TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Eletronica

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 6

 

1-Defina o que é um sinal analógico?

     È um sinal que tem uma variação contínua de seus valores em função do tempo ou de qualquer outra variável que se esteja trabalhando.

2- Defina o que é um sinal digital?

     É uma frequência com valores discretos no tempo e em longitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de frequência.

3- Compare as características dos sinais analógicos e digitais, e informe as vantagens e desvantagens.

     Vantagens de um sinal analógico: Maior precisão de leitura já que os pontos são infinitesimais.

Desvantagens do sinal analógico: Difícil processamento e armazenamento.

Vantagens do sinal digital: Fácil processamento e armazenamento dos dados.

Desvantagens do sinal digital: menor precisão de leitura de dados em função do tempo.

4- Por qual motivo se realiza a conversão de sinal analógico para digital?

     Porque na natureza encontramos grandezas físicas analógicas de difícil processamento e armazenamento, por isso há a necessidade de converter para digital que é mais eficiente de maior velocidade e precisão.

5- Comente sobre o funcionamento de conversores analógico digital A/D:

a.Rampa simples

      O conversor AD de rampa simples é um contador, se a tensão de referencia for menor que a tensão de entrada a saída vai ser igual a 1 e ele continua a contagem, se a tensão de referencia for maior que a tensão de entrada a saída vai ser 0, então o contador para e o valor digital é mostrado.

b. Conversor por aproximação sucessiva                                                                                                                   O sinal aplicado à entrada é retido pelo circuito de amostragem e retenção, colocado na entrada do comparador e ao mesmo tempo dispara o circuito de clock do setor de conversão digital. Ao iniciar a conversão, o registrador de aproximações sucessivas começa colocando em 1 o bit mais significativo (MSB) da saída, aplicando este sinal no conversor D/A.

     Se, com este procedimento, a tensão aplicada pelo conversor D/A à entrada de referência do comparador for maior que a de entrada, isso será um sinal de que o valor que este bit representa é maior que aquele que se deseja converter.

c. Conversor Paralelo

     Também chamado de “flash” por ser muito rápido ele funciona comparando a tensão de entrada com a tensão de referencia que seria o valor Maximo obtido pelo sinal analógico.

6- O que são circuitos Sample and Hold (S/H)

     O amplificador amostrador ou simplesmente “sample and hold”  é um dispositivo capaz de acompanhar um sinal aplicado a sua entrada e congelar o valor instantâneo desta tensão em função do estado de um sinal de controle. O sinal de controle é uma entrada digital capaz de comutar o amplificador amostrador do modo “sample” (modo onde a saída acompanha a entrada, como se fosse um buffer) para o modo hold (modo onde a saída mantém-se inalterada, independente do sinal que estiver presente na entrada).

7- Comente sobre o funcionamento de conversores digital analógico D/A:    

a-Malha resistiva ponderada

     Utiliza uma rede resistiva cujos valores das resistências são ponderados em função do bit que representam. O resultado é a soma ponderada de cada uma das linhas e está dependente do código binário de entrada. Resultados satisfatórios para conversores de 6 bit’s. Resoluções superiores implicam muitos valores de resistências.

8- O que é:

a-MSB

     É o bit mais significativo.

b. LSB

     É o bit menos significativo.

c. Resolução do conversor

     Resolução de um conversor Digital/Analógico refere-se a diferença entre dois valores consecutivos da saída do conversor D/A.

d. Faixa de Atuação / Range

     Distância entre o valor mais positivo e o valor mais negativo.

e. Amostragem de Sinal

     Em aplicações de conversores A/D pode ser interessante ler o valor do sinal a cada t segundos (tempo de amostragem). A saída será uma série de valores referentes a amostragem do sinal de entrada.

f. Amplitude de sinal

      A amplitude de cada sinal amostrado é quantizada dentro de um dos 2n níveis possíveis, onde n é o número de bits usados para representar uma amostra no conversor AD (ADC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com