TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é uma estrutura geológica?

Por:   •  3/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O que é uma estrutura geológica?

Estrutura geológica é a classificação das formações rochosas presentes na crosta terrestre, conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas (base do relevo).

  1. O que são descontinuidades? Quais os tipos?

Descontinuidade é um termo usado para designar as camadas de transição, tanto no interior da Terra, onde há diferença de densidade da rocha constituinte, quanto para designar diferentes faces sedimentares.

As caracterizações geológicas classificam geralmente as descontinuida desde acordo com o modo da sua formação: × Dobras; × Falha × Fraturas, juntas ou diáclases; × Discordâncias; × Intrusões e Lavas

  1. Conceitue dobras. Quais os componentes de uma dobra?

São ondulações, convexidades ou concavidades que aparecem em rochas originalmente planas, com amplitudes variando de cm a centenas de km. Desenvolvem-se, especialmente, em rochas sedimentares e metamórficas

  1. Como são classificadas as dobras e qual o sentido de suas curvaturas?

Discordância angular: duas sucessões de estratos com mergulhos diferentes, cuja sequencia mais antiga sofreu dobramento;

 Discordância litológica: uma sequência de rochas estratificadas repousa discordantemente sobre litologias não estratificadas, ou seja, rochas ígneas ou metamórficas.

Discordância erosiva: separa duas unidades de rochas estratificadas paralelas, caracterizando-se por uma antiga superfície de erosão de relevo considerável. × Discordância paralela: simples superfície de estratificação que separa duas unidades de rochas estratificadas, paralelas entre si e a esta superfície. Difícil de ser reconhecida.

  1. O que é diáclase? O que distingue as juntas das diáclases?

O que distingue as juntas das diáclases são suas origens: × Juntas: fraturas cuja origem é a contração por resfriamento; × Diáclases: fraturas ou rupturas de causas tectônicas.

  1. Qual a principal diferença entre juntas e falhas?

Falhas ×

São descontinuidades ao longo das quais os blocos separados sofreram deslocamento, o que se dá ao longo de uma fratura. A amplitude deste deslocamento pode ser de centenas de metros, formando-se por esforços tectônicos e atectônicos.

  1. Explique os elementos de uma falha. Diferencia os tipos de falhas.

Falhas – Elementos de uma Falha Plano de falha: é a superfície decorrente do falhamento e na qual os blocos se deslocam. Linha de falha: é a linha formada pela intersecção do plano de falha com a topografia (superfície do terreno).

Rejeito: é a medida do deslizamento linear resultante do movimento que ocasionou a falha. Nem sempre se consegue medi-lo. Capa ou Teto: é o bloco que se encontra na parte superior de um plano de falha inclinado. Muro ou Lapa: é o bloco que se encontra na parte inferior de uma plano de falha inclinado.

  1. As discordâncias são descontinuidades típicas de que tipo de rocha?

sedimentares

9+- Explique com suas palavras os diferentes tipos de intrusões.

As rochas ígneas intrusivas formam corpos dentro da crosta, entre outras rochas. Estas rochas nas quais a intrusão está em contato, chamam-se encaixantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com