TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Por:   •  31/5/2021  •  Artigo  •  5.473 Palavras (22 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 22

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

SISTEMAS OPERACIONAIS PARA SMARTPHONES E MICROCOMPUTADORES

São Paulo Polo Interlagos

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

SISTEMAS OPERACIONAIS PARA SMARTPHONES E MICROCOMPUTADORES

Rodrigo Caldeira da Silva- 17141932 Gabriel Paiva Caldeira da Silva-1747396 Curso Analise de Sistemas

Primeiro Semestre 2017

São Paulo Polo Interlagos 2017

RESUMO

Nosso objetivo é abordar e mostrar os sistemas operacionais mais usados para Smartphones e também vamos falar sobre os sistemas operacionais para microcomputadores.

Vamos fazer um comparativo entre eles mostrando as diferenças, características técnicas e abordar as vantagens e desvantagens de cada sistema mencionado nesse trabalho.

ABSTRACT

Our goal is to address and show the most commonly used operating systems for smartphones and we will also talk about operating systems for microcomputers. We will make a comparison between them showing the differences, technical characteristics and addressing the advantages and disadvantages of each system mentioned in this work.

SUMARIO

Introdução        1

Historia dos SmartPhones        2

Tipos de sistemas Operacionais para SmartPhones        3

Comparativos Técnicos        4,5

Mais Vendidos        6

Mercado Atual        7

Tipos de Sistemas Operacionais para Microcomputadores        8

Comparativos                                                                                   Técnicos        9,10,11,12

Mais vendidos        13

Mercado Atual        14,15

Introdução

Os celulares tiveram um início mais humilde, servindo apenas como um sistema de telefonia móvel, baseado na transmissão por rádio. O nome "celular" vem da forma como as redes das operadoras são organizadas. Ao invés de uma única e grande estação de transmissão por cidade, são usadas várias estações menores, que dividem a cidade em pequenas áreas, chamadas de células, cada uma com (tipicamente) de 10 a 30 km². O uso de múltiplas estações permite aumentar o número de linhas disponíveis (já que, devido ao limite de freqüências disponíveis, cada estação dispõe de apenas algumas centenas de canais) e, ao mesmo tempo, permite que os aparelhos trabalhem com uma potência de transmissão muito mais baixa, o que aumenta a autonomia das baterias e reduz a emissão de radiação nociva. Os microcomputadores (são computadores pequenos e que ocupam menos espaço) e os microprocessadores (pode-se dizer que ele é o que comanda o computador, ou seja, é um chip que funciona como cérebro do computador). Depois, os computadores passaram a ser chamados de computador, micro e PC.

Historia dos Smartphones

Lembra dos celulares da década de 90? Além de serem tão grandes quanto os telefones sem fio, eram privilégio de poucos e sonho de consumo de muitos. Com a evolução da tecnologia, agora os aparelhos são democráticos e menores, ideais para caber no bolso e facilitar o dia a dia.Mas, na verdade, a história dos

celulares começou muito antes da década de 90.A primeira ligação feita por um celulares foi à mais de 40 anos. Quem estava na linha era Martin Cooper, diretor de sistemas de operações da Motorola, responsável por testar o protótipo DynaTAC em 1973.Nove anos mais tarde saiu o primeiro modelo vendido comercialmente, com o nome de Motorola DynaTAC 8000X. Pesava quase 1 quilo e custava cerca de 4 mil euros, permitia o armazenamento de 30 contatos e tinha bateria que durava cerca de uma hora. Já o primeiro modelo flip foi o MicroTAC, também da Motorola, lançado em 1989. A “capa” não protegia o visor, apenas o teclado, mas dava um

certo charme ao aparelho.Em 1994, o IBM Simon Personal Communicator, carinhosamente chamado de “avô do iPhone”, revolucionou com seus recursos de smartphone, com a tela touchscreen. Uma verdadeira inovação para a época. Mas o hit de vendas ficou mesmo por conta do Motorola StarTAC, que chegou às lojas em 1996 e foi nomeado pela revista PC World o sexto melhor gadget dos últimos 50 anos.Com capas coloridas, bateria de até três horas de duração e Snake, o célebre jogo da cobrinha, fizeram do Nokia 5110 e 6160, ambos de 1998, uns dos modelos mais populares. Também na lista dos best-sellers está o Motorola Razr V3, de 2004, um dos mais vendidos da história. Design atraente, espessura fina, teclado desenhado a laser, toques em MP3, modelos em várias cores e câmera digital VGA foram algumas das características que chamaram a atenção do público.Eim 2007, a indústria dos celulares deu uma reviravolta com o aparecimento do iPhone. Hoje, o iPhone reúne iPod, câmera digital, câmera frontal, internet, mensagens de texto, conexão Wi-Fi local, vídeo chamadas, instalação de aplicações e desbloqueio para uso com qualquer operadora. A verdadeira revolução 4GPara combater a criação da Apple, até então sem adversário à altura, foi criada em 2009 a série Samsung Galaxy, que usa o sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google. A finlandesa Nokia, enfim, firmou uma parceria com a Microsoft em 2011 para trazer o Nokia Lumia, que usa o Windows Phone como sistema.

Tipos de sistemas operacionais para SmartPhones

Mac OSX:O sistema operacional que permite aos iPhones e iPads rodarem é o sistema Mac OS X modificado, e que é chamado de iPhone. Este foi o primeiro sistema operacional criado para celulares que oferece suporte para as tecnologias de toque múltiplas adaptadas à multimídia (vídeos, imagens e músicas). Para navegar, acessar as funções ou telefonar basta você arrastar seu dedo pela tela. Para abrir um aplicativo basta dar um pequeno toque sobre o ícone alvo. Talvez o ela tenha de mais irritante, é que suas aplicações estão disponíveis somente nas lojas da Apple. Mas,o seu lado bom, que compensa o lado ruim, é que ele é imune aos vírus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (250.3 Kb)   docx (90.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com