TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Projeto Estrutural Da Uesp Faiesp

Trabalho Escolar: Modelo De Projeto Estrutural Da Uesp Faiesp. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  3.886 Palavras (16 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

O varejo vem sofrendo mutações expressivas no seu processamento. A globalização traz o capitalismo, acarretando em uma concorrência acirrada e a busca da lucratividade por parte das empresas, fazendo com que estas busquem cada vez mais o profissionalismo de suas atividades, para que satisfaçam o consumidor final e alcancem seus objetivos. No Brasil a estabilidade financeira mudou o comportamento do consumidor, permitindo o planejamento de seus gastos e a noção de valor dos bens consumidos.

Neste contexto de competitividade é que o tema perdas no varejo merece destaque. O estudo das perdas analisa suas causas, estrutura um programa de prevenção e suas estratégias, como forma de assegurar vantagens competitivas através do binômio Preço-Lucratividade.

No Brasil, poucas pesquisas foram realizadas referentes aos Índices de Perdas e todo o impacto que o fenômeno causa nos resultados operacionais das empresas. Neste cenário a Contabilidade surge como uma importante ferramenta, possibilitando aos empresários identificar, controlar e minimizar as perdas, buscando um resultado cada vez.

1.1 Tema/Problema

Muitas empresas enfrentam problemas financeiros devido a falta de controle de seus estoques, custos, perdas, entre outros. A contabilidade de custo é um instrumento eficaz a ser utilizado como auxílio na redução dessas falhas.

O estudo buscará demonstrar como um controle eficaz poderá identificar perdas e contribuir para uma otimização dos resultados no ramo das farmácias e drogarias, já que os mesmos se apresentam como um importante ramo do comércio, comparado a outros setores da nossa economia, contribuindo na geração de renda e criação de empregos.

Desta forma, é explícita a importância da influência das perdas no resultado operacional das empresas de farmácias e drogarias, a fim de fortalecer a estrutura e reduzir as falhas de procedimentos.

Com esse panorama a pesquisa visa procurar responder ao seguinte problema: Qual o percentual de perdas em relação ao resultado operacional que existe nas empresas do ramo de farmácias e drogarias em Rondonópolis – MT?

1.2 Justificativa

Administrar uma atividade comercial com o objetivo de se obter um resultado operacional positivo é um grande desafio. Diante de tantas dificuldades as empresa varejistas do ramo de farmácias e drogarias lutam pela sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo. As perdas sejam elas voluntárias ou involuntárias internas ou externas, como de armazenamento e estocagem, furtos internos e externos, perecividade, entre outros, influenciam diretamente no lucro das empresas varejistas do ramo de farmácias e drogarias. Esta importância impõe atenção especial, visando rentabilizar as atividades por meio de métodos de prevenção das perdas. A escolha da cidade de Rondonópolis, deve-se ao fato da dificuldade de deslocamento para outro município.

1.3 Hipótese

Esta pesquisa busca comprovar a existência das perdas no comércio varejista no ramo de farmácia e drogaria na cidade de Rondonópolis-MT. Muitos gestores desconhecem ou não consideram as perdas ocorridas em suas empresas, o que pode atrapalhar o bom desempenho das atividades e consequentemente alterarem o resultado operacional. Considera-se que o percentual das perdas seja relevante para as empresas, pois grande parte delas não possuem informações sobre a existência de importantes formas simples e eficazes de prevenção das perdas.

1.4.1 Objetivo Geral

O delineamento deste estudo estrutura-se com o seguinte objetivo geral:

Identificar as perdas relevantes e suas influências no resultado operacional das empresas varejistas do ramo de farmácias e drogarias em Rondonópolis - MT.

1.4.2 Objetivos Específicos

Para obter sucesso deste estudo, alguns objetivos específicos se fazem necessários:

a) Identificar as possíveis perdas nas empresas pesquisadas;

b) Descobrir as supostas causas das perdas ocorridas;

c) Demonstrar a influência das perdas no resultado operacional;

d) Apresentar formas de prevenção.

1.5 Metodologia da pesquisa

A pesquisa realizada busca descrever características de determinada população, no caso as perdas nas farmácias e drogarias, e estabelecer as relações entre as variáveis.

De forma analógica, destaca “que a pesquisa descritiva preocupa-se em observar os fatos, registrá-los, analisá-los, classificá-los e interpretá-los, e o pesquisador não interfere neles”. Andrade (apud BEUREN, 2006, p. 81).

Para a coleta das informações necessárias, observando que a população é numerosa, e, por conseguinte, há impossibilidade de estudar detalhadamente todas as empresas, portanto uma amostra será retirada desta para que seja visível.

Segundo Gil (apud BEUREN, 2006, 85), a pesquisa de levantamento

“se caracteriza pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede0se a solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para em seguida, mediante análise quantitativa, obter as conclusões correspondentes aos dados.”

A amostra do levantamento é selecionada de forma aleatória, totalizando 10 (dez) empresas do ramo de atividade elencado, os dados coletados serão apresentados em gráficos e analisados de forma pertinente.

O levantamento dos resultados será realizado através de um questionário formulado com questões fechadas e de múltiplas escolhas, as quais buscam a opinião dos empresários sobre o tema proposto, este será entregue pessoalmente. O qual se apresentou como a melhor forma a ser trabalhada para o êxito da pesquisa.

Para Oliveira, “questionário constitui-se de uma série ordenada de perguntas relacionadas a um tema central”.

Richardson (apud Beuren 2006, p. 91), menciona que “os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com