TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Física III Eletrostática

Por:   •  4/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

ENGENHARIA MECÂNICA - 3º SEMESTRE NOTURNO[pic 1]

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES - UMC

CHRYSTIAN DA SILVA LAPA

FERNANDO PIERRE DA SILVA

GABRIELA SANTOS TORRES

SABINE BERGER GREIFF

11181502228

11181101742

11181100989

11181100749

Experimento 1 – Eletrostática

Professor: Dr. Pedro Luiz Frare Júnior

Disciplina: Física Geral e Experimental III

Mogi das Cruzes

  2019


Objetivo

Determinar por meio da eletrização por atrito a força elétrica de um corpo, assim como verificar os demais processos de eletrização por meio do Gerador de Van de Graff.

Introdução

Desde a descoberta da eletricidade pode-se dizer que a humanidade se tornou refém da mesma. Observando todo o meio, torna-se evidente a indispensabilidade que a mesma adquiriu. O estudo de fenômenos imersos neste meio vem contribuindo através da história para avanços significativos. Diversos estudiosos levantaram inúmeras questões afim de desenvolver explicações precisas sobre os fenômenos elétricos e suas propriedades, descobrindo finalmente que todos estão ligados basicamente a estrutura da matéria.

Átomo pode ser definido como unidade fundamental da matéria, a menor porção capaz de identificar um material. Em sua constituição é formado por prótons, nêutrons e elétrons.

A carga elétrica é uma propriedade diretamente ligada as partículas elementares que formam o átomo. Através de experimentos, foi possível distinguir a existência de duas espécies de cargas, positivas e negativas. No SI a unidade é definida como Coulomb (C), em homenagem a Charles Augustin de Coulomb, físico francês que formulou a conhecida Lei de Coulomb, enfocando seus estudos sobre as interações eletrostáticas entre partículas eletricamente carregadas, as quais possuem a propriedade de atração e repulsão entre si.

De acordo com Coulomb, a intensidade da força elétrica de interação entre cargas é diretamente proporcional ao produto dos módulos de cada carga e, inversamente proporcional ao quadrado das distâncias que as separam:

[pic 2]

A partir desta dedução, foi possível o estudo de diversos outros fatores e propriedades correlacionadas a eletricidade, por exemplo: a quantidade de carga elétrica que atravessa a seção transversal de um condutor em determinada unidade de tempo é definida como corrente elétrica (I).

[pic 3]

Ainda permanecendo nesta mesma linearidade de raciocínio, um material, a partir de sua estrutura, pode ser classificado por sua capacidade de permitir a passagem de corrente elétrica através do mesmo. São eles os materiais condutores e isolantes.

Materiais condutores são dotados de excesso de elétrons na camada mais externa do elemento. Devido a distância relativamente grande entre esses elétrons de carga negativa e o centro de carga positiva, a força elétrica entre eles é pequena, permitindo uma mobilidade dos elétrons pelo material, tornando o material um bom condutor. Em termos gerais, os metais são excelentes condutores.

Por sua vez, um material isolante, também chamado de dielétrico, apresenta uma força elétrica maior entre seus elétrons e prótons, tornando a mobilidade dos mesmos mais difícil. Borracha, madeira seca e vidro são bons exemplos de materiais isolantes.

Tendo em vista estes conceitos previamente desenvolvidos, torna-se mais fácil a compreensão da eletrostática.

A eletrostática ou eletricidade estática é o fenômeno de acúmulo de cargas elétricas em qualquer material. Baseia-se em dois princípios básicos:

  • Princípio da conservação da carga elétrica: quando o sistema está totalmente isolado, sua carga elétrica total é constante.
  • Princípio da atração e repulsão das cargas: cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e de sinais contrários atraem-se.

Basicamente, um corpo consegue acumular cargas por três tipos de processos, denominados eletrização. São eles:

Eletrização por contato: quando um corpo eletrizado, seja positivo ou negativo, entra em contato com um outro corpo eletricamente neutro. Se o primeiro estiver sobrecarregado de cargas exclusivamente positivas, a tendência natural do segundo corpo é ceder cargas negativas para manter o corpo neutro. Tal fenômeno propicia uma desregularem nas cargas do elemento neutro, que passará a ficar carregado.

[pic 4]

Figura 1: Eletrização por Contato

Eletrização por atrito: ocorre com corpos inicialmente neutros que são atritados, sendo forçados a ceder elétrons um para o outro. Ao término do processo, um corpo será carregado positivamente, enquanto o outro negativamente.

[pic 5]

Figura 2: Eletrização por Atrito

Eletrização por indução: este processo ocorre sem que haja o contato direto entre os corpos, baseando-se exclusivamente na repulsão de cargas, onde um corpo eletrizado negativamente, por exemplo, se aproxima de outro neutro. Pela propriedade, as cargas negativas tendem a se afastar do corpo, até sua extremidade oposta. Por meio do aterramento, é possível nivelar a carga da extremidade do corpo, tornando por um breve momento neutro. Ao cortar este aterramento, o corpo se tornará eletrizado efetivamente.

[pic 6]

Figura 3: Eletrização por Indução

Metodologia

Materiais Utilizados - Experimento 1

  • Bastão de vidro;
  • Bastão de plástico;
  • Lã;
  • Papel;
  • Eletroscópio de lâminas paralelas.

Materiais Utilizados - Experimento 2

  • Bastão de vidro;
  • Bastão de plástico;
  • Lã;
  • Papel;
  • Pendulo eletrostático.

Materiais Utilizados - Experimento 3

  • Gerador de Van de Graaff.

Procedimento Experimental

Experimento 1

O eletroscópio é um equipamento voltado a verificação da eletrização de corpos, através de um sistema simples, onde a carga é transferida do ponto de contato até lâminas paralelas. Caso haja a separação das mesmas, o equipamento indica a presença de carga no corpo aferido.

[pic 7][pic 8]

Figura 4: Eletroscópio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (533.1 Kb)   docx (923.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com