TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MICROESTRUTURA DOS MATERIAIS CERÂMICOS E POLIMÉRICOS

Por:   •  27/5/2021  •  Resenha  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

MICROESTRUTURA DOS MATERIAIS CERÂMICOS E POLIMÉRICOS.

Materiais cerâmicos: São compostos por elementos não metálicos e metálicos, com ligações na maioria das vezes predominantemente iônica e com alguma natureza covalente. Tem características de isolante elétrico e térmico (podendo resistir a altas temperaturas), um exemplo de material que se enquadra a essa categoria de materiais são os compostos argilominerais, vidro e cimento.

Com uma estrutura cristalina, os materiais cerâmicos podem ser classificados como simples e complexas onde a simples é subdividida em: Cúbico simples, cúbico de face centrada e hexagonal compacta, a complexa subdividida como: Estrutura da perovsquita, estrutura do espinélio, estrutura do coridon, e estrutura da grafita.

A estrutura dos silicatos que são de grande importância para a construção civil, tem como elementos principais o silício e oxigênio, com 4 íons de oxigênio no vértice de um tetraedro onde os mesmos rodeiam um íon de silício que os coordena.

 Obs: As forças que unem esses átomos entre si são intermediárias entre ligações covalentes e iônicas estando fortemente ligado.

Um silicato que é de extrema importância para as engenharias é o silicato do cimento Portland (anidros hidratados), onde é produzida a partir da moagem do clinquer e a adição de sulfato de cálcio, onde as principais partes que o compõem são constituídas de silicatos.

 Obs: O clinquer é obtido a partir da mistura e da moagem do calcário (elemento que é dosado com intuito de obter o tempo de endurecimento adequado) e das argilas; o clinquer é dividido por fases onde as mesmas tem uma porcentagem adequada para uma determinada empregabilidade, sendo essas partes a: Alita, Belita, Celita e Ferrita.

 Obs: O silicato de cálcio hidratado é formado após da reação entre a água e a alita e belita, ela é responsável pela resistência da pasta de cimento, apresentando uma estrutura com camada disposta de um arranjo irregular.

Vidros e outras cerâmicas cristalinas, começando pela sílica vítrea que são silicatos amorfos tetraedros, unidos por ligações covalentes para produzir uma rede tridimensional sem orientação, deixando a estrutura carente cristalinidade. É importante ressaltar os comportamentos mecânicos dos materiais cerâmicos, onde sua resistência a compressão e a cisalhamento são ótimas quando comparadas com a resistência a tração, com uma ruptura frágil e com baixa tenacidade.

Materiais poliméricos: a origem de seu nome vem de poly (muitas partes). Os polímeros são compostos constituídos por macromoléculas que são obtidas a partir da associação de pequenas moléculas (monômeros), onde o processo que transforma esses monômeros é chamado de polimerização.

 Obs: De forma simplificada o processo de polimerização parte da ideia que o polímero é uma molécula gigante de uma unidade de (monômero), sendo essas partes se repetindo várias, vezes na presença do catalizador o monômero fica ativo criando uma reação em cadeia, onde esse ponto ativo vai se ligando a outros monômeros (como se fosse uma criação de uma corrente) até que a reação seja finalizada.

 Obs: O setor de construção civil é um dos maiores consumidores de polímeros, são utilizados tanto na aplicação estrutural (submetidas a grandes esforços) como a não estrutural. Sua demanda se dá pela suas diversas qualidades e eficiência como: durabilidade, resistência, versalidade da produção e sua performance quanto a fadiga.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com