TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de comunicação organizacional e qual é o seu significado

Artigo: O conceito de comunicação organizacional e qual é o seu significado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

O que é comunicação organizacional ? e qual a sua importância?

A boa comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Afinal, ela está presente em todos os momentos do nosso dia-a-dia, com um foco: a transmissão da mensagem a um receptor.

Descreva a comunicação ascendente, descendente lateral e suas principais dificuldades.

Comunicação Ascendente é a que se dirige aos escalões mais altos da organização. Mantem os dirigente informados sobre como os funcionário se sentem em relação ao seu trabalho, e seus colegas e a organização em geral .

Comunicação descendebnte é a que flui, dentro de uma organização dos níveis mais alto para os mais baixos.

Lateral é a comunicação que se dá entre os membros de um mesmo grupo, grupos do mesmo nível, administradores do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas de horizontalidade equivalente

Aponte as barreiras à comunicação existente

São varias a barreiras existentes em um processo de negociação as principais são: interferências causadas por pessoas envolvidas (ex: emoções, estresses, estado físico, etc.), interferências causadas pelo ambiente (ex: barulho iluminação, calor,etc.) essas barreiras implicam em negociações entre grandes empresas na falta de comunicação, mensagens não compreendidas corretamente e falta de concentração.

Explique com sua palavra porque você acredita que a atitude dos funcionário são importante você acha que os gerentes de hoje em dia enfatizam de modo excessivo ou insuficiente a atitudes? Porque?

Um funcionário feliz é um funcionário produtivo discute essa afirmação

Diferencie satisfação do trabalho, envolvimento com o trabalho, compromisso organizacional e animo no trabalho.

A satisfação no trabalho como sinônimo de motivação, atitude, estado emocional ou até mesmo satisfação e insatisfação como fenômeno distinto são exemplos mais utilizados na área acadêmica. A satisfação no trabalho pode ser determinada de diferentes formas. Existe uma diferença clara entre motivação e satisfação. Motivação manifesta a tensão gerada por uma necessidade e satisfação expressa a sensação de atendimento da necessidade. O comprometimento organizacional possui significado de engajamento, agregamento e envolvimento. Ele é usado para descrever não só as ações, mas o próprio indivíduo. Pode ser entendido como um estado caracterizado por sentimentos de reações afetivo-positivas, tais como a lealdade em relação a algo.

Diferencie rotatividade, tur over, absenteísmo e atrasos e quais seus prejuízos para a organização.

Rotatividade de Pessoal (turn-over) É oneroso para a empresa a rotatividade de pessoal, pois a cada saída de funcionário, normalmente, segue de uma admissão de outro funcionário, e este giro cria um custo alto de mão-de-obra. Dessa maneira, necessitamos de um índice que possa medir percentualmente, num determinado período, as variações que ocorrem e que estatisticamente poderá nos fornecer informações de interesse da empresa.

Absenteísmo: Refere-se a atrasos, faltas e saídas antecipadas no trabalho, de maneira justificada ou injustificada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com