TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRATAMENTO COM IONIZADOR NEGATIVO

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA – FAIP

TRATAMENTO COM IONIZADOR NEGATIVO – BEM ESTAR E SAÚDE

Guedes, G.A

Guilherme Alcantara Guedes¹

Graduando em Engenharia Elétrica – FAIP – Marilia

Orientador: Prof. Paulo Cezar Raucci²

Marília 2019


RESUMO

Este trabalho foi elaborado com o intuito de estudar e desenvolver projetos, métodos onde envolva a área da saúde com os princípios estudados no curso de Engenharia Elétrica.

O projeto teve início através de uma visão futura em fazer uma especialização em Engenharia Biomédica. É a parte da engenharia voltada para a concepção de equipamentos utilizados em tratamentos, terapias e diagnósticos. Cabe a essa área do conhecimento realizar o projeto, a montagem e a manutenção de aparelhos que atendam às demandas do sistema de saúde.

Essa é uma área multidisciplinar, que agrega conhecimentos de ciências exatas e ciências da saúde.

Palavras-chave: Artigo científico, Ionizador negativo, Saúde.

Abstract

This work was elaborated with the intention of studying and developing projects, methods where it involves the health area with the principles studied in the Electrical Engineering course.

The project began with a future vision to do a specialization in Biomedical Engineering. It is the engineering part devoted to the design of equipment used in treatments, therapies and diagnostics. It is up to this area of knowledge to carry out the design, assembly and maintenance of devices that meet the demands of the health system.

This is a multidisciplinary area that aggregates knowledge of exact sciences and health sciences.

Keywords: Scientific article, Negative Ionizer, Healt


1.Introdução

Pesquisas mostram que cargas negativas podem ajudar a melhorar o bem-estar das pessoas, evita que elas tenham crises alérgicas, enxaquecas entre outros problemas. Assim encontramos em casas especializadas geradores de íons negativos ou ionizadores negativos que tem a finalidade de gerar cargas negativas que são dispersas num ambiente, com o objetivo de melhorar o bem-estar das pessoas. (Newton C.Braga).

Esse tipo de tratamento, por exemplo, evitar enxaquecas, alivia ou evita crises alérgicas (rinite alérgica), ou ainda alivia dores crônicas como as causadas por ferimentos ou queimaduras.

Estudos relacionam este efeito às cargas elétricas que transferem os impulsos elétricos nas conjunções dos nervos (sinapses). Alguns hospitais fazem uso de ionizadores para múltiplas finalidades e são comercializados para uso doméstico nas lojas. Possui um consumo baixo, sem um aumento perceptível na conta de energia. O gerador ionizador pode ser inserido em quartos, salas ou outro local em que existam pessoas vulneráveis que possam se sentir aliviadas com os íons gerados. Observação: como se trata de um dispositivo onde está justamente ligado à saúde das pessoas, indico que os leitores que possuam dúvidas quanto à sua utilização que consultem um médico, de preferência um alergista.

Objetivos:

O objetivo desse projeto é elaborar um projeto de um equipamento capaz de oferecer as pessoas bem-estar e benefícios como por exemplo evitar as enxaquecas, evitar ou aliviar crises alérgicas ou ainda dores crônicas.


Objetivos específicos:

Mais especificamente este trabalho contempla as seguintes contribuições:

  • Estudar e projetar um equipamento capaz de oferecer as pessoas bem-estar e benefícios como por exemplo evitar as enxaquecas, evitar ou aliviar crises alérgicas ou ainda dores crônicas.
  • Desenvolver, colocar em pratica a execução do projeto através de recursos em software.
  • Concluir e analisar o equipamento para melhoras afim de evolução da tecnologia.

2. Ions

Os íons são átomos que estão ao nosso redor, que perdem ou ganham elétrons ao longo de reações. Podemos definir os íons como ânions ou cátions. Os ânions são os íons negativos, são átomos que ganham elétrons e ficam carregados negativamente. Os cátions são íons positivos, o átomo que sofre perca de elétrons e passa a ficar com carga positiva.

Dados apresentam como os ânions são os únicos que fazem bem a saúde, sendo capaz de promover um bem-estar, precaução de doenças e uma possível cura. Logo os cátions têm o efeito inverso e deve ser evitado regiões de grande concentração destes íons.

2.1 íons negativos e seus benefícios para a saúde

Os íons negativos são átomos de oxigênio carregados com um elétron complementar, de acordo com pesquisadores estes íons são eficazes de limpar o ar de microrganismos (bactericida), vírus, diferentes alérgenos, pólen, mofo, pelos odores, fumaça e outras partículas aguardentes em suspensão, através disso ofereço resultados positivos e benéficos para a saúde.

No meio ambiente os íons negativos são criados pelas ações da água, ar, luz e terra juntos, áreas como mar, cachoeira, florestas especialmente em volta da água em movimento ou após de um temporal.  Oferecendo as pessoas sensação de bem-estar ao estar em um destes locais citados, visto que uma vez o corpo sendo exposto a vários íons negativos.

O íon negativo tem a função de anular os íons positivos gerados através do homem, como as cargas estáticas positivas de eletrodomésticos e eletrônicos. Uma fonte caseira de íons negativos é o chuveiro, apesar de ser elétrico ele gera íons negativos, talvez pela vaporização da água.

2.1.1 Vantagens do ionizador negativo

Os ionizadores negativos purificam o ar, e podem reduzir a transmissão de doenças causadas por vírus e microrganismo que tem sua transmissão pelas vias aéreas.

Alivia o sistema respiratório e protege seus pulmões de complicações inflamatórias e outras doenças respiratórias como gripes, resfriados e asma.

Os íons negativos aumentam a sua sensação de bem-estar, têm um efeito relaxante, reduz a tensão, melhora a clareza mental, normaliza a respiração e redução da pressão arterial.

Podendo ser eficaz no tratamento antidepressivos em alguns casos específicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (241.3 Kb)   docx (61.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com