TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO URGENTE SIGNIFICADO DAS CARACTERÍSTICAS

Seminário: CONCEITO URGENTE SIGNIFICADO DAS CARACTERÍSTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Seminário  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

TERMO CONCEITO SIGNIFICADO CARACTERÍSTICA

ANALFABETO Não sabe ler nem escrever com compreensão. Aquele que ignora o alfabeto. Não identifica o alfabeto.

Não tem compreensão oral nem escrita.

ALFABETIZADO Aquele que aprendeu a ler e a escrever com compreensão Aquele que conhece o alfabeto. Identifica o alfabeto.

Tem compreensão oral e escrita.

ALFABETIZAÇÃO È o processo de aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e escrita. É um processo de compreensão e expressão de significados por meio da escrita;

Representação de fonemas e grafemas ou vice-versa. Processo de aquisição e desenvolvimento do alfabeto na linguagem oral e escrita.

ALFABETISMO

LETRAMENTO Estado ou condição de quem sabe ler e escrever. Dominar e fazer o uso da tecnologia do ler e escrever. Habilidades e conhecimentos de leitura e escrita.

AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ORAL E ESCRITA Desenvolvimento da linguagem oral e escrita. A linguagem oral é uma organização do pensamento;

A linguagem escrita é uma expressão de idéias e organização do pensamento por meio da escrita. Leitura e escrita compreensível.

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

DA LÍNGUA ORAL E ESCRITA Traduzir fonemas em grafemas Na linguagem oral há uma tendência a informalidade.

A escrita é um sistema rígido e disciplinado. Escrita: formal, indireta e corrigível.

Oral: informal, direta, incorrigível.

CONTEXTO CULTURAL DO ALUNO Sentido de erudição, adquirido por meio de diversos mecanismos, principalmente através dos estudos. Significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo. Família, amigos bairro onde mora, escola onde estuda.

ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE FAVOREÇAM A COMPREENSÃO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO São dados que de diferentes perspectivas do processo de alfabetização. Diferentes áreas de conhecimento. Psicologia, linguística, pedagogia.

ALFABETIZAÇÃO FUNCIONAL Vai depender das características culturais, econômicas e tecnológicas de cada aluno. Capacidade de ler compreensivamente ou escrever um enunciado curto e simples relacionado à sua vida diária. Autonomia em relação a língua oral.

Aprendizagem da língua escrita,capaz de desempenhar tarefas em que há leitura e escrita para seu próprio desenvolvimento.

HABILIDADES E CONHECIMENTOS DE ESCRITA Transcrever sons. Comunicar-se adequadamente com um leitor Assinatura do próprio nome.

HABILIDADES E CONHECIMENTOS DE LEITURA Decodificar palavras escritas. Integrar informações obtidas de diferentes textos. Elaboração de uma lista de compras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com