TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO ESTRUTURAL DE UMA RESIDÊNCIA DE DOIS PAVIMENTOS

Por:   •  8/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.841 Palavras (16 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 16

PROJETO ESTRUTURAL DE UMA RESIDÊNCIA DE DOIS PAVIMENTOS

Marcelo Antonio Krüger1

Gilsinei da Silva2

RESUMO

Este trabalho abordou tudo o que foi visto nas disciplinas estudadas no decorrer do curso de Engenharia Civil, referentes ao dimensionamento de projeto estrutural em concreto armado, com o foco de elaborar o dimensionamento de um projeto estrutural de uma residência unifamiliar de dois pavimentos construída em alvenaria tradicional, com o aparo do software Eberick, do qual, é um programa computacional destinado aos profissionais da Engenharia, que é produzido com o intuito de ser uma ferramenta bastante útil no que diz respeito ao dimensionamento        de        um        projeto        estrutural,        levando        em        consideração principalmente o tempo levado para a concepção do projeto. O dimensionamento de uma estrutura de concreto armado é o conjunto de atividades de projetos que conduz à determinação das dimensões das peças e posteriores armaduras de aço, bem como o detalhamento dessas armaduras no interior das peças e em suas ligações, a fim de suportar as ações atuantes na edificação. Este processo deve atender às disposições das normas técnicas pertinentes, para que a estrutura tenha uma garantia adequada de segurança à ruptura e um bom andamento nas condições previstas de utilização. Para o objetivo geral, o propósito deste trabalho é a realização com o auxílio do software Eberick, o dimensionamento estrutural de uma residência unifamiliar de dois pavimentos em concreto armado. A metodologia deste trabalho teve como base pesquisas bibliográficas em livros, normas técnicas, artigos; assim fornecendo todo o seu embasamento teórico e normativo para todas as etapas presentes neste Trabalho de Conclusão de Curso. Palavras-Chave: Eberick. Projeto estrutural. Concreto armado.

[pic 1]

1 Acadêmico do Curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

2 Professor Orientador. Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais, pela Faculdade Dom Bosco, e docente do Curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

ABSTRACT

This work deals with everything that was seen in the disciplines studied in the course of the course related to the design of structural design in reinforced concrete, with the focus of elaborating the design of a structural design of a single

- family dwelling of two floors built in traditional masonry, with the of Eberick software, of which it is a computer program designed for Engineering professionals, which is produced with the intention of being a very useful tool in the dimensioning of a structural project, taking into account, in particular, the time taken for the project design. The dimensioning of a reinforced concrete structure is the set of activities of projects that leads to the determination of the dimensions of the pieces and later steel reinforcements, as well as the detailing of these reinforcements inside the pieces and their connections, in order to support the actions building. This process shall comply with the provisions of the relevant technical standards, so that the structure has an adequate safety guarantee at break and a good progress under the intended conditions of use. For the general purpose, the purpose of this work is the realization with the help of the software Eberick, the structural design of a single-family residence of two floors in reinforced concrete. The methodology of this work was based on bibliographic research in books, technical standards, articles; thus providing all its theoretical and normative foundation for all the stages present in this Course Conclusion Work.

Keywords: Eberick. Structural design. Reinforced concrete.

INTRODUÇÃO

No mercado brasileiro há vários softwares computacionais com a finalidade de ser uma ferramenta bastante útil ao calculista na hora da concepção do projeto estrutural, todavia não se deve esquecer, que o software não trabalha sozinho, por trás dele deve existir um profissional com extrema capacidade e sabedoria para saber usá-lo de maneira eficaz, para que a obra não fique superdimensionada e nem subdimensionada, obtendo assim, maior segurança e economia através de um projeto bem elaborado.

Para projetar estruturas usando o concreto armado, requer que o profissional tenha boa perspectiva sobre algumas áreas das ciências, como a química dos materiais, conceito de mecânica dos sólidos deformáveis e a teoria geral das estruturas ou de forma mais superficial, mas necessária, ele deve estar

familiarizado com assuntos da dinâmica das estruturas, mecânica dos solos, teoria da plasticidade, etc. Tudo isso para que compreenda com mais facilidade as inter- relações que esses fenômenos tem com seus projetos estruturais, seja em forma da interação com ações envolvidas, ou para compreender aspectos ligados à corrosão, à fissuração, à concentração de tensões, etc (PORTO; FERNANDES, 2015).

O cálculo ou dimensionamento de uma estrutura de concreto armado se entende como o conjunto de atividades de projeto que conduz à determinação das dimensões das peças e provenientes armaduras de aço, assim como, o detalhamento da disposição dessas armaduras, no interior das peças e em suas ligações, a fim de suportar as ações atuantes na edificação. Este processo deve atender às disposições das normas técnicas pertinentes, para que a estrutura tenha uma garantia adequada de segurança à ruptura e um bom andamento sob as condições previstas de utilização (CLÍMACO, 2008).

Um item que é de suma importância para entender o que se deseja obter da construção é a etapa de análise do projeto arquitetônico. A concepção geral de uma obra no espaço é determinada por meios do projeto arquitetônico. Nesta análise deve-se também efetuar uma verificação das distâncias cotadas nas plantas, cortes e vistas, evitando-se a propagação das possíveis anomalias existentes, o que comprometeria o projeto da edificação. Anteprojeto estrutural, é a concepção estrutural propriamente dita, onde modula-se a arquitetura idealizada e onde se define a forma da estrutura (NÓBREGA, [20-]).

Com o passar dos anos, e com a evolução global socioeconômica, o crescimento populacional foi inevitável, logo, para acomodar tantas pessoas, o aumento de habitações foi crescendo na mesma proporção, e com isso, novas técnicas de construção foram empregadas, novas tecnologias nos métodos construtivos foram descobertas e novos profissionais da engenharia foram aparecendo. Com isso, a necessidade de se haver um projeto para uma edificação ficou cada vez mais evidente.

Mas na contramão do processo evolutivo das edificações, muitas pessoas ainda têm o hábito de construir por conta própria, sem projeto e o amparo de um engenheiro para lhes fornecer um bom projeto estrutural, ora por inviabilidade econômica, ora pela autoconfiança, ou até mesmo pelo compilado destes motivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (107.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com