TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE, ECONOMIA E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - FACE

Por:   •  6/6/2019  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE, ECONOMIA E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - FACE

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - UNB

GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES

RESENHA 3: Bosquetti, M. Gestão de Pessoas, estratégia e performance organizacional: um estudo internacional de multicasos. USP. 2009.

Nicolas Gonçalves Martin

18/0025902

Segundo o autor da tese, a abordagem estratégica da gestão de pessoas está criando um novo tipo de campo de pesquisa, o da gestão estratégica de pessoas. Para demonstrar esse surgimento desse campo o autor disserta sobre a evolução do campo de gestão de pessoas, desde de uma época de pensamento mais mecanicista até um organicista.

Com as mudanças nos mercados mundiais e os sucessos das novas formas de gestão das empresas japonesas, a área de recursos humanos foi tornando-se cada vez mais estratégica para buscar sempre a maximização do valor dos acionistas. Vários autores suporam modelos teóricos que buscavam esse maior teor estratégico da área de recursos humanos. Essa gestão estratégica de pessoas tem enfoque exatamente com as praticas de gestão de pessoas em busca da efetividade organizacional e de como essas praticas são alcançadas.

Na prática, apesar de ser considerada importante pelas grandes empresas, as área de gestão de pessoas não é priorizada da forma como deveria e acaba, as vezes, sendo deixada um pouco de lado nelas.

O texto aponta como uma das principais causas para o fracasso da organização, a falta de integração entre o RH e a estratégia organizacional. Com isso para aumentar o desempenho da organização vários modelos vem sendo apontados para integrar as duas áreas, considerando a área de RH como a base para a implementação de uma dada estratégia.

Com tais esclarecimentos, pode se definir que o treco do artigo aponta como o principal objetivo da área de recursos humanos, a maximização do valor da empresa, e para que isso ocorra deve ocorrer algum método de integração entre estratégia empresarial e a área de recursos humanos, para que haja o alinhamento dos interesses de todos os stakeholders da empresa com seu objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com