TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MAPEAMENTO DA IRRADIAÇÃO SOLAR PARA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA

Por:   •  11/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

FLÁVIA  CRISTINA CORDEIRO

SEGUNDO TRABABALHO PRÁTICO  – SMART CITIES

MAPEAMENTO DA IRRADIAÇÃO SOLAR PARA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA

CURITIBA

2021

FLÁVIA CRISTINA CORDEIRO

SEGUNDO TRABABALHO PRÁTICO  – SMART CITIES

MAPEAMENTO DA IRRADIAÇÃO SOLAR PARA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA

Relatório Técnico apresentado ao curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, como requisito parcial à aprovação na disciplina Sistemas de Informações Geográficas.

Orientador: Profa. Dra. Luciene Stamato Delazari

CURITIBA

 2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        ÁREA DE ESTUDO        5

3.        DADOS        6

4.        METODOLOGIA        6

5.        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

Oferecer energia elétrica de qualidade para os consumidores é um fator primordial para as concessionárias, de acordo com a ANEEL desde de 2012 os usuários podem gerar a sua própria energia e fornecer o excedente para a rede de distribuição local, a micro e a minigeração distribuídas de energia elétrica vem crescendo, desde que a Resolução Normativa da ANEEL entrou em vigor.

Gerar a própria energia ainda é novidade para diversos consumidores brasileiros, porém essa inovação traz benefícios econômicos e ao meio ambiente, saber como gerar e inserir de forma correta no sistema pode acrescentar de forma positiva a qualidade da nossa energia.

Neste sentido para se construir uma cidade inteligente a geração de energia renovável é um fator primordial. A geração distribuída em redes de distribuição vem se tornando uma aliada do sistema elétrico brasileiro, pois não só contribui com a sustentabilidade como também para o crescimento energético. Diferente da geração centralizada que necessita de linhas de transmissão para realizar a distribuição a geração distribuída é inserida diretamente na rede de distribuição onde está localizado o sistema gerador que pode ser de diversas fontes como a solar e eólica, ou até mesmo um sistema híbrido unindo mais de uma tecnologia.

De acordo com o diretor-geral da ANEEL, Romeu Rufino, “além das vantagens para o consumidor, também são relevantes os benefícios que a Geração Distribuída traz ao sistema elétrico: redução de perdas e o custo evitado de ampliação do sistema, pois você gera junto à unidade de consumo; o aumento na segurança do abastecimento; e o ganho sob o aspecto ambiental, pois são projetos totalmente sustentáveis”, afirmou. (ANEEL,2016).

1.2 OBJETIVO GERAL

        

Este relatório tem como objetivo geral analisar alguns fatores para isntalação de geração fotovoltaica na cidade de Morretes – PR, contribuindo assim para formação de uma smart citie.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Analisar a irradiação solar na cidade de Morretes;
  • Verificar a unidades consumidoras que já possuem o sistema instalado;
  • Verificar linhas de transmissão próximas.
  • Elaborar mapas temáticos com as informações obtidas.

2. ÁREA DE ESTUDO

A cidade escolhida para estudo é Morretes localizada no estado do paraná entre a serra e o litoral paranense, de acordo com o IBGE a população estimada para 2020 é 16.446 pessoas, possui um territorio de 684,580 km².

[pic 1]

Figura 1 - Mapa de localização da cidade de Morretes – PR

Fonte: O autor, 2021

3. DADOS

- Dados de Morretes: Morretes – Edificações e Ruas, obtido no site litoral.ufpr.br (Obsercatório do Litoral Paranaense) não possui informação da data dos dados.

- Dados de unidades de geração e linhas de transmissão: Obtidas no SIGEL ( Sistema de Informações Geográficas do Setor Elétrico), não possui informação da data dos dados.

- Dados irradiação solar: Obtidas no (LABREN) Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia, Atlas Brasileiro de Energia Solar segunda edição 2017.

  1. METODOLOGIA

Para saber a viabilidade de uma instalação de geração solar a variável principal é a irradiância solar (W/m²), com a irradiação solar incidente no local é possível calcular a energia elétrica que pode ser gerada no sitema fotovoltaico.

Com base nisso foram obtidos os dados de irradição para o Brasil o incio do processamento se deu utilizando a ferramenta recorte do Qgis para o dado vetorial para a cidade de Morretes, a intenção neste dado era fazer uma interpolação da irradiação, foram feitas várias tentativas mas sem sucesso ou o processamento tinha um tempo excessivo ou variação de valores obtidas era nula. Uma das tentativas foi criar uma tabela CSV e importar como pontos os dados de irradiação mas também obtive os mesmos erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (360.6 Kb)   docx (329.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com