TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REDUTOR DE VELOCIDADE CORINGA

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

CURSO DE ENGENHARIA  

EBERLE CASTRO DA SILVA

ROBSON VELLEDA RIBEIRO

REDUTOR DE VELOCIDADE CORINGA

Pelotas

2015

EBERLE CASTRO DA SILVA

ROBSON VELLEDA RIBEIRO

REDUTOR DE VELOCIDADE CORINGA

 

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica, pela Faculdade Anhanguera de Pelotas, sob orientação da Prof.ª Georgea Burck Duarte.

        

Pelotas

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

04

1.1 Delimitação do Tema

05

1.2. Problema de Pesquisa

05

1.3. Objetivo Geral

06

1.4. Objetivos Específicos

06

1.5. Justificativa

06

Referencias

07

1. INTRODUÇÃO

O Brasil é um país de desníveis no setor produtivo do setor industrial, tem indústrias em nosso país que têm práticas e tecnologias de primeiro mundo e não é difícil se deparar com as que não têm práticas e manutenção organizadas.

A palavra manutenção é derivada do latim manus tenere, que significa manter o que se tem, está presente há muito tempo desde que começamos a manusear equipamentos e instrumentos de produção, com a revolução industrial no século XVIII, a sociedade humana começou a crescer na capacidade de produzir produtos para consumo, a presença de equipamentos cada vez mais sofisticados e com alta produtividade fez a exigência de disponibilidade ir perto dos 100%, os custos de inatividade de equipamentos é muito alto e pode tornar inviável o negócio.

Segundo Fernandes (2010, p. 2):

Podemos entender manutenção como o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção.

Em praticamente qualquer máquina necessita-se adequar a velocidade à necessidade de algum processo ou operação. As engrenagens e seus conjuntos redutores acabam sendo uma solução relativamente simples e durável, com elevada eficiência na maioria dos casos e se adequando facilmente às necessidades de projeto.

Como assevera Silva (2008, p.54):

É conhecido por redutor o conjunto de coroa e parafuso com rosca sem-fim ou de engrenagens acondicionado em uma carcaça com sistema de lubrificação e destinado a reduzir a velocidade. Engrenagem é conjunto de duas ou mais rodas dentadas. A engrenagem permite a redução ou o aumento do momento de torção, com perdas muito pequenas de energia, e o aumento ou redução de velocidades sem nenhuma perda, por não permitir patinação.

Técnicas de manutenção são muito utilizadas em varias empresas, a fim de minimizar os custos de manutenção, evitando possíveis perdas de produção. Mas até o presente momento nenhuma técnica está sendo empregadas para a solução direta na manutenção de redutores de velocidade.

O foco principal do projeto está diretamente relacionado à criação de um redutor de velocidade que seja o solucionador deste problema.

1.1. Delimitação do Tema

A produção de um equipamento eficaz em linhas de produção passiveis de paradas emergenciais, com o intuito de diminui-las ou acabar com as mesmas, equipamento o qual será utilizado em maquinários de vários modelos sem a necessidade de modificações e alterações.

1.2. Problema de Pesquisa

O mercado hoje não tem espaço para paradas emergenciais e tempo sem fluidez na sua linha de produção, para que uma empresa tenha uma atitude correta e eficaz, é preciso ter conhecimento de todas as possíveis formas e causas de futuras paradas, de forma a torna-las previsíveis e não emergenciais. Se a parada for prevista, desconta-se o tempo das paradas, tornando assim a capacidade total da indústria estabelecida de forma mais eficiente. Ter um sistema de controle de produção é de grande importância, mas muitas vezes, mesmo sendo feito em sua melhor forma, alguns erros acabam ocasionando em uma linha de produção parada por algum maquinário que acabou estragando, tornando assim em uma parada obrigatória.

Neste sentido busca-se responder o questionamento: Qual a necessidade e importância de um redutor de velocidade coringa em uma linha de produção?

1.3. Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo geral criar um equipamento o qual reduza o numero de paradas em uma linha de produção, paradas as quais tem ligações diretas a um redutor de velocidade comum. Consequentemente, reduzindo assim o custo de manutenção que ocorre devido a falhas nos mesmos, bem como as perdas por paradas improdutivas.

1.4. Objetivos Específicos

  • Entender o funcionamento dos redutores de velocidade existentes;
  • Projetar novas formas e medidas para o equipamento;
  • Identificar as formas de falhas existentes em outros equipamentos, com o intuito de minimiza-las;
  • Pesquisar o mercado para um equipamento inovador.

1.5. Justificativa

        

O tema escolhido mostra a sua importância de forma relevante, sendo ela importante por se tratar de uma inovação no mercado, que tem como principal objetivo a redução de custos na manutenção em inúmeras linhas de produção que sejam feitas por equipamentos mecânicos. Linhas de produção que tenham em conjunto com seus equipamentos redutores de velocidade, que a cada necessidade de manutenção, acabam parando uma linha por completo, até sua manutenção ser efetuada, ou na sua troca. Aumentando assim custos de manutenção, perdas de produção e principalmente na necessidade de uma mão-de-obra especializada para a solução de seu problema. O projeto propõe identificar as maiores prováveis falhas e contribuir para o melhor funcionamento do novo equipamento, aumentando assim a confiabilidade e disponibilidade de bons equipamentos instalados nos maquinários de cada indústria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (83 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com