TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípi o de operação de transformadores

Seminário: Princípi o de operação de transformadores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 14

princípio de funcionamento dos transformadores

O principio de funcionamento de um transformador é baseado nas leis de Faraday e Lenz, as leis do eletromagnetismo e da indução eletromagnética, respectivamente.

Estes equipamentos possuem mais de um enrolamento, sendo que estas partes são chamadas de primário e secundário em casos de transformadores com dois enrolamentos.

Existem diversos tipos de transformadores: os monofásicos, que operam no máximo em duas fases (127V -220V ); os trifásicos (ou de potência), que funcionam em três fases (220V-380V-440V) e são aplicados na transformação de tensão e corrente, em que eleva-se a tensão e diminui-se a corrente, assim diminuindo a perda por Efeito Joule (perdas por sobreaquecimento nos enrolamentos); os autotransformadores, que tem o seu enrolamento secundário ligado eletricamente ao enrolamento primário e os de baixa potência, que são utilizados unicamente para diminuir impedâncias de circuitos eletrônicos e para casar impedâncias, a utilização deste tipo de transformador se dá a partir da acoplagem deste à entrada do primário de outro transformador.

Além de serem classificados de acordo com o fim a ser usado, ainda existe a classificação de acordo com o núcleo. Os tipos de transformadores de acordo com o núcleo são: os de núcleo de ar, cujos enrolamentos ficam em contato com a própria atmosfera e os de núcleo ferromagnético, onde são usadas chapas de aço laminadas (no geral usam-se chapas de aço-silício, por diminuírem a perda por Corrente de Foucault ou correntes parasitas).

Alguns transformadores são sensíveis a acoplamento estático nos enrolamentos, por isso eles recebem uma proteção chamada de Blindagem Eletrostática.

Tipos de transformadores .

É chamado por esse nome para o aparelho eléctrico, cuja função é converter a alta tensão alternada e de fraca intensidade na outra de baixa tensão e corrente elevada, ou vice-versa.

Éstas aplicações são classificados como:

Transformador de isolamento:

Fornece isolação galvânica entre o primário eo secundário do fio, por isso a oferta e fornece um sinal de "flutuante". Sua relação é de 1:1.

Transformador de potência.

estes têm um ou mais fios secundários e as tensões de alimentação necessárias para a operação. Às vezes incorporando fusíveis não substituíveis, extinguindo seu circuito primário em caso de temperatura excessiva, impedindo-a de queima.

Transformador trifásico.

possuem um trio em seus enrolamentos primário e um segundo trio em seu secundário. Eles podem tomar a forma de estrela (Y) ou um triângulo, as suas misturas podem ser (?): triângulo triângulo ,-Y Y,- triângulo Y e Y triângulo. Apesar de ter uma relação de 1:1, a partir de triângulo Y ou vice-versa, as tensões são alteradas.

Pulso transformador:

se destina a operar em regime de pulso por causa de sua resposta rápida.

Transformer ou linha de retorno:

Estes são transformadores de pulso. Com características especiais, como TVs CRT (CRT) para gerar a alta tensão e corrente nas bobinas de deflexão horizontal. Entre outras propriedades, muitas vezes fornece outras tensões para o tubo.

Diode transformador dividida:

O seu nome é porque ele é composto por vários diodos menores em tamanho, espalhados e enrolamento ligado em série, de modo que cada diodo só tem de suportar uma tensão relativamente baixa inversa. A saída do transformador vai directamente para o ânodo do tubo, sem diodo ou triplicador.

Transformador de impedância:

Usado como antenas adaptador e linhas de transmissão, foi essencial para amplificadores valvulados para coincidir com a alta impedância dos tubos ao longo dos alto-falantes.

Transformador eletrônico :

Caracteriza-se por muito usados ​​hoje em aplicações tais como carregadores de celular. como circuto essenciais para correção de fator de potência usados ​​em fontes de alimentação ao invés de circuitos comutados.

Existem vários entre eles os: de alimentação, de áudio freqüência (AF), de distribuição ,de potencial, de corrente ,de radio freqüência (RF), de pulso, de freqüência intermediária (FI), de saída, de ignição, flyback,, trifásicos, de força, isolação, autotransformador, transformadores diferenciais de variação linear, etc.

Transformadores Torodais

Possui forma de toroide, são largamente utilizados em varios paises pois suas caracteristicas de peso, metragem de fio de cobre, perdas e aquecimentos são sensivelmente superiores às dos transformadores laminados tradicionais. Sua difusão não tem sido maior devido ao custo mais elevado e ao equipamento relativamente complexo que é necessario para fazer o enrolamento do fio.

Autotransformadores

Uma característica importante dele é o menor tamanho, para certa potência, que um transformador.

Isto não se deve apenas ao uso de uma só bobina, mas ao fato da corrente de saída ser parte fornecida pelo lado alimentada, parte induzida pelo campo, o que reduz este, permitindo um núcleo menor, mais leve e mais barato.

A desvantagem é não ter isolação entre entrada e saída, limitando as aplicações.

Transformadores diferenciais de variação linear

Também chamados de LVDTS, detectam deslocamento produzindo uma voltagem induzida.

VARIAK - Transformador de saida variavel

Possui um nucleo magnético de desenho toroidal ao redor do qual esta o enrolamento, é um autotransformador de saida ajustavel manualmente.

tipos de perdas nos transformadores

- Perdas no Núcleo

Nos transformadores de potência, a maior parcela de perda ocorre no núcleo. Por isso, são chamadas de perdas no núcleo ou perdas no ferro, porque a maioria dos núcleos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com