TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOTORES ELÉTRICOS ESPECIAIS

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.971 Palavras (12 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

MOTORES ELÉTRICOS ESPECIAIS

ROSELENE RUDNCK

PROFESSOR EDSON PAIVA

JOINVILLE

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1. MOTORES SÍNCRONOS        

2. MOTOR ELÉTRICO DE ALTO RENDIMENTO        

3. MOTORES DE PASSO        

4. SERVOMOTOR        

5. MOTORES ELÉTRICOS VEICULARES        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

 Nos dias atuais, a utilização de motores elétricos é um tema que vem se destacando e ganhando grande importância. Apesar das dificuldades encontradas pelo setor elétrico brasileiro, no que diz respeito à expansão da geração para o aumento da oferta de energia elétrica, são os programas de conservação, um dos caminhos para se evitar novos racionamentos. Neste trabalho será apresentado sobre os motores elétricos especiais, seu funcionamento, suas aplicações e exemplos práticos de aplicação.

   

 

  1. MOTORES SÍNCRONOS

Os motores síncronos são utilizados nas indústrias, pelo fato de possuírem características especiais de funcionamento. São motores com velocidade de sincronismo, com velocidade de rotação fixa. Ele opera em tempo ou sincronismo, o sistema de alimentação. Possuem várias vantagens, com por exemplo: altos torques, velocidade constante nas variações de carga e baixo custo de manutenção.

Se a corrente de excitação possuir um valor reduzido, a força eletromotriz induzida também será de valor reduzido, a força eletromotriz induzida também será de valor reduzido, sendo que o estator absorve da rede de alimentação uma determinada potência reativa necessária à formação de seu campo magnético. Nesse instante, a corrente está atrasada em relação a tensão da rede.

Se a corrente de excitação for aumentada, haverá um momento onde a corrente estatórica estará em fase com a tensão da rede de alimentação, significando fator de potência unitário. Aumentando ainda mais a corrente de excitação, a corrente do estator ficará adiantada em relação a tensão de alimentação, fazendo com que o motor forneça potência reativa à rede.

Os motores síncronos são mais utilizados como compensador de reativos, em grandes sub-estações que necessitam de um ajuste fino do fator de potência.

Como Funcionam:

        O motor síncrono possuem o estator e os enrolamentos de estator, apresenta uma semelhança aos motores de indução trifásicos. Assim como no motor de indução, a circulação de corrente no enrolamento distribuído do estator produz um fluxo magnético dirigido de acordo com o eixo da bobina e de valor proporcional à corrente.

Os motores síncronos possuem um enrolamento trifásico que ficam na parte fixa e também um enrolamento de corrente contínua no rotor. Com o gerador, espertamos o rotor onde aplica-se uma força mecânica afim do campo magnético no rotor que isole as bobinas no estator, alterando a tensão trifásica onde está sendo gerada.  Com o motor deveremos que aplicar uma tensão trifásica no estator, no qual deverá ser produzido um campo giratório com uma freqüência e o número pólos do enrolamento. As principais partes são compostos pela parte fixa Estator e parte móvel Rotor

[pic 1]

Figura 1 Motor Sincrono

Nos motores em que os pólos são induzidos no rotor, temos esses pólos como resultado das linhas de campo dos pólos no estator, portanto há uma relação natural entre os pólos do rotor e do estator. Por exemplo, para um motor trifásico, quando temos três pólos no estator, temos três pólos.  No motor síncrono, o induzido, quando por ele passa corrente elétrica contínua, cria apenas dois pólos que deverão acompanhar o campo gigante.  A vantagem desses pólos, que independem do estator, é que eles podem ter seus campos magnéticos controlados pela excitação do rotor.

A excitação do motor sícrono é o ponto-chave do estudo desse motor.  Um motor síncrono sobrexcitado pode fornecer potência reativa à rede (capacitor). Sobrexcitado o rotor, isto é, aumentando a corrente de excitação do rotor de maneira que o campo produzido nele seja maior que o necessário para que o rotor acompanhe o campo girante, fornecemos potência reativa capacidade à rede. Um motor síncrono sub-excitado poderá absorver a potência reativa da rede (indutor), já que necessitará desse tipo de potência (retiva indutiva) para manter o rotor de maneira simultânea com o campo girante.

Em uma analogia rápida podemos tomar como exemplo o triangulo das potências, no qual potência reativa indutiva é parte de máquinas indutivas e potência reativa capacitiva é a fornecida por capacitores. A potência aparente é resultado da soma vetorial da potência ativa com a reativa e pode ser calculada multiplicando a corrente medida com a tensão aplicada.

O motor síncrono, quando conectado à rede sem carga e não excitado, age como um indutor trifásico conectado à rede consumindo energia reativa e sendo determinante para um péssimo fator de potência. Ao excitarmos o rotor, fornecemos parte da energia necessária para interação entre o campo magnético rotativo e o campo do rotor, portanto o estator passa a drenar menos energia reativa da rede. Ao aplicarmos carga, o motor passa a fornecer potência mecânica, consumindo potência ativa da rede.

Motores síncronos maior rendimento, correção de fator de potência, menor corrente de partida e operam a uma velocidade constante, tornando-os uma excelente escolha para uma grande variedade de aplicações industriais.

Aplicação de motores sincronos:  

Os motores síncronos são aplicados onde são exigidos a correção do fator de potência, para atender as necessidades de cada aplicação, altos torques e baixas correntes de partida, velocidade constante em variações de carga, com baixo custo de operação e manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (403.5 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com