TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES

Por:   •  28/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.813 Palavras (12 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 12

Laudo DAS INSTALAÇÕES

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

  1. APRESENTAÇÃO

O presente memorial visa descrever o projeto elétrico da edificação abaixo:

Tipo da Edificação: Comercial/Shopping

  1. NORMAS TÉCNICAS DE REFERÊNCIA

Os projetos de instalações elétricas foram elaborados dentro das seguintes normas técnicas: NBR S410/2004 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão; RIC-BT- Regulamento das Instalações Consumidoras NEOENERGIA Brasília - Fornecimento em Tensão Secundária; Ainda, todos os materiais especificados e citados no projeto estão de acordo com as respectivas normas técnicas brasileiras de cada um.

  1. DESCRIÇÃODO PROJETOELÉTRICO

Níveis de Baixa Tensão Tensão nos quadros: 220 V (monofásico) - Luminárias e tomadas de uso geral. 380/220 V (bifásico e trifásico) - ar condicionado e equipamentos especificos.

  1. Quadros de Distribuição (QD) e Disjuntores

O Quadro de distribuição contém barramentos de cobre para as três fases, neutro e terra. Os barramentos são do tipo pente, respeitando sempre as características de corrente nominal geral do quadro. O grau de proteção é IP-40. Possuem espelho para a fixação da identificação dos circuitos e proteção do usuário (evitando o acesso aos barramentos). Os disjuntores usados são do tipo termomagnético (disparo para sobrecarga e curto circuito), com curva característica tipo "C" (5 a 10 x In), tensão nominal máxima de 440V, corrente máxima de interrupção de pelo menos 10kA, corrente nominal de acordo com os quadros de carga.

1.4.         Supressores de Surto de Baixa Tensão

Para uma proteção adicional das instalações elétricas dentro da edificação contra surtos de tensão provenientes de descargas atmosféricas ou manobras elétricas executadas pela concessionária de energia deverão ser utilizados supressores de surto de baixa tensão para as fases e para o neutro. Tipo não regenerativos (varistores), classe C, com capacidade para 15 kA de corrente nominal de descarga e 40kA para a máxima corrente de descarga, capacidade de ruptura de 10kA para curtos-circuitos, tempo de resposta menor que 25ns para uma frente de onda característica 8/201'S. A tensão de isolamento nominal deverá ser compatível com a tensão local. Os centros de distribuição foram ligados em paralelo com o cabo de alimentação geral do quadro e o barramento de terra.

1.5.         Tomadas

 Para a alimentação dos equipamentos elétricos de uso geral foram previstas tomadas de força do tipo universal 2P+T (10/250V). Para a alimentação do equipamentos de ar condicionado tipo cassete foi deita instalação com fiação desde o quadro geral com disjuntos dedicado exclusivo. Todas as tomadas estão de acordo com as normas NBR e possuem certificação de produto.

1.6.         Interruptores

Os interruptores tem as seguintes características nominais: 10A/250V e estão de acordo com as normas brasileiras. São dos tipos simples, duplo, bipolar, triplo, paralelo.

1.7.         Eletrodutos

Os eletrodutos embutidos no dry wall e forro são do tipo antichama fabricado com fita de aço galvanizado, revestido externamente com Polivinil Clorídrico (PVC) extrudado. Eletroduto de aço zincado Norma NBR-7008 e NBR-7013 PVC Norma UL-94VO. Auto extinguível ou de -5°C até +60°C Cor Padrão Preto.

1.8.         Fios

Foram utilizados condutores de cobre com isolamento termoplástico para 750V do tipo antichama (Afumex da Prismyan); os sem especificação e com isolamento para 600/1000V do tipo anti-chama (Afumex da Prismyan) quando sujeito a instalações na presença de umidade (enterrados), em leitos e sujeitos a esforços mecânicos na hora da enfiação. A bitola mínima utilizada foi de 2,5mm2 para circuitos de força e o fio terra.

1.9.         Observações

Foi seguida a convenção de cores prevista na NBR-54l0 para a identificação dos cabos:

- AZUL CLARO PARA OS CONDUTORESDO NEUTRO

- VERDE OU BRASllEIRINHO PARA OS CONDUTORESDE PROTEÇÃO(TERRA)

- VERMELHO PARA OS CONDUTORESDA FASE

- BRANCOPARA OS CONDUTORESDE RETORNO

No caso de cabos com bitola 6 mm' ou superior, foram utilizados cabos com isolação na cor preta marcados com fita isolante colorida em todos os pontos visíveis (quadros de distribuição, caixas de saída e de passagem). Os cabos não foram seccionados, exceto onde absolutamente necessário. Em cada circuito, os cabos foram  contínuos desde o disjuntor de proteção até a última carga, sendo que, nas cargas intermediárias, foram permitidas derivações. As emendas foram  soldadas com estanho e isoladas com fita tipo auto fusão. As emendas foram feitas em caixas de passagem. O fabricante possuem certificação de qualidade do INMETRO (Prismyan, Reiplas, Alcoa).

1.10.         Iluminação

As potências grifadas ao lado correspondem ao valor total da luminária (lâmpada + reator). As luminárias sem indicação de potência foram consideradas como de 100W. Todos os circuitos de iluminação tem dispositivo IDR para proteção contra fugas de corrente (ldr=30mA). Todos os equipamentos foram utilizados na partida das lâmpadas de descarga (reatores) tem alto fator de potência (acima de 0,92) e baixa distorção harmônica (DHT <100%). As luminárias são blindadas para evitar a entrada de umidade e insetos.

1.11.         Iluminação de Emergência

Para a iluminação de emergência foram ligadas iluminação de emergência (com bateria interna selada) com autonomia mínima de uma hora. O equipamento entrará em funcionamento logo após a falta de energia elétrica da concessionária, desligando quando a energia sobre a mesma for restabelecida. A recarga das baterias será feita internamente ao equipamento. Existe um circuito exclusivo para a alimentação deste equipamento que partirá do Quadro de distribuição.

INSTALAÇÕES DE SISTEMA DE PROTEÇÃO E COMBATE A INC£NDIO (SPCI)

3.1. NORMAS

 o presente projeto atende às normas vigentes da ABNT para edificações, Leis/Decretos Estaduais e Federais. Dentre as mais relevantes e que nortearam o serviço de desenvolvimento deste projeto de SPCI, destacamos: • Lei 10987, de 11/08/1997, que Estabelece normas sobre sistemas de prevenção e proteção contra incêndio - Decreto n2 37.380/97 e 38.273/98, aprova Normas de Proteção Contra Incêndio • NBR 9077 - Saídas de Emergências em Edifícios. - NBR 17240. Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio. - NBR 10897 - Chuveiros Automáticos. Sprinklers. - NBR 10898 - Sistema de Iluminação de Emergência. - NBR 12693 - Sistema de Proteção por extintores de incêndio. - NBR 13714 - Instalação Hidráulica Contra Incêndio, sob comando. - NBR 13434 - Sinalização de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com