TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa de Risco Lavanderia

Por:   •  24/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Produção de um Mapa de Risco

  1. Lavanderia

                                                                                                                                                                                                                                [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24]

Legenda com graduação e especificação dos riscos:

                                                                                                                

Graduação

dos

Riscos

Tipos

de

Riscos

        Cor

Fonte

Geradora

Possíveis

Consequencias

Medidas

De Prevenção

Dados da Empresa

Empresa: Lavanderia Limpeza certa (Nome fictício).

Endereço: ....

Pavimento: Terreo

Responsável:

Mapa de Risco Ambiental

Total de pessoas expostas ao risco:

Homens:...

Mulheres:..

Risco Pequeno[pic 25]

Risco Médio[pic 26]

[pic 27]

Risco

Grande

Químico

Manuseio de produtos químicos para lavagem
da roupas: desinfetantes; sabão em pó; alvejantes, etc.

As principais consequencias podem ser doenças  cancerígenas, disfunções hormonais, intoxicações e acumulação dos produtos no organismo.

Adoção de EPI’s: Luvas, toucas e máscaras descartáveis; jalecos de manga longa e sapatos, além da conscientização, e fornecimento de treinamentos para mostrar a importância do uso dos EPI’s.

Físico

Umidade excessiva, proveniente da retirada de roupa;
ruído superior aos limites de tolerância proveniente
das máquinas de lavagem, centrifugas e secadora.

As proncipais consequências podem ser, problemas de audição temporária ou até permanente, o risco de quedas e problemas respiratórios, e ainda o de contato com umidade contaminada, que já caracteriza um risco químico ou biológico, dependendo da natureza da contaminação.

  • Uso de EPIs;

Isolamento acústico do local;

Controle do tempo de exposição;

Revezamento de equipes.

Ergonômico

Postura inadequada repetições e
monotonia no trabalho, carregamento de peso excessivo.

Principais consequências lesões, fadiga e enfraquecimento de certas regiões do corpo como pulso, ombros, coluna e lombar. Assim, há um comprometimento do sistema osteomuscular e muscoloesquelético, que pode desencadear o surgimento de LER/DORT; fadiga e desgaste, tanto físico quanto psicológico, dos colaboradores; distúrbios psicológicos como ansiedade e até mesmo depressão.

Estabelecimento de pausas frequentes, gerando pequenos intervalos de atuação. estimular os colaboradores a terem uma postura adequada. buscar uma variabilidade de ações, tanto quanto possível, de modo a diversificar a atuação no trabalho;  ginástica laboral, pois ela ajuda a fortalecer músculos e articulações usados nessa atividade, evitando seu desgaste intenso.

Acidentes

Probabilidade de acidentes com as máquinas de lavar e com as secadoras durante o processo de abastecimento e retirada das roupas,

probabilidade de queimaduras causadas durante a utilização dos ferros de passar, possibilidade de choques elétricos durante a utilização dos diversos equipamentos eletricos, escorregar no piso molhado, ferimentos com instrumentos cortantes ou perfurantes vindos juntos com a roupa.

Lesões e cortes principalmente nos membros superiores; queimaduras cutâneas, lesões a órgãos internos e outros tecidos brandos, arritmias cardíacas, paradas respiratórias, perda de consciência, convulsões, entre outros.

Uso de EPIs;manter sempre toda vestimenta sempre seca e em bom estado; além de sempre realizar vistorias em todos os equipamentos. 

Biológico

Contaminação  através do contato com a grande quantidade de roupas sujas que são entregues para lavagem, pois elas podem estar contaminadas com algum agente biológico patogênico (fungos, bactérias, vírus, parasitas, etc); contaminação com agentes patogênicos durante a limpeza ou utilização dos banheiros; contaminação com agentes patogênicos durante a limpeza dos equipamentos e máquinas.

As principais consequencias causadas pelos riscos biológicos podem ser diferentes de acordo com cada patogeno, entre eles estão: Bactérias: podem causar desde uma infecção alimentar a até mesmo doenças graves como pneumonia, tuberculose e meningite. Vírus: Causam nos trabalhadores desde simples resfriados a doenças como, hepatite, sarampo, caxumba e em casos mais extremos, doenças pandêmicas como HIV, Ebola e a nova COVID-19.

Fungos: Os fungos existentes no ambiente de trabalho podem ser causadores de micoses, candidíase, dentre outros tipos.

Protozoários: Os protozoários existentes no ambiente de trabalho podem causar desde problemas no intestino a doença de chagas.

Entre as principais formas de medidas de prevenção estão: Higienização e desinfecção frequente das mãos, roupas e ambientes (apesar de simples, é uma das medidas mais eficazes);Adoção de EPI’s: Luvas, toucas e máscaras descartáveis; jalecos de manga longa e sapatos que jamais devem ser usados fora o ambiente de trabalho; Descartar corretamente todos os resíduos e equipamentos utilizados que forneçam riscos ao ambiente externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (114.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com