TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RISCOS AMBIENTAIS E IMPLICAÇÕES FINANCEIRAS NO INVESTIMENTO DA INDÚSTRIA DE ABATE DE SUÍNOS

Por:   •  8/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.602 Palavras (15 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHAGUERA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

PÓLO JUAZEIRO – BA

ESTUDOS DE RISCOS AMBIENTAIS E IMPLICAÇÕES FINANCEIRAS NO INVESTIMENTO DA INDÚSTRIA DE ABATE DE SUÍNOS

AILTON DE SOUSA OLIVEIRA JÚNIOR

JUAZEIRO – BA

2007

AILTON DE SOUSA OLIVEIRA JÚNIOR

ESTUDOS DE RISCOS AMBIENTAIS E IMPLICAÇÕES FINANCEIRAS NO INVESTIMENTO DA INDÚSTRIA DE ABATE DE SUÍNOS

Produção textual apresentada para obtenção de nota para fins de aprovação nas avaliações finais das disciplinas que integram o currículo no 1º semestre do Curso de Engenharia Civil. Universidade Anhaguera – Juazeiro/BA.

JUAZEIRO – BA

2007

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho surge de uma demanda de um grupo de investidores que objetivam integralizar um capital no importe de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais). Para tanto, em decorrência da atividade profissional exercida para o abate de suínos e devido ao acompanhamento da certificação necessária para expedições de alvarás de funcionamento, bem como regularização perante órgãos públicos que inserem desde a certidão de regularidade ambiental, além de outros requisitos para o funcionamento ideal do empreendimento.

Eis que, elaborou-se um estudo de caso, alinhando conhecimentos do processo produtivo e financeiro, o que repercute em análise dos riscos ambientais, além de um parecer técnico financeiro que possa orientar os investidores no sentido de obter uma política econômica agressiva quanto a preço de mercado, sem esquivar da responsabilidade ambiental e social, elementos que atuam no crescimento da  marca, bem como no conjunto de elementos que agregam valor ao produto e fornecem um padrão de referência, enquanto qualidade.

INTRODUÇÃO

A carne de porco é uma indústria que cresce vertiginosamente, de igual modo o olhar referente a fiscalização acompanhou essa evolução igualmente, logo, as questões sanitárias são indispensáveis para o funcionamento de tal empreendimento.

Daí, com a evolução do mercado e a consequente necessidade de uma produção coerente com a responsabilidade na gestão do processo produtivo, de tal modo que se minimize os impactos ambientais, é requisito para delinear o abatimento de suínos de modo legal e acobertado com as normas de segurança no trabalho, que consequentemente implicam em uma segurança alimentar.

ANÁLISE DO LOCAL DE IMPLANTAÇÃO

Através do mapa ilustrado no material didático que fundamenta a elaboração deste relatório, logo se vê a ocupação nas imediações de uma população de é composta por cidadãos de conhecimento médio equiparado a formação de 2°grau. Além disso, a área a ser ocupada é próxima de umas características naturais que implicam na maior observância do processo produtivo no que pertine, principalmente, no processo de tratamento de água.

Diante de tal fato, fica relatada a necessidade de elaboração de um programa de avaliação de impacto ambiental, nesse estudo haverá a análise dos efeitos e consequências atreladas a ocupação e exercício da atividade mencionada, justificadora da elaboração deste projeto.

PROCESSO PRODUTIVO – ABATE

Durante o transporte dos suínos até o abatedouro, uma série de fatores podem implicar numa maior ou menos qualidade da carne. Por vezes, uma exposição dos animais em ambientes insalubres, ou até mesmo no deslocamento, com a exposição a riscos ambientais, fica assim, evidenciada a presença de diversos fatores que podem influenciar no sabor da carne.

PROCESSO PRODUTIVO – RECEPÇÃO

No processo produtivo, temos enquanto recepção, um trabalho cuidadoso no sentido de preservar a qualidade da carne. Então após a chegada, uma série de condutas é realizada no sentido de atender ao exigido pelas certificações ambiental e sanitária, é que se compreende da leitura do artigo abaixo que trata da abertura de um empreendimento neste sentido.

Os porcos são colocados em caminhões para serem transportados até o abatedouro de suínos e através de rampas vão para pocilgas de recepção. Há então um processo de inspeção dos animais, que devem estar separados por lote de acordo com a procedência, mas ainda permanecem nas pocilgas em repouso e jejum por cerca de 16 a 24 horas.

A intenção é recuperar estes animais do estresse do transporte, diminuindo o conteúdo do estômago e intestino. Os suínos passam por este período de descanso que acontece antes do abate melhorando ainda a qualidade da carne, devido aos níveis de substâncias presentes no sangue. Antes do abate, o jejum é de 8 horas.

Para uma pré-lavagem do couro dos suínos pode-se salpicar um pouco de água sobre os animais, o que auxilia no processo antiestresse também. Desta forma, os animais separados na inspeção sanitária são separados entre sadios ou não.

Depois de entregá-los aos caminhões, estes são limpos para que haja a higienização com retirada de urina, fezes e outras secreções. As pocilgas também devem estar rigorosamente limpas, removendo todo o esterco e sendo lavadas posteriormente com produtos específicos.

abatedouro de suínos requer muitas precauções e uma série de etapas para desenvolvimento de um trabalho satisfatório e o empreendedor que busca montar um negócio como este deve ficar de olho nestes detalhes, que na verdade fazem bastante diferença na prática.

(http://www.novonegocio.com.br)

PROCESSO PRODUTIVO – INSENSIBILIZAÇÃO

O abatimento do suíno requer antes de se efetivar a morte do animal, um tratamento de higienização, sobre o qual utiliza o cloro e nesse momento há uma intervenção no sentido de diminuir a incidência e exposição do animal a dejetos ou intempéries absorvidas durante o transporte.

Por conseguinte ocorre a exposição do anima a choques elétricos que através de instantes faz proceder a morte do animal.

PROCESSO PRODUTIVO – SANGRIA

A sangria é um procedimento no qual ocorre logo após a insensibilização, e deve ser executada no padrão para que evite exposições da carne aos riscos biológicos inerentes ao manuseio incorreto da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com