrição das atividades: Realiza a montagem dos veículos, soldagem e a parte de acabamento.

Agente(s) Identificado(s) Fonte(s) Geradora(s) Ocorrência Trajetória e Meio de Propagação Possível (is)

Efeito(s)

À Saúde Exposição Tempo Frequência Resultados das Avaliações Limite de Tolerância Medidas de Controle E/F

Pelo ar Surdez

Perda auditiva Dás 08h00min ás 16h00min 87 DB (A)

84 DB (A)

85 DB (A)

salubre Protetor auditivo CA-1712

Controle de rotina PCMSO

E

Ruído Máquinas

Informações sobre as avaliações ambientais: Ruído: dosimetria realizada em 15\03\2013 com os pintores do setor

EPI(s) utilizado(s) além do(s) descrito(s): Avental de nylon ou raspa, calçado de segurança, luva de raspa e óculos de segurança. Observações:

Legenda: E – Existente / F – Futura. Executor do estudo:

Revisor do estudo:

Agente Físico Calor

As avaliações de calor devem ser realizadas seguindo os procedimentos descritos na Norma de Higiene Ocupacional - NHO 06 para avaliação da exposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com