TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Núcleo dos Transformadores

Por:   •  16/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Fórum núcleo dos transformadores

É mostrada a diferença de um núcleo a ar para um núcleo de ferro magnético, utilizando uma folha de papel de limalha de ferro conseguimos ver como se comportam as linhas de fluxo para cada um dos casos. O núcleo de ferro magnético é claramente mais eficiente do que o núcleo a ar, já que o material tem uma permeabilidade magnética maior, gerando uma maior densidade de fluxo magnético evitando assim a dispersão do campo magnético.

Os núcleos feitos de blocos maciços não são utilizados na construção dos transformadores, pois a circulação de correntes no núcleo começaria a aquecer o mesmo, tendo assim muitas perdas no sistema. Na construção do núcleo são utilizadas chapas com uma espessura extremamente fina a fim de se reduzir as perdas, com alta permeabilidade magnética e baixa condutividade elétrica, como ligas de aço silício.

Outro ponto importante destacado no vídeo é a laminação das chapas de aço que compõem o núcleo de um transformador, o sentido de laminação se relaciona com a passagem de fluxo magnético pelas chapas, sendo um ponto a ser observado na hora de realizar um projeto de um transformador elétrico.

Os transformadores de núcleo envolvente possuem um melhor acoplamento magnético, com isso temos um equipamento com melhor rendimento e menor dispersão. Transformadores de núcleo envolvido possuem um menor custo na fabricação, mas possuem menor rendimento em comparação aos de núcleo envolvente.

A escolha dos núcleos dos transformadores vai depender da utilização dos mesmos, em altas potências podem ser utilizado um banco de transformadores de núcleo envolvido do que somente um transformador de núcleo envolvente, nessa situação teremos um custo maior, porém mais facilidade em manutenção e transporte. Olhando para a questão de rendimento, transformadores de núcleo envolvente tem um melhor rendimento para trabalhar com altas potências. Na utilização em baixas potências temos os núcleos envolvidos, com menor custo, facilidade na manutenção, tamanho reduzido, transporte simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com