TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano Inclinado

Por:   •  2/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.655 Palavras (11 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 11

  1. Objetivo

Determinar a aceleração da gravidade experimentalmente através do tempo que um corpo leva para percorrer uma certa distância em um plano inclinado de 10° sem atrito, abandonado à ação da gravidade.

  1. Introdução teórica

Visto que o objeto de estudo deste experimento é a aceleração gravitacional, deve se ter em mente os conceitos de aceleração e gravidade, assim como as premissas de força e deslocamento.

  1. Aceleração: Quando a velocidade de uma partícula varia, é dito que ela está sob uma aceleração. A aceleração média [pic 1] em um intervalo de tempo [pic 2] é a razão entre a variação de velocidade e a variação de tempo : [pic 3].[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

                       [pic 12]

                                               

                     [pic 13]               [pic 14]          [pic 15]

                                                              [pic 16]

                                      [pic 17]                           

                                       

A aceleração instantânea (ou siplesmente aceleração) é a taxa de variação da velocidade em um infinitésimo de tempo: [pic 18]. [pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24]

                       [pic 25]                             [pic 26]

                      [pic 27]           [pic 28]                 

                                           

                                         [pic 29]                   [pic 30]

A inclinação da reta tangente ao ponto p ([pic 31],[pic 32]) é a aceleração do corpo no instante [pic 33].

  1. Gravidade: A gravidade se trata da força de atração dos corpos em razão da sua massa. Segundo a lei da gravitação universal, a força da gravidade é diretamente proporcional às massas dos corpos em interação e inversamente proporcional ao quadrado da distancia entre eles. No experimento em questão, a gravidade é a força que a Terra exerce sobre os corpos para baixo. A aceleração gravitacional foi calculada por Isaac Newton : [pic 34].
  2. Movimento:  Como a aceleração é constante, a trajetória de um corpo à ação da gravidade descreve um movimento uniformemente variado. A equação horária do espaço em M.U.V é : [pic 35] .
  1. Força e movimento: Para entender o experimento é fundamental o conhecimento sobre inércia, força e massa. A inércia se resume à tendencia que um corpo tem de permanecer no estado em  que se encontra até que seja aplicado uma força sobre ele. A força por sua vez é uma grandeza vetorial que relaciona a massa de um corpo com uma aceleração. A segunda lei de newton define:

[pic 36], onde [pic 37] é a soma vetorial ou força resultante de todas as forças que atuam naquele corpo. Por fim será definido massa como uma característica inerente à um corpo, calculada como a quantidade de matéria dada em kg pelo sistema internacional de unidades.                                    

  1. Metodologia

  1. Plano inclinado: Neste caso, será utilizado:

-Trilho de ar com escala métrica, transferidor de angulos e sensores ópticos de posições reguláveis.

-Gerador de fluxo de ar.

-Carro para o trilho de ar.

-Cronômetro digital com disparo e parada através dos sensores ópticos instalados no trilho.

-Macaco hidráulico.

-Balança.

O procedimento começa medindo-se a massa do carro através da balança. Em seguida é levantado o trilho com auxílo do macaco hidraulico até o ânulo de 10° e regulado o sensor de disparo na posição [pic 38]  para que caiba o carro no trilho em sua posição inicial. O sensor de parada é regulado na posição [pic 39]. Liga-se o gerador de fluxo de ar e abandona-se o carro o mais próximo do sensor de disparo possível e anota-se o tempo. O teste será repetido para [pic 40], 5 vezes em cada [pic 41].

  1. Plano horizontal: Neste caso será utilizado:

-Trilho de ar com escala métrica, transferidor de angulos, polia e sensores ópticos de posições reguláveis.

-Gerador de fluxo de ar.

-Carro para o trilho de ar.

-Cronômetro digital com disparo e parada através dos sensores ópticos instalados no trilho.

-Massores

-Suporte para massores

-Barbante

     -Balança.

O procedimento se inicia ao anotar as massas do carro e dos massores com o suporte. O trilho é regulado em 0º, ou seja, horizontal. De mesma forma é regulado o sensor de disparo na posição [pic 42] e o sensor de parada em [pic 43], já que será usado um único [pic 44]. Liga-se o gerador de fluxo de ar. O carro será conectado aos massores pelo barbante que passa pela polia. Abandona-se o carro mais próximo possível do sensor de disparo e anota-se o tempo. O teste será realizado com 3 pesos diferentes de massores e anotado 5 tempos para cada peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (736.3 Kb)   docx (561.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com