TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS REVESTIMENTOS CERÂMICOS

Por:   •  20/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPUS FAP-JOÃO XXIII- TERESINA/ PI                                                              DISCIPLINA: CONSTRUÇÃO CIVIL
PROFESSORA: VALÉRIA DE SOUSA                                          CURSO: ENGNHARIA CIVIL
[pic 1]

REVESTIMENTOS CERÂMICOS

AFILENO GAMA

ANA KAROLINE RIBEIRO SILVA

ANTONIA JAQUELINE DE OLIVEIRA

CARLOS WELLINGTON

FLAVIANA FARIAS

FRANCISCO DAS CHAGAS

FRANCISCO SIMPLICIO DO VALE

PEDRO HENRIQUE AMARAL

TERSINA / PI

2018

Sumário

  1. Introdução-------------------------------------------------------------------------------03
  2. Objetivos---------------------------------------------------------------------------------04
  1. objetivos gerais------------------------------------------------------------------------04
  2. Objetivos específicos-----------------------------------------------------------------04
  1. Desenvolvimento-----------------------------------------------------------------------05
  2. Conclusão-------------------------------------------------------------------------------11

1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho avaliativo da disciplina de Construção Civil do curso de Engenharia civil tem como tema revestimentos cerâmicos e sua aplicabilidade.

O objetivo deste trabalho é aprimorar o conhecimento quanto aos diversos tipos de revestimento existente no mercado, tão qual sua função na edificação.

Entre suas características estão a alta durabilidade e variedade no produto para cada tipo de ambiente, sendo internos e externos, molhado ou seco. Devem ser observados critérios como resistência à abrasão, produtos químicos, impactos, absorção de água e textura.

Sua aplicabilidade requer materiais como rejunte e argamassa, e cuidados na mão de obra para que não acarrete problemas futuros como deslocamento de placas, fissuração, eflorescências e mudanças no aspecto visual causando prejuízo a obra.

A Construção Civil utiliza cada vez mais esse tipo de material pelas suas diversas vantagens tanto na estética como faixadas de prédios, até sua aplicação em pisos e paredes, melhorando o isolamento térmico.

Todos os requisitos para a execução, fiscalização, recebimento de revestimento de pisos internos e externos, aplicação e os requisitos da argamassa seguem uma normalização. Sendo elas:

  • NBR 13753
  • NBR 13754
  • NBR 13755
  • NBR 14081
  • NBR 14082

2-OBJETIVO

2.1 OBJETIVOS GERAIS

A Construção Civil busca sempre inovações e novas tecnologias para melhorar o tempo de entrega e custo de uma obra. Priorizam a qualidade dos materiais desde a fundação ao teto, mas sempre visando a economia. O material cerâmico é utilizado na obra tanto para vedação e fins estruturais como para estética e acabamentos. Toda sua aplicação deve ser feita conforme a norma específica para cada tipo de material e argamassa.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar os tipos de revestimentos cerâmicos, saber identificar de acordo com cada área locado na edificação o tipo correto de material a ser utilizado e a função que terá dentro do espaço, apresentar as normas para que sua aplicação ocorra dentro dos padrões especificados, aplicabilidade e apresentação das suas classificações de acordo com a NBR.

3.O QUE É?

Cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas.

São aqueles materiais, na forma de placas usada na construção civil para revestimento de paredes, pisos, bancadas e piscinas de ambientes internos e externos. Recebem designações tais como: azulejo, pastilha, porcelanato, grês, lajota, piso, etc

É um material de construção amplamente utilizado nos edifícios e apresenta uma enorme variedade de tamanhos, tipos, funções e preços.

O revestimento cerâmico é composto de placas assentadas lado a lado, com juntas entre elas.

O revestimento cerâmico não representa uma necessidade construtiva, porém, termina servindo como proteção dos elementos de vedação do edifício, auxilia o isolamento térmico e acústico das vedações e traz importante efeito estético para o aspecto final

MATERIAIS ULTILIZADOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENRO CERÂMICO

  • Placas cerâmicas;
  • Agregados;
  • Argamassa industrializada;
  • Rejuntes e selantes.

CLASSIFICAÇÃO

Segundo a NBR 13816, de abril de 1997, é o material composto de argila e outras matérias-primas inorgânicas, conformadas por extrusão, prensagem ou outros processos. Podem ser esmaltadas ou não esmaltadas.

Características técnicas Grupos de absorção de água(NBR:13817:1997)

[pic 2]

Codificação dos grupos de absorção de água em função dos métodos de fabricação(NBR13817:1997)

[pic 3]

Segundo a NBR 13817 (Placas cerâmicas para revestimento - Classificação), as placas cerâmicas para revestimento são classificadas de acordo com os seguintes critérios:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (296.7 Kb)   docx (205.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com