TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Eletronica

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório apresentado a disciplina de Eletrônica digital combinacional do Curso de Graduação de Engenharia Elétrica, da Universidade do sul de Santa Catarina, o principal assunto deste relatório, é aplicação das teorias de multiplexador(MUX),demultiplexadores, portas lógicas e outras aplicações.

Professor: Prof. Dirceu Rodrigues Junior

Palhoça

2016

Sumário

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 PARTE 1 5

2.2 PARTE 2: 7

2.3 PARTE 3 8

2.4 PARTE 4: 9

2.5 PARTE 5: 10

2.6 PARTE 6 : 11

3 CONCLUSÃO: 13

1 INTRODUÇÃO

Cada equipe formada por no máximo de 3 alunos deve propor soluções corretas para os problemas abaixo discriminados e apresenta-las ao professor(será disponibilizado o projetor). Entregar o relatório correspondente. Através desse trabalho, temos várias aplicações de multiplexadores, demultiplexadores e circuitos. Nós realizamos o trabalho prático com auxilio da ferramenta Logisim.

Algumas questões muito complexas, na qual tivemos que explicar o funcionamento e entendimento de cada uma.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PARTE 1

Criar um mux 16 x1 usando cinco mux 4x1. Cada mux 4x1 deve ser ainda ser cosntruido a partir de três mux 2x1.

FIGURA 1.

Na figura 1, segue um MUX 2X1 montado no LogiSim

Apartir de 3 MUX de 2x1 ligados em série, criamos um mux de 4x1.

FIGURA 2.

Segue na Figura 2, um MUX 4X1, montado com três MUX 2x1 ligados em série.

Criar MUX 16x1, usando 5 MUX 4X1.

FIGURA 3.

O exemplo acima na figura 3, utilizamos cada MUX 4x1,interligando cada uma de sua saída na entrada do quinto MUX 4x1. Em seguida interligamos todas variaveis de seleção dos quatros primeiros mux, desta forma, formando 2 variaveis de seleção menos significativas. E por último utilizamos as 2 variveis do quinto MUX para formar as variáveis mais significativas.

2.2 PARTE 2:

Comprovar o funcionamento do circuito integrado decodificador 2x4 duplo 74139. Fazer uso da sua folha de dados (datasheet), bem como da biblioteca “7400-lib.circ”. Alterar o componente presente nesta biblioteca para se obter o comportamento desejado das saídas frente ao estado do sinal de habilitação. Comente os procedimentos adotados, justificando a abordagem adotada. No processo utilizar a ferramenta LogiSim.

FIGURA 4.

O componente da figura 4,que está em funcionamento é o componente 74139 com modificações, já que o componente que vem com a biblioteca 7400 do LogiSim não estava funcionando corretamente, na qual foi corrigido.

FIGURA 5.

Na figura 5, segue o componente 74139 fornecido pela biblioteca do LogiSim.

FIGURA 6.

Na imagem logo acima, temos o datasheet de um componente 74139, essa imagem foi retirado do site do componente. Deixamps claro que a escolha por esse fabricante foi aleatória, sem uma razão específica.

FIGURA 7.

Componente 74139 corrigido.

Como podemos notar na figura 5, aonde mostra o componente 74139 fornecido pela biblioteca do LogiSim, as saídas não estão negadas, na qual gera o erro quando o componente é usado diretamente da biblioteca. Então Na figura 7, mostramos o funcionamento do componente 74139 corrigido, conforme esta mostrando o dataheet fornecido pelo fabricante escolhido. Então essa alteração resolveu o problema, como podemos comprovar na figura 7, que mostra o componente em funcionamento.

2.3 PARTE 3

Interligue as duas seções presentes no 74139 de forma a cria um decodificador 3x8. Ligar um contador nas entradas de seleção e leds nas saídas(note que as saídas são ativas em nível baixo). É permitido utilizar-se de portas lógicas no processo.

FIGURA 8.

Segue na figura 8, o componente 74139 em funcionamento com LEDs conforme orientado.

Nesta questão, foi utilizado o componente com LEDs nas suas saídas para então demonstrar o funcionamento. Foi introduzido um contador para gerar os números, um componente clock, e por final uma ponta de prova, que como seu próprio nome já diz, é prova real do contador, na qual mostrou que os números gerados pelo contador estavam de acordo com a tabela verdade gerada pelo LogiSim.

2.4 PARTE 4:

Como o comportamento de uma porta ou-exclusivo poderia ser simulado usando apenas um mux?

A porta ou exclusivo é ativada quando um número ímpar de níveis lógicos 1 aparece nas entradas, ou quando as entradas forem diferentes entre si, conforme a figura abaixo. As saídas em nivel lógico “0”.

FIGURA 9.

.

FIGURA 10.

A porta ou-exclusivo ou XOR pode ser simulada por um MUX de 4 entradas, colocando as entradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com