TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O diagrama de blocos ou fluxograma

Artigo: O diagrama de blocos ou fluxograma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento

O diagrama de blocos ou fluxograma é uma forma padronizada e eficaz para representar os passos lógicos de um determinado processamento, indicando as diversas ações e decisões que devem ser executadas para resolver o de símbolos indicada por linhas e setas como significados bem definidos.

Facilita a visualização gráfica dos passos de um processamento. Permitem a tradução da sequencia de execução para qualquer linguagem de programação. Por traduzir em formato gráfico algum procedimento ou norma, é uma ferramenta útil em diversas áreas do conhecimento humano. Na computação, tal propriedade facilita o entendimento das idéias contidas nos algoritmos, justificando assim sua popularidade.

Possui sintaxe e semântica bem definidas.

• Sintaxe – corresponde ao emprego correto de seus elementos

• Semântica – corresponde ao significado dos símbolos utilizados.

Cada ação (passo) deve ser descrita de forma clara, sem ambiguidade.

Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, fluxograma é um gráfico que demonstra a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.

O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.

O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível

compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.

O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.

A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior optimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.

Principais Símbolos

Regras do fluxogramas

Um fluxograma deve ser claro, simples e de fácil leitura, não deve haver ambiguidade na interpretação, o texto dentro de cada símbolo deve ser limitar à instrução a ser executada,

deve-se evitar o cruzamento de linhas para não comprometer o entendimento. Apenas uma linha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com