TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Temporizador Eletrônico

Por:   •  1/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

    TEMPORIZADOR[pic 2]

Carlos Alberto Araújo, Sandro José Batista, Isadora Natália de Carvalho,

Pablo; Professora: Natalia Alcântara da Silva; Fundação Presidente Antônio Carlos; Engenharia Elétrica.


Resumo -.  Neste trabalho iremos falar sobre o funcionamento do transistor em um circuito de temporizador, iremos definir como funciona e quais são suas vantagens. Um transistor em geral pode ser ajustado para mais ou pra menos seu funcionamento em um circuito. A partir do trabalho ficará um pouco mais claro esse dispositivo eletrônico e seu funcionamento para uma melhor compreensão

  1. Introdução

Trabalho apresentado na disciplina de Analógica I, como pratica realizada em  laboratório de eletrônica.

O objetivo é verificar o nível de conhecimento dos alunos.

Foi proposto como tema um temporizador usando um transistor.

Uma breve introdução a cada componente:

RELE - É um interruptor eletromecânico.

A movimentação física deste interruptor ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo magnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.

RESISTOR de 560Ω / 330Ω - Os resistores são componentes eletrônicos passivos, muito comuns no mundo da eletrônica e a letra R é usada para representá-lo. Os resistores não são polarizados, ou seja, não possuem polo positivo e negativo.

A função do resistor é limitar o fluxo de corrente elétrica que passa por ele, e a essa limitação se dá o nome de resistência, medida em ohms, e ela define qual a facilidade ou dificuldade que os elétrons terão que enfrentar para passar pelo resistor.

Quanto maior o valor da resistência (em ohms) mais difícil será para os elétrons passarem pelo resistor e quanto menor o valor da resistência (em ohms) mais fácil será para os elétrons passarem.

DIODO - Diodo é um dos elementos básicos da eletrônica, ele é o componente semicondutor mais simples existente e base para, é formado pela junção de dois materiais semicondutores que basicamente são isolantes que foram dopados e se tornaram condutores, e é a junção do material que confere ao diodo sua capacidade tão especial de conduzir ou não corrente elétrica.

O diodo é o mais simples dos semicondutores. Ele permite que a corrente flua em uma das direções, mas impede que flua na outra, isso devido à junção dos cristais dopados de silício N (cátodo) e P (ânodo).

LED – E um diodo emissor de luz, também conhecido pela sigla em inglês LED (Light Emitting Diode), são usados para a emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização no lugar de uma lâmpada.

TRANSISTOR - é um dispositivo semicondutor usado para amplificar ou trocar sinais eletrônicos e potência elétrica. São compostos de material semicondutor com pelo menos três terminais para conexão a um circuito externo. Uma tensão ou corrente aplicada a um par de terminais do transistor controla a corrente através de outro par de terminais. Como a potência controlada (saída) pode ser maior que a potência de controle (entrada), um transistor pode amplificar um sinal.

  1. Procedimentos

Componentes utilizados:

•        1 Fonte 5volts (5vcc)

•        2 Push Button

•        1 Transistor BC548

•        1 Relé 5VCC

•        1 Resistor 560 Ohms 1/4W

•        1 Resistor 330 Ohms 1/4W

•        1 Diodo 1N4007 ou 1N4148

•        2 Led 1 Capacitor 2200uF 16V

Foi feita a montagem em protobord com todos os componentes como mostra a figura a baixo:

[pic 3]

Figura 1- Protobord

Funcionamento no protoboard:

Pushi 2 - seta o circuito, ao acionar a chave S2, o capacitor é carregado e manterá a bobina do rele fechada durante sua descarga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (237.8 Kb)   docx (120.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com