TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Redutores De Velocidade

Ensaios: Trabalho De Redutores De Velocidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  3.371 Palavras (14 Páginas)  •  2.101 Visualizações

Página 1 de 14

Redutores

Índice

Introdução 3

Redutores de velocidade 4

Os elementos básicos de um redutor são: 4

Partes fundamentais do redutor 7

Tipos de dentes das engrenagens 7

Redutores de epicicloidais 8

Variador de velocidade 9

O que é um variador de velocidade? 9

Quais os motivos para utilizar variadores de velocidade? 9

Tipos de variadores de velocidade 11

Caixas de Velocidade 16

Conclusão 25

Bibliografia 26

Introdução

O presente trabalho tem como objectivo conhecer o conceito de redutores, caixas de velocidade e variadores, bem como os seus diferentes tipos.

A partir do estudo destes conceitos, irá ser estudado, os mecanismos de aplicação, a manutenção e em que situações se aplica cada tipo.

Redutores de velocidade

Um Redutor de velocidade é um dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação) de um accionador, estes redutores não são nada mais que um conjunto de eixos com engrenagens cilíndricas de dentes rectos, helicoidais, cónicas ou somente com uma coroa com parafuso sem fim, que tem como função reduzir a velocidade de rotação do sistema de accionamento do equipamento.

Os elementos básicos de um redutor são:

 Eixos: São maquinados em aço médio carbono temperados e revenidos para a dureza especificada.

 Engrenagens: São rodas dentadas com módulos padronizados por normas. Fabricadas em aço liga temperada em óleo e revenida. Tem formato cilíndrico de dentes rectos, helicoidal ou cónico (pinhão), conforme o modelo do redutor.

 Rolamentos: Elementos giratórios da máquina que suportam o eixo com as engrenagens, possibilitando um menor atrito quanto possível ao girar. Os tipos de rolamentos utilizados são rolamentos radiais, axiais ou cónicos.

 Retentores: Utiliza-se vedantes de borracha com molas, para reter o óleo da parte interna e evitar as infiltrações de contaminações exteriores.

 Tampa de inspecção: Evita a desmontagem do redutor, facilitando a inspecção das partes internas.

 Níveis de óleo: Sistema para inspecção de nível óleo lubrificante utilizado dentro do redutor. Os níveis de óleo podem ser do tipo visor, tubo vertical ou vareta de nível.

 Respiro: O respiro possibilita a saída e entrada do ar no redutor durante o trabalho, devido ao aquecimento e resfriamento (mudança de volume do ar).

 Placa de dados do redutor: Onde estão contidas várias informações importantes para o seu correcto dimensionamento, tais como: Relação de transmissão, rotação máxima do eixo de entrada e saída, tipo de lubrificante, torque no eixo de saída, modelo, fabricante, etc.

Características dos redutores:

 Os redutores variam sua construção conforme a potência do motor até 3000hp rotações de 1750rpm;

 Relação de transmissão 1:1 até 1:1200

 Transmissão com eixos concêntricos paralelos ou perpendiculares, tanto na vertical como horizontal.

Figura 1 - Exemplo de um redutor de velocidade com a descrição dos seus vários componentes.

Os redutores de velocidade são utilizados quando é necessário a adequação da rotação do accionador para a rotação requerida no dispositivo a ser accionado. Devido às leis da física, quando há redução da rotação, aumenta-se o torque disponível. Existem diversos tipos e configurações de redutores de velocidade, sendo os mais comuns os redutores de velocidade por engrenagens. Essas engrenagens, por sua vez, podem ser cilíndricas ou cónicas. Pode-se ainda utilizar o sistema coroa e rosca sem fim.

Partes fundamentais do redutor

A parte fundamental de um redutor é as engrenagens. Através delas reduz-se a velocidade de rotação da transmissão, pois o contacto entre engrenagens de menor e maior número de dentes (variação no diâmetro) possibilita a redução desejada.

A carcaça também é bastante importante, esta é fabricada em chapa de aço baixo carbono ou ferro fundido, montada com solda ou alumínio, podendo ser bipartida ou apenas com abertura nas tampas dos mancais. Em alguns casos, é tratado termicamente para alívio das tensões de solda ou fundição.

Tipos de dentes das engrenagens

Os dentes das engrenagens podem ser rectos ou helicoidais. Quando há intenção de se reduzir a vibração e ruído utiliza-se, nos redutores, engrenagens de dentes helicoidais, já que a transmissão de potência, nesse caso, é feita de maneira mais homogénea. Por outro lado, as engrenagens de dentes rectos são mais simples de serem fabricadas e por isso apresentam menor custo.

Existe ainda o redutor do tipo epicicloidal. Este tipo de redutor utiliza em sua configuração, engrenagens comuns de dentes rectos e uma ou mais engrenagens de dentes internos.

Redutores de epicicloidais

Os redutores epicicloidais são normalmente indicados quando se procura um sistema mais compacto e com capacidade para trabalhar com altas taxas de redução.

Os redutores de velocidade trabalham normalmente com apenas uma taxa de redução. No caso de existir a possibilidade de actuar no dispositivo e alterar a taxa de redução, este passa a ser chamado de câmbio ou caixa de marchas.

Existem também equipamentos que permitem a alteração gradual da taxa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com