TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVOS DO MILENIO

Monografias: OBJETIVOS DO MILENIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

TERCEIRA UNIDADE – OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

Acabar pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, erradi-car doenças que matam milhões e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos são alguns dos oito objetivos da ONU apresentados na Declaração do Milênio, e que se pretendem alcançar até 2015.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Tncfdp surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 de setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90 (sobre meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulhe-res, desenvolvimento social, racismo, etc.), a declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.

De acordo com a leitura sugerida sobre os Objetivos de Desenvolvimen-to do Milênio o primeiro escolhido por nós e o seguinte:

• Educação Básica e de Qualidade para Todos:

No Brasil os dados do 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM são de 2008: 94,9% das crianças e jovens entre 7 e 14 anos estão matri-culados no ensino fundamental. Nas cidades, o percentual chega a 95,1%. O objetivo de universalizar o ensino básico de meninas e meninos foi praticamente alcançado, mas as taxas de frequência ainda são mais baixas entre os mais pobres e as crianças das regiões norte e nordeste. Outro desafio é com relação a qualidade do ensino recebida.

Ações sugeridas a serem implantados no município:

*Falar com os diretores das escolas e se oferecer como voluntário, pois com certeza saberão aproveitar sua disponibilidade.

*Identificar os alunos que estão faltando muito às aulas e incentivá-los a voltar a freqüentar a escola.

*Mostrar que atividades recreativas e esportivas também são educativas. Disciplina, respeito e cooperação podem ser reforçados nesses momentos.

Organizar ou participar de campanhas de doação de livros e de materi-ais didáticos para instituições e bibliotecas e/ou cursos de capacitação na mo-dalidade EAJ para facilitar o acesso ao conhecimento.

Já o segundo objetivo escolhido após vários diálogos entre o grupo foi:

• Igualdade entre Sexos e Valorização da Mulher

No Brasil as mulheres já estudam mais que os homens, mas ainda têm menos chances de emprego, recebem menos do que homens trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos. Em 1998, 52,8% das brasileiras eram consideradas economicamente ativas, comparadas a 82% dos homens. Em 2008, essas proporções eram de 57,6% e 80,5%. A participação nas esfe-ras de decisão ainda é pequena. Em 2010, elas ficaram com 13,6% dos assen-tos no Senado, 8,7% na Câmara dos Deputados e 11,6% no total das Assem-bleias Legislativas.

Ações sugeridas a serem implantados no município:

* Divulgar que existem, nas grandes cidades, centros de atendimen-to para mulheres, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com