TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS COMPONENTES UTILIZADOS NA PARTE DE CONTROLE

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 LEITE EM PÓ 5

2 SPRAY DRYER 5

3 TIPO DE CONTROLE UTILIZADO 6

4 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA FABRICAÇÃO 6

5 COMPONENTES UTILIZADOS NA PARTE DE CONTROLE 6

6 PROGRAMAÇÃO 7

7 TIPO DE VARIÁVEIS 7

8 RESULTADOS ESPERADOS E RESULTADOS OBTIDOS 8

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Secador Spray 6

1 LEITE EM PÓ

O leite em pó é um produto obtido no secador spray de grande importância no mercado. Uma vantagem é que o leite em pó possui longevidade estendida em relação ao leite in natura, dado que a retirada de umidade diminui a proliferação de micro-organismos. Além disso, ocupa menos espaço viabilizando o armazenamento e transporte, que pode ser a temperatura ambiente, não necessitando refrigeração. O produto pode ser reconstituído e utilizado como leite líquido ou diretamente na forma de pó.

2 SPRAY DRYER

A técnica de secagem em spray consiste na transformação de uma alimentação fluida em um produto seco por meio de um processo contínuo convectivo. Esta técnica foi patenteada para a secagem de ovos no século XIX, porém, sua utilização na indústria iniciou na década de 20, sendo o leite e o sabão em pó os primeiros produtos obtidos em escala industrial. Desde então, o processo tem sido utilizado para ampla gama de aplicações industriais, especialmente para produtos alimentícios e farmacêuticos. Esse tipo de secagem produz partículas quase esféricas e geralmente ocas com uma distribuição granulométrica relativamente estreita, com capacidade de secar um material rapidamente devido ao aumento da área superficial do material atomizado, facilitando os mecanismos de transferência de massa e calor. O mercado atual exige que o produto em pó seja de alta qualidade, reduzindo custos e consumo de energia, assim como os impactos ambientais.

O avanço tecnológico e o crescente investimento possibilitaram o desenvolvimento deste tipo de secagem, promovendo uma otimização do processo de produção. A secagem em spray é contínua, permitindo que os parâmetros de operação sejam modificados, manipulando, assim, as propriedades do pó para que se atendam às especificações requeridas. Por ser um processo adaptável a uma operação totalmente automática, permite maior agilidade e confiabilidade do processo, melhorando, portanto, a produtividade. Apesar de ser um processo de controle relativamente simples, diversas técnicas de controle têm sido estudadas atualmente neste processo, de modo a atender as necessidades do setor industrial, que sempre busca desenvolvimento tecnológico.

3 TIPO DE CONTROLE UTILIZADO

O controlador escolhido é o CLP, recebendo informações de sensores e dispositivos, processando dados e controlando atuadores e dispositivos de saída. O software escolhido é (esqueci )

4 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA FABRICAÇÃO

Spary dryer é composto pela bomba de alimentação, a bomba para aquecimento de vapor, os sensores de temperatura, pois tem de ser controlada, sensores de quantidades para determinar a entrada e dosagem do leite, controles de tempo, afim de garantir as propriedades do alimento e sensores para ligar e desligar todo o equipamento como os subequipamentos do secador.

5 COMPONENTES UTILIZADOS NA PARTE DE CONTROLE

I1 - Ligar o Spray Dryer

- Acionar a bomba do ar quente o ar quente

I2 - Sensor lê uma temperatura superior a 55°C aciona a entrada do líquido.

I3 - Um medidor de umidade verifica 0,035 Kg e então desliga o ar quente

- Liga o ar de resfriamento

I4 - Sensor lê temperaturas baixas e então elimina todo conteúdo do tanque.

I5 - Desliga todo equipamento e todas as bombas.

6 PROGRAMAÇÃO

Primeiro passo é ligar todo o equipamento, ou seja, um botão para iniciar o processo, (I1) o qual ligará a máquina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com