TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxograma Vertical

Artigos Científicos: Fluxograma Vertical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2013  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  2.735 Visualizações

Página 1 de 11

FLUXOGRAMAS

4.1) Conceitos

A gestão de processos está cada vez mais voltando seus estudos na busca da racionalização das atividades e otimização dos processos.

A conquista de vantagens competitivas frente aos mercados com concorrência acirrada, tende a fortalecer a redução com custos, evitando-se desperdícios, alocando-se mão-de-obra correta e conhecedora do processo. Sendo assim, a análise das rotinas e procedimentos deve levar à visualização do processo como um todo, desde o seu início até a finalização da atividade.

Para se estudar a análise de processo, é preciso entender primeiramente o conceito de sistema, como sendo um conjunto de partes que se interagem e são interdependentes, na busca de um mesmo objetivo.

Na visão do biólogo alemão Bertalanffy que desenvolveu a Teoria Geral dos Sistemas, o conceito de Sistema é “um conjunto de elementos em interação, uma vez que observou que todo organismo vivo, mantinha sempre uma característica comum: a busca do objetivo”. Essa característica pôde ser estendida a outros tipos de organismos, donde emana a sua teoria. O enfoque sistêmico estuda as influências mútuas exercidas entre os elementos do sistema e a influência exercida sobre eles pelo ambiente (apud BASTOS, 2004).

Assim, define-se como um conjunto estruturado ou ordenado de partes que se mantêm em interação para atingir um determinado objetivo.

Pode-se então representar um sistema e seus componentes (objetivos, entradas, processo de transformação, saídas, controles e avaliações do sistema e retroalimentação), conforme a Figura 3 a seguir:

Figura 3 - Componentes do Sistema

Fonte: GARCIA (2003, p.01)

Como mencionado anteriormente, um dos elementos componente de um Sistema é a base de nosso objeto de estudo: o Processo.

Cury (2000, p.303), define processo como “uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos (materiais, informações, pessoas, máquinas, métodos) e geram produtos (produto físico, informação, serviço), com valores agregados, usados para fins específicos por seu receptor”.

Dentre as várias definições para o conceito de processo, tem-se em linhas gerais que é a transformação de um conjunto de entradas (materiais, pessoas e/ou informações) em saídas (serviços, bens, equipamentos, materiais processados, pessoas, informações etc), ou seja, uma transformação que agrega valor.

O processo de produção, segundo Slack (2002, p.40) envolve a transformação de três variáveis: materiais, informações e consumidores.

A articulação de pessoas, instalações, equipamentos, informações, recursos materiais e outros, é o resultado de um processo.

Hammer (2003, p.06), conhecido como o pai da reengenharia, aborda os conceitos sobre a organização orientada para processos, que já vem sendo adotado com sucesso em algumas organizações. Ele entende processo como sendo: “a reunião de tarefas ou atividades isoladas”.

Dessa forma, todos os funcionários devem ter visão ampla, fazendo com que os processos possam ser planejados, mensurados e acima de tudo compreendidos por toda a equipe, com isso, a tomada de decisões e as responsabilidades são compartilhadas, sendo que o resultado dessa nova forma de gestão, irá refletir no melhor atendimento ao cliente, garantindo-lhe de forma mais rápida, a um custo mais baixo, aquilo que realmente deseja.

4.1.1) A análise do processo

Todo e qualquer processo (administrativo ou operacional), segue um fluxo com entrada, processamento e saída. Nesse contexto tem-se além das operações, os setores envolvidos, RH, materiais, custos, métodos, documentos, tecnologia entre outros fatores.

Araújo (2001, p.66), defende uma estratégia para a análise de processos e destaca as seguintes fases:

Escolha do processo: neste primeiro momento, faz-se a identificação do processo a ser estudado, envolvendo toda uma metodologia de pesquisa, embasada no objetivo, na visão e missão da empresa, verificando-se quais são os processos e quais agregam mais valor à organização e conseqüentemente aos clientes, buscando as causas para os problemas do processo;

Coleta dos passos e sua representação gráfica: é identificado de forma qualitativa*7 e quantitativa*8 os elementos e recursos empregados no processo: documentação existente e fluxo de circulação, volume de trabalho, recursos utilizados, tempos de execução, custos, itens de controle, tecnologia empregada etc., nesta fase e na seguinte, elabora-se o fluxograma atual;

Análise dos métodos empregados no processamento atual: é o detalhamento do processo em estudo, cujo principal objetivo é verificar a real necessidade de todas as etapas do processo e o que aconteceria caso alguma etapa deixasse de ser realizada. Normalmente, utiliza-se questionário, ferramenta base para que possa ser redesenhado o processo;

Implantação de novo processo: com base no levantamento feito anteriormente e na fixação de novas formas de controle visando garantir a otimização e racionalização das atividades, elabora-se o novo fluxo do processo. Ao se redesenhar o processo, é natural que algumas atividades deixem de existir ou sofram alguma mudança, desde que atendam a padrões de segurança e responsabilidade. Devem ocorrer testes, treinamentos, divulgação dos novos procedimentos etc. Depois de implantado deve ocorrer o controle para acompanhar se as mudanças previstas estão ocorrendo e sendo realizadas conforme estabelecido;

Normatização do processo: estabelecimento de normas, de acordo com a política de cada organização, fixando padrões para os procedimentos e, que seja do alcance de todos aqueles envolvidos no processo.

As fases dois e três têm caráter interrogativo, e devem ser conduzidas com transparência, a fim de se coletar dados que venham a facilitar a fluxogramação do processo, bem como representar o processo de forma fidedigna.

4.2) A ferramenta fluxograma

Muitas vezes relatórios administrativos não são suficientes para trazer à tona reflexões acerca do contexto organizacional, sendo necessário ainda uma representação esquemática (podendo ser mediante gráficos), que proporcione condições para uma visualização detalhada de um processo.

Gráfico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com