TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito e significado da metrologia

Pesquisas Acadêmicas: O conceito e significado da metrologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 9

A metrologia tem como definição a ciência da medição, comparar coisas está ligada ao homem desde a sua criação ou aparecimento na terra, e está diretamente ligada a todas as ciências facilitando sua ciência no desenvolvimento. Fazer comparações e Medir estabelecer padrões de medição estão entre as nossas mais antigas necessidades. Muitas unidades de medição tiveram sua origem de partes do corpo humano ou de materiais que poderiam ser facilmente obtidos, ainda nos dias atuais falamos de pés ou palmos para medição de distâncias.

Outras unidades de medida baseadas em partes do corpo humano não ficaram tão claras, a polegada tinha por base o último fragmento do polegar, 1 polegada é igual 2,54cm, Pé é igual a 30,48cm, e a jarda era a distância entre a ponta do nariz até a ponta dos dedos com o braço direito estendido 1 jarda é igual a 91,44 cm. O problema acerca destas unidades de medida é que as pessoas não tinham e não têm os mesmos tamanhos e a primeira tentativa para resolver esta questão foi padronizar os comprimentos, desta forma passou-se a adotar as dimensões do rei.

A versão moderna deste sistema métrico é conhecida como o Sistema Internacional de Unidades (SI), que foi estabelecido através de um acordo internacional e a partir de sua utilização, torna-se possível criar uma interface com todas as medições nas áreas da ciência, indústria e comércio. Fazendo uso destas e outras informações, a metrologia possui um ampliado leque de atividades, que vão de medições em pesquisas científicas com elevados níveis de sofisticação até medições e simples como coluna na sua casa. Também são abrangidos em sua área de atuação os segmentos como saúde, meio ambiente, segurança do trabalho e do cidadão. Basicamente, a Metrologia está dividida em três grandes áreas de atuação: científica, industrial e legal. Foi aplica no Brasil, padrões de medidas.

No século XIX, vários países já haviam adotado o sistema métrico. No Brasil, o sistema métrico foi implantado pela Lei Imperial nº 1157, de 26 de junho de 1862. Estabeleceu-se, então, um prazo de dez anos para que padrões antigos fossem inteiramente substituídos.

No mesmo ano, foram feitas 32 barras-padrões na França. Em 1889, determinou-se que a barra n° 6 seria o meto dos Arquivos e a n° 26 foram destinadas ao Brasil. Este metro padrão encontra-se o IPT, (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

A Metrologia estabelece padrões de medição internacionais e nacionais, relacionadas ao mais alto nível de qualidade metrológica, exemplo: calibração de pesos-padrão e balanças analíticas para laboratórios; A Metrologia Industrial abrange os sistemas de medição responsáveis pelo controle dos processos produtivos e pela garantia da qualidade e segurança dos produtos finais, exemplo: ensaios em produtos certificados, tais como brinquedos, fios e cabos elétricos, entre outros. A Metrologia Legal é responsável pelos sistemas de medição utilizados nas transações comerciais e pelos sistemas relacionados às áreas de saúde, segurança e meio ambiente, exemplo: verificação de bombas de abastecimento de combustível. Com a globalização e o estímulo do comércio mundial, a metrologia tem se tornado ainda mais importante, considerando sua estreita relação com o controle da qualidade, laboratórios, certificação e rastreabilidade das medições. No cenário produtivo, a metrologia é peça fundamental para a competitividade das empresas, pois contribui para a produção de itens sem defeito e dentro das especificações ou regulamentos técnicos, sejam estes de origem nacional ou internacional. Assegurar qualidade, comprovar eficiência, apresentar resultados confiáveis, são algumas das atitudes cobradas em nossas atividades diárias que também fazem parte dos fatores relevantes ao atendimento das exigências internacionais, principalmente as relacionadas ao comércio, indústria e meio ambiente. Se fizermos uma análise ao longo da história, verificaremos que o progresso dos povos pode ser relacionado com os seus avanços nas medições. E neste sentido, estamos constantemente à procura de novos modelos e formas de medir, como parte de nosso progresso e evolução.

Grandeza atributo de um fenómeno, corpo ou substância susceptível de ser caracterizado qualitativa e quantitativamente. Pode referir-se às grandezas em sentido geral ou a uma grandeza determinada. Exemplos de grandezas são o comprimento, a massa, o tempo, o trabalho e a energia, pertencendo as duas últimas à mesma categoria,

A regra das quatro a dez não é exigida por normas, mas usual que uma dimensão tolerada, por exemplo, dentro de 0,05mm seja controlada por micrômetro de precisão 0,01mm, resultando em uma relação de 5. A probabilidade de cometer erro na medida, quando a relação é menor que 4, é muito grande, o custo do sistema torna-se exagerado quando a relação é maior que 10. O sistema deve considerar essa regra para ser seguida em cada caso e condições complementares nos casos em que uma relação maior ou igual a quatro não seja possível de ser observada. Tais condições poderiam ser. Usada em vários instrumentos, sendo considerada, como resultado, a média de suas leituras.

Os instrumento que são mais utilizados para medir pressão e temperatura são Manômetro, Vacuômetro, Manovacuômetro, e termômetro. A exatidão relativa das medidas depende evidentemente, da qualidade dos instrumentos de medição empregados. Assim, a tomada de um comprimento com um metro defeituoso dará resultado duvidoso, sujeito a contestações. Portanto, para a tomada de uma medida, é indispensável que o instrumento esteja calibrado e que a sua aproximação permita avaliar a grandeza em causa, com a precisão exigida.

Padrão ou padrão de medição, realização da definição de uma dada grandeza, com um valor determinada e associada a uma incerteza de medição, tomado como referência. Um exemplo de um conjunto de solução de referência de cortisona no sérum humano com um valor certificado e uma incerteza-padrão de medição para cada solução.

Material de referência fornecendo valores da grandeza com incertezas-padrão de medição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com