TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Controle

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

NOME DO CURSO – ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

NOME

FISICA: ONDULATÓRIA E ÓPTICA

FREQUÊNCIAS

...............................................................................................................................

Guarulhos

2018

FISICA: ONDULATÓRIA E ÓPTICA

FREQUÊNCIAS

Trabalho apresentado ao Curso engenharia da produção  da Faculdade ENIAC para a disciplina  fisica: ondulatória e óptica Prof. Luciano Galdino

Guarulhos

2018

[pic 2]

QUESTÃO PROPOSTAS

A ressonância de um sistema mecânico pode ser destrutiva. Uma tropa de soldados, em certa ocasião, destruiu uma ponte porque a atravessou em passo de marchar; a frequência da marcha era próxima da frequência da vibração natural da ponte, e o crescimento das amplitudes da oscilação resultante foi suficiente para quebrá-la.

Para prevenir acidentes, os engenheiros aprenderam a fazer cálculos aerodinâmicos e de estrutura para estabilizar uma ponte. Na situação descrita, no texto acima, como os soldados poderiam ter evitado tal desastre?

[pic 3]

        Fonte: codinomeinformante 2010


Resposta:

Tudo vibra em uma frequência natural propria e quando um objeto vibra muito perto da frequência natural, acontece um fenômeno chamado Ressonância, que fará que o objeto vibre com mais intensidade e com maior amplitude. Atualmente é feita uma análise profunda de todas as possíveis caracteristicas que possam requerer uma alteração em uma construção, qualque ponte que não estiver uma resistência que suporte a amplitude do movimento esta sofrerá danos.

Segundo Thomaz Carvalho (2008)  “Ressonancia é o fenômeno fisico em que se registra a transferência de energia de um sistema oscilante para outro, quando a frequência do primeiro coincide com uma das frequências propria do segundo”.

No caso dos soldados marchando sobre uma ponte pode ocorrer um aumento de energia no sistema fazendo com que vibre com amplitude cada vez maiores, isso claro se a frequência natural de oscilação do sistema e as excitações constantes sobre ele estiverem sob a mesma frequência.

Quando os soldados marcham, eles geram uma vibração. Uma tropa marchando sobre a ponte vai fazer com que sua estrutura vibre o que é natural e não há problemas, mas se por acaso a vibração da marcha deste soldados aconteceder numa determinada frequência ( a frequência natural da ponte) ela vai se potencializando a cada passo dos soldados e a vemos vibrar visivelmente e com grande amplitude, desta forma pode sofrer danos.

Algo parecido acontece com as pontes onde se tem uma grande circulação de veiculos passando,se tem transito você dentro do veiculo sente uma certa oscliação de alguns milímetros para cima e para baixo por isso a estrutura precisa estar projetada para resistir a essa deformação, caso contrario o concreto de rompe e a ponte vai abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (204 Kb)   docx (142.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com