TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES QUE AFETAM A VISCOSIDADE

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  4.771 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE TECNOLOGIA

ENGENHARIA DE PETRÓLEO

PROPRIEDADES DO PETRÓLEO

COMO AS VARIAVEIS: TEMPERATURA, PRESSÃO, TAXA DE CISALHAMENTO, TEMPO E VOLTAGEM AFETAM A VISCOSIDADE.

ERIVELTON WILLIAMS SILVA BARROS

MACEIÓ

NOVEMBRO - 2017


ERIVELTON WILLIAMS SILVA BARROS

COMO AS VARIAVEIS: COMPOSIÇÃO DO SISTEMA, TEMPERATURA, PRESSÃO, TAXA DE CISALHAMENTO, TEMPO E VOLTAGEM AFETAM A VISCOSIDADE.

              Trabalho apresentado a Professora Maritza Urbina da disciplina Propriedades do Petróleo do curso de Engenharia de Petróleo.

     

Centro de Tecnologia

Novembro - 2017

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO _________________________________ p.4

2- FATORES QUE AFETAM E COMO AFETAM __________ p.5

            - PRESSÃO, TEMPERATURA, TAXA DE CISALHAMENTO, TEMPO E VOLTAGEM.

3- CONCLUSÃO __________________________________ p.9

4- BIBLIOGRAFIA _________________________________ p.10

     


4

INTRODUÇÃO              

A viscosidade é a resistência que um material apresenta para mudar de forma, essa propriedade pode ser considerada uma fricção interna, assim a viscosidade determina a quantidade de fricção, que por sua vez, determina a quantidade de energia absorvida pelo escoamento. A viscosidade de um líquido é afetada pelas variações de temperatura e pressão. Ao contrário do que ocorre no comportamento de um gás ideal, nos líquidos a viscosidade descreve com a temperatura e cresce com a pressão. Além disso, no caso dos hidrocarbonetos líquidos a viscosidade decresce com o aumento da quantidade de gás em solução.

O comportamento da viscosidade das misturas líquidas depende além da pressão, temperatura, da sua composição. Onde admitindo a regra válida para soluções ideias, a viscosidade de uma mistura líquida pode ser definida pelo somatório do produto da sua fração molar e da viscosidade do componente.

As variáveis de temperatura, pressão, taxa de cisalhamento, voltagem, composição do sistema são fatores que interferem diretamente na viscosidade do fluído que podem aumentar ou diminuir dependendo do fluído que esteja sendo empregado.

        

5

FATORES QUE AFETAM E COMO AFETAM.

Composição do sistema

Este fator denota a natureza físico-química do liquido, pois ao medir a viscosidade de certa substancia ou mistura é fundamental garantir e preservar a natureza físico-química do liquido ou composição envolvida na mistura.

A realização desse processo evita a evaporação, endurecimento, degradação e reações químicas.

Ex.: Se o líquido é agua, óleo, mel e polímero fundido, etc.

Pressão

Em geral, o efeito da causado pela pressão na viscosidade é o ligeiro aumento da mesma junto com o aumento da pressão, porém é um aumento insignificante num intervalo de pressões considerável; assim, a viscosidade absoluta dos gases e líquidos é usualmente considerada independente da pressão.

. [pic 2]

Ex.: Comportamento da Viscosidade do Óleo submetido a aumento de pressão.

Temperatura

6

A viscosidade de um líquido é basicamente uma medida de o quão pegajoso ele é. A

 agua, por exemplo, tem uma viscosidade relativamente baixa, produtos como shampoo, por exemplo, possui viscosidade maior, entretanto a viscosidade também depende da temperatura do meio que a substância está envolvida, o óleo do motor, por exemplo, é muito menos viscoso em altas temperaturas do que quando motor está frio. A viscosidade de um líquido puro varia em sua maior parte devido a temperatura, o que ocorre em geral é a diminuição da mesma quando há um aumento da temperatura no meio, o aumento de T promove o afastamento entre as cadeias, devido ao aumento de energia interna (aumento da vibração molecular), reduzindo a atrito entre elas, favorecendo assim a diminuição da viscosidade.

Abaixo veremos o comportamento da viscosidade de alguns elementos quando há uma variação de temperatura.

[pic 3]

Variação da viscosidade de um Oxido de Alumínio (Al³O³) com a temperatura

7

.  [pic 4]

Variação da viscosidade da água com a temperatura.

Taxa de Cisalhamento

A taxa de cisalhamento é um fator decisivo que influência a viscosidade de muitos líquidos. Para fluidos newtonianos, a viscosidade independe desta taxa, mas varia de acordo com a temperatura e pressão, já para fluidos não newtonianos, a viscosidade depende da taxa de cisalhamento, sendo que a viscosidade é um parâmetro medido em um dado valor da pressão, temperatura e taxa cisalhante, logo a variação deste parâmetro pode causar um aumento ou redução na viscosidade do líquido em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (90.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com