TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRATAMENTO DE ÁGUA POR POLÍMERO DE ACÁCIA NEGRA

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE PITÁGORAS – GOVERNADOR VALADARES[pic 1][pic 2]

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITARIA -3º TURMA A

ANDRE LUIS

GUILHERME FERREIRA

MAXUEL LUCIO RODRIGUES GONÇALVES

RAFAELA RAMOS ANDRADE

RONANN PETTERSEN CAVALCANTE

TRATAMENTO DE ÁGUA POR POLÍMERO DE ACÁCIA NEGRA

        

GOVERNADOR VALADARES

02, JUNHO DE 2016

ANDRE LUIS[pic 3]

GUILHERME FERREIRA

MAXUEL LUCIO RODRIGUES GONÇALVES

RAFAELA RAMOS ANDRADE

RONANN PETTERSEN CAVALCANTE

TRATAMENTO DE ÁGUA POR POLÍMERO DE ACÁCIA NEGRA

Trabalho complementar da disciplina de Metodologia Cientifica requerido para a aprovação na disciplina e na obtenção de conhecimento de um projeto de pesquisa

   Orientador: Prof. Lucas Nápoli

GOVERNADOR VALADARES

02, JUNHO DE 2016

[pic 4]

SUMÁRIO

  1. Introdução        3                                                        
  2. Objetivos        4
  3. Justificativa        5
  4. Tratamento de água padrão        6
  5. Parâmetros de qualidade da água         8
  6. Metodologia        10
  7. Referências Bibliográficas        11

                     

  1. Introdução

        No município de Governador Valadares / MG - Vale do Rio Doce, houve suspensão na distribuição de água potável, devido ao rompimento das barragens de Fundão e Santarém, a Bacia do Rio Doce foi contaminada com lama e metais pesados deixando a água com alta turbidez.

        No município ficou por dias sem a distribuição de agua potável, devido o tratamento padrão de agua ser ineficaz, não sendo permitido o uso.

        Então a empresa responsável pela distribuição de água, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), procurou outros meios para um tratamento mais eficaz e obtendo uma água de melhor qualidade.  

        Um coagulante produzido no Rio Grande do Sul, com a matéria-prima o polímero da casca e Acácia Negra. Esse coagulante líquido acelera o processo de decantação da lama presente na água.

        O coagulante é utilizado no lugar do sulfato de alumínio e outros produtos que é usado no tratamento padrão, para continuidade na coagulação da água.

        Em busca da comparação entre o tratamento padrão com o utilizando a Acácia Negra e a qualidade da água antes e após cada um dos tratamentos.

Desastre em Mariana

[pic 5]

Fonte: https://i.ytimg.com/vi/0yo66G20eGI/maxresdefault.jpg

  1. Objetivo

Comparar a eficácia do tratamento de água utilizando Acácia Negra com o tratamento comum.

  • Verificar a qualidade da água antes do tratamento.
  • Analisar o processo de tratamento comum e a qualidade da água após o tratamento.
  • Analisar o processo de tratamento utilizando acácia negra e a qualidade da água após o tratamento.
  • Comparar os resultados das análises.

  1. Justificativa

        A pesquisa com relação entre a comparação do tratamento da água padrão com o tratamento utilizando a Acácia Negra traz para engenharia ambiental e para a sociedade grande importância devido ao grande impacto ambiental e também no cotidiano da população.

        Após a queda da barragem da empresa Samarco em Mariana a bacia do Rio Doce foi infectada com impurezas na água, deixando a população com desconfiança na água para consumo.

        Para a sociedade acrescentaria justamente a confiança, pois com o resultado da pesquisa traria credibilidade para a população se o tratamento é eficaz tornando a água para consumo.

        Para a engenharia ambiental seria acrescentando de acordo com o resultado da pesquisa, uma comprovação da comparação entre os tratamentos da água e a eficácia do uso da Acácia Negra para tratar água com impurezas que podem acarretar efeitos colaterais na população.


  1. Tratamento de Água Padrão

       Hoje os tratamentos de água presentes da maioria de estações de tratamento da água são compostos de nove etapas nos quais são feitos diferentes processos desde a capitação até a distribuição, são eles:

Tratamento de água convencional

[pic 6]

        Fonte: http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/vida/tratamento.jpg

Captação; a água passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos macroscópicos grosseiros (animais mortos, folhas, etc.) no sistema. Parte das partículas está em suspensão fina, em estado coloidal ou em solução, e por ter dimensões muito reduzidas (como a argila, por exemplo), não se depositam, dificultando a remoção. 

Coagulação, visa aglomerar essas partículas, aumentando o seu volume e peso permitindo que a gravidade possa agir. Isso é feito, geralmente, através da adição de cal hidratada (hidróxido de cálcio) e sulfato de alumínio, sendo agitada rapidamente. Esses materiais fazem as partículas de sujeiras se juntarem. 

Floculação, a água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas de sujeira, formando os flocos. Em solução alcalina, o sulfato de alumínio reage com íons. Essa etapa tem grande importância na remoção das partículas suspensas e coloidais, devido à eficiência de remoção desse material está diretamente ao tamanho dos flocos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (514.7 Kb)   docx (370.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com