TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Passive House

Por:   •  29/10/2017  •  Artigo  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 9

Passive House

RESUMO: O tema do projeto será “Passive House”, seu conceito foi comprovado como eficiente sob o ponto de vista energético, confortável e economicamente acessível. As casas passivas existem há mais de dez anos e estes projetos estão fortemente implantado na Europa e nos Estados Unidos, países do hemisfério norte com forte dependência de aquecimento.

O conceito da casa passiva é muito eficaz tanto no ponto de vista do conforto aos ocupantes da casa, à tecnologia aplicada aos materiais e ao seu desempenho, pois a mesma é vedada de forma com que não haja intervenção de fontes externas na alteração da climatização da casa, dessa forma podemos perceber a contribuição da engenharia para tais desenvolvimentos na área da construção civil e da sustentabilidade energética.

Este trabalho visa justamente abordar as soluções e metodologia pospostas pelo conceito da casa passiva, definido o conceito, expondo soluções envolvidas e o método construtivo utilizado, explicando sua origem e desenvolvimento. Posteriormente, busca- se apresentar os dados que indicam que a proposta da “Passive House” é viável quando inserida em contextos climáticos diferentes, no caso das cidades brasileiras, que são mais quentes e úmidas. Finalmente é proposto um projeto de pesquisa voltada para o aprofundamento do assunto de forma a viabilizar uma proposta concreta, ecologicamente sustentável e possível do ponto de vista econômico.

PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade; Passive House; Economia; Ecológico.

1.    INTRODUÇÃO

Desde 1784, quando Watt desenvolveu a máquina a vapor, dando origem a Revolução Industrial, a natureza tem sofrido as consequências de um aumento populacional constante, aliado ao desenvolvimento capitalista, aliadas às fontes altamente poluidoras.

Já no âmbito da construção civil, na última década, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas, buscando novas soluções ecológicas para alguns problemas como a má distribuição dos resíduos utilizados e até mesmo a emissão de gases tóxicos pelas indústrias de cimento.

Conforme Kaan, em relação aos edifícios convencionais, uma Passive House utiliza apenas 10% da energia consumida por um edifício convencional, oferecendo uma maior qualidade do ar interior.

        O conceito casa passiva, foi comprovado como eficiente sob o ponto de vista energético, confortável e economicamente acessível. As casas passivas existem há mais de dez anos e estes projetos estão fortemente implantado na Europa e nos Estados Unidos, países do hemisfério norte com forte dependência de aquecimento.

Este trabalho tem como objetivo abordar soluções e metodologias proposta pelo conceito de casa passiva, definindo conceitos, explicando sua origem e desenvolvimento. Apresentando dados que compravam que é esse conceito é viável no caso de cidades brasileiras, com clima mais úmidos e quentes.

2.   CONCEITO PASSIVE HOUSE

2.1   Definição de Casa Passiva (Passive House)

O foco central do conceito da casa passiva é a redução significativa de energia necessária para o aquecimento ou arrefecimento do ambiente interno da construção, garantindo ao mesmo tempo, nível de conforto térmico constantes durante todo o ano. Basicamente, esse objetivo é alcançado utilizando-se nível elevado de isolamento, controle rigoroso depoentes térmicas e de infiltrações de ar, sistemas de caixilharia e vidros de elevado desempenho, e aproveitamento adequado da radiação solar, de modo que a ventilação com recuperação de calor seja suficiente para aclimatização, sem recorrer a sistemas adicionais (Gauna, 2011).

Segundo a definição de Wolfgang Feist, a energia calorífica necessária em uma casa passiva é reduzida a tal ponto que um sistema de climatização tradicional não seja mais essencial para que mantenha uma temperatura confortável.

Sistemas passivas que permitem cumprir um limite energético e de qualidade sem custo elevado. (Elswijk&Kann, 2008).

2.2 Critérios da Passive House

Segundo o IPHA, apesar de adaptável ao clima, existem alguns critérios fundamentais que devem ser seguidos para que uma casa possa ser considerada uma passiva house.

As necessidades de aquecimento podem ser consideradas como requisito chave, pois o conceito passive house teve sua origem em países de climas mais frios no norte da Europa, os consumos associados ao aquecimento são mais relevantes no total.

Devido a necessidade de adaptação do conceito aos climas mais quentes, introduziu-se o requisito para as necessidades de arrefecimento com valor igual ao das necessidades de aquecimento.

2.3   SOLUÇÃO PARA ATINGIR OS CRITÉRIOS PROPOSTOS

2.3.1 Definir Soluções Através de Estratégias Solares Passivas

Sempre que possível uma Passive House deve estar orientada ao longo do eixo leste/oeste, fazendo com que as faces que possuem esquadrias, no inverno recebam diretamente a luz solar.

Para isso, as casas são projetadas de forma com que tenham menos contato com o meio esterno, ou são mais compactadas, assim a demanda de energia para casa diminui, pois há influencia entre a superfície externa e o volume interno da construção, poupando assim energia para aquecimento ou resfriamento do âmbito interno.

2.3.2 Super-isolamento

Com essa tecnologia é possível reduzir as perdas de temperatura através de coberturas, pavimentos, paredes dando uma atenção especial ao tratamento das pontes térmicas. O principal objetivo é reduzir a perda de calor em estações mais frias, mantendo a temperatura do ar por volta dos 20ºC no mínimo. Em temperaturas mais elevadas, o isolamento garante a proteção em relação ao calor, garantindo o conforto dos ocupantes.

2.3.3 Aplicação de Janelas de Elevado Desempenho

As janelas são de suma importância para o balanço energético do edifício os quais contribuem para ganhos solares durante o período do inverno. Porem são pontos frágeis no envelopamento do projeto sob o ponto de vista térmico e são essenciais para assegurar o conforto. Desse modo é de suma importância esquadrias de qualidade, dando atenção aos tipos de vidros, espaçadores e principalmente ao posicionamento e isolamento das esquadrias e dos vãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com