TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Você Quer Ser Quando Você Crecer?

Exames: O Que Você Quer Ser Quando Você Crecer?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  4.103 Palavras (17 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 17

PORQUE É IMPORTANTE CONHECER AS HABILIDADES DOS NEGOCIAD

ORES

A prática de negociação não é realizada somente por executivos, é também realizada no nosso dia –a- dia tanto em nossa vida pessoal como profissional. Fazemos negócios em família, no trabalho, com estranhos e em busca de descontos. Estamos sempre envolvidos em negociações sejam elas simples ou mais complexas.

E assim com o passar dos anos vamos agregando naturalmente uma série de experiências que combinados com as características pessoais de cada individuo, irão formar o estilo do negociador. O que diferi a maioria das pessoas dos grandes negociadores é que eles possuem características de compreender e utilizar suas habilidades para agir racionalmente fazendo assim com que eles venham obter mais sucesso em relação às outras pessoas normalmente as negociações são realizadas com sucesso, e os mesmos não podem se dar o luxo de cometer erros constantemente.

Durante as negociações, o objetivo deve ser desenvolver a habilidade de tomar frequentemente boas decisões, os grandes negociadores compreendem e utilizam suas habilidades para agir racionalmente durante as negociações e obter o maior número de resultados positivos.

A duas maneiras de se obter resultados de alto nível em uma negociação:

1. Desenvolver um padrão eficaz de comportamento para se adequar a uma situação

Em particular sem necessariamente serem capaz de generalizar esses conhecimentos as situações relacionadas.

2. Negociar relacionamento ao selecionar estratégias apropriadas aos objetivos.

Administradores de sucesso adaptam suas estratégias de atuação a cada novo desafio, usando as experiências anteriores como aprendizado.

Sem duvida, o domínio das habilidades essências fornecerá ao negociador um sentimento de capacidade, com a convicção de que realizará uma boa negociação, sendo assim estabelecendo um ambiente favorável a negociações.

É evidente a importância do desenvolvimento das habilidades essências das pessoas que negociam profissionalmente, para facilitar a compreensão segue os exemplos das importâncias das habilidades essências dos negociadores:

→ Concentrar-se nas ideias

→ Discutir as proposições

→ Proporcionar alternativas para outra parte

→ Ter objetividade no equacionamento dos problemas

→ Apresentar propostas concretas

→ Saber falar e saber ouvir

→ Colocar-se no lugar da outra parte

→ Ter consciência de que se negocia o tempo todo

→ Saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas

→ Separar os relacionamentos pessoais dos interesses

→ Evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo.

Assim foram demostradas cada uma das habilidades essências para atingir negociações favoráveis e efetivas, o negociador de sucesso deve ter todo o conjunto de habilidades de negociação a sua disposição, monitorando seu desempenho a cada uma delas e aprimorando-se continuamente. Ressaltando que o simples conhecimento não basta, sendo preciso saber aplicar suas habilidades nas situações em que forem necessárias.

APLICANDO OS CONCEITOS DAS HABILIDADES DOS NEGOCIADORES

Conforme o tempo, e experiência adquiridos nas negociações, aprimoram-se habilidades. Concentrando se nas idéias e ignorando aspectos pessoais, ouvindo a outra parte, expondo as nossas idéias sem dizer que a outra esta errada, deixando para ele a decisão de como agir. Em casos em que as parte já negociam algum tempo, é preciso fazer um monitoramento cuidadoso pela própria pessoa ou pela equipe. Durante a negociação é preciso controlar continuamente o andamento do processo, certificando se de que esta conforme o combinado. Os negociadores precisam proporcionar alternativas, pois o objetivo de uma negociação é um acordo. Agindo de forma rígida e intransigente poderá atrapalhar em uma negociação. O negociador tem que ter diferentes propostas para oferecer, estar sempre focado nos seus objetivos para evitar possíveis erros. É importante a preparação para a negociação, chegando à conclusão de que o negociador deve conhecer seus limites, analisar o assunto a ser tratado, levantar informações e saber quais propostas são viáveis. Sabendo falar e ouvir no momento adequado é uma habilidade especial dos negociadores. Os negociadores precisam se colocar no lugar da outra parte para descobrir suas necessidades e problemas, com um bom aquecimento o negociador será capaz de subir uma ótima solução, tendo consciência de que se trata de um negocio a todo tempo.

Superar as expectativas da outra parte oferecendo lhe sempre mais do que ele pedido e espera. Saber interpretar o comportamento humano e as relações das pessoas é a essência do relacionamento seja pessoal ou profissional.

Para agradar o cliente o mercado tem que fazer a diferença, não basta ser igual aos outros comércios tem que fazer a diferença como o exemplo citado no texto, se o cliente pedir uma cerveja gelada e for atendido de acordo com o que ele pediu ficara satisfeito, mas se fizesse algo a mais não apenas só a cerveja gelada, ele ficaria mais contente com o serviço prestado e o cliente mesmo faria uma propaganda falando bem do negocio.

Com o exemplo citado é possível perceber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com