TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos De Desenvolvimento Do Milênio

Artigo: Objetivos De Desenvolvimento Do Milênio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

A noção de desenvolvimento tem na Declaração do Milênio uma referência paradigmática determinada por valores de liberdade, igualdade, solidariedade, tolerância, respeito à natureza e responsabilidade comum. Com base nesses valores foram definidos oito objetivos e dezoito metas como os elementos norteadores do desenvolvimento a ser atingido de forma comum por todos os países até o ano de 2015.

1.1 EXPOSIÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA

Depois da II Guerra Mundial, que devastou dezenas de países e tomou a vida de milhares de seres humanos, existia na comunidade internacional um sentimento generalizado de que era necessário encontrar uma forma de manter a paz entre os países. Porém a idéia de criar a ONU não surgiu de uma hora para outra. Foram necessários anos de planejamento e dezenas de horas de discussões antes do surgimento da Organização.

“Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla.”

Entre os princípios das Nações Unidas estão realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais.

Em setembro de 2000, na Cúpula do Milênio das Nações Unidas (UN World Summit), 189 líderes mundiais aprovaram a Declaração do Milênio, um comprometimento de uma parceria global para a redução da extrema pobreza e para a construção de um mundo mais seguro, próspero e igualitário. A Declaração foi traduzida em oito principais objetivos que deverão ser alcançados até 2015, conhecidos como os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, os quais são: (1) Erradicar a extrema pobreza e a fome; (2) Atingir o ensino básico universal; (3) Igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; (4) Reduzir a mortalidade infantil; (5) Melhorar a saúde materna; (6) Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; (7) Garantir a sustentabilidade ambiental; (8) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Cinco anos mais tarde foi realizada a Cúpula do Milênio +5, para avaliar o andamento das iniciativas e corrigir eventuais lacunas existentes, após diversos estudos e avaliações sobre as principais fraquezas dos ODM.

Em setembro de 2010, na Cúpula do Milênio +10, o mundo renovou o compromisso para acelerar o progresso em direção à realização desses objetivos.

No que tange ao cumprimento destes objetivos, quais os desafios que o Brasil terá para cumprir a meta até 2015?

Quais foram as mudanças e resultados alcançados pelo Brasil no período de 2000 a 2010?

Além do mais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com