TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Solo Permeável

Por:   •  9/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA:CIV1001M – Urbanismo

PROFESSORA: Sonia D. Fragozo

ALUNO:    Douglas Viana dos Santos - 14100500

Júlio Cesar de Farias Neves – 15103497

Marco Antônio B. Pereira – 13203152

Vivian Cassani Moreira da Silva - 13202697

SOLOS PERMEÁVIES

A cidade do Rio de Janeiro, caracteriza-se por um clima Tropical Atlântico, que apresenta como uma das suas características no verão, chuvas com grande volume de águas em um curto espaço de tempo.

[pic 1]

Ao longo dos anos a cidade vem sofrendo com problemas de enchentes devido a ineficácia do sistema de escoamento de águas pluviais, entupimento das galerias com lixo urbano, remoção da vegetação que compõe o entorno dos rios e principalmente o aumento das áreas impermeáveis do solo devido a pavimentação de ruas e a cimentação de quintais e calçadas.

[pic 2]

Nos últimos anos a cidade passou por um grande aumento imobiliário com inúmeras novas construções de casas, prédios e ruas pavimentadas, diminuindo ainda mais as áreas permeáveis do solo. A proposta do grupo e no investimento, desenvolvimento e implantação de revestimentos permeáveis para construção de calçadas e ruas.

[pic 3]

A construção de ruas e estradas com asfalto permeável, conhecido também como Camada Porosa do Asfalto (CPA) trata-se de um material granular, deixando-o poroso para a absorção das águas. Ao colocar o asfalto permeável nas grandes cidades diminuem-se muitos impactos negativos ao meio ambiente, sendo uma tecnologia sustentável. Os benefícios dessa inovação são:

  • Tem alta permeabilidade: consegue absorver de 11 a 18 litros de água por minuto, representando 70% de permeabilidade.
  • Abastece o lençol freático: as águas pluviais permeabilizam camada por camada até chegar ao aquífero sem poluentes.
  • Filtra a água poluída: o que vem das chuvas não é próprio para o consumo. Além disso, a água mistura com todo o lixo das ruas, piorando a situação. Com o novo asfalto, consegue-se filtrar as impurezas nela contidas, chegando ao seu destino final bem mais pura.
  • Facilita o tratamento do esgoto: em caso de chuvas fortes todo os  lixos e resíduos são escoados pelos sistemas de esgoto. Com a tecnologia, diminui-se a pressão sobre esses canais subterrâneos, uma vez que os poluentes são retidos pelo produto.
  • Auxilia no controle de inundação e da poluição: por evitar enchentes e reter lixo, o asfalto facilita as ações de combate às cheias e aos poluentes trazidos pelas cheias.

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Outras medidas tratam-se de projetos urbanísticos que visam priorizar a permeabilidade de calçadas com a criação de canteiros verdes, e uso de placas drenantes e cobrir com terra o solo do entorno das árvores, uma medida simples de ação, baixo custo e de embelezamento para as ruas da cidade.

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (828 Kb)   docx (741 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com