TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS DE PAREDE DE CONCRETO MOLDADA NO LOCAL: ALTERNATIVA CONSTRUTIVA PARA EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS POPULARES E PARA GANHOS DE PRODUÇÃO

Por:   •  18/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  13.235 Palavras (53 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 53

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, AMBIENTAIS E DE TECNOLOGIAS

GUILHERME GONÇALVES LUIS

SISTEMAS DE PAREDE DE CONCRETO MOLDADA NO LOCAL: ALTERNATIVA CONSTRUTIVA PARA EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS POPULARES E PARA GANHOS DE PRODUÇÃO

CAMPINAS 2020

GUILHERME GONÇALVES LUIS

SISTEMAS DE PAREDE DE CONCRETO MOLDADA NO LOCAL: ALTERNATIVA CONSTRUTIVA PARA EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS POPULARES E PARA GANHOS DE PRODUÇÃO

Trabalho de conclusão de curso, monografia apresentada como exigência para obtenção do título de Engenheiro Civil, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Elisabete Paganelli Guimarães de Avila Jacintho.

PUC-CAMPINAS 2020

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias

Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil

Autor: LUIS, Guilherme Gonçalves.

Título: Sistemas de parede de concreto moldada no local: alternativa construtiva para empreendimentos habitacionais populares e para ganhos de produção

Monografia de Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil

BANCA EXAMINADORA

Presidente e Orientadora Prof.ª Dr.ª: Ana Elisabete Paganelli Guimarães de Avila Jacintho

1º Examinador (Prof.(a). Dr.(a).          

2º Examinador (Prof.(a). Dr.(a).          

Campinas,        de Dezembro de 2020.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus pais, pelo incentivo, pela parceria, pela força, por estarem sempre ao meu lado durante toda a minha trajetória acadêmica, por acreditarem na minha capacidade e pelo acolhimento que sempre me deram.

A minha irmã por todos conselhos durante este período da minha vida e por me fazer ter confiança em minhas decisões. Pelas broncas necessárias e pelas parabenizações a distância.

Sou grato aos professores, em especial a minha orientadora, que contribuíram para a minha formação acadêmica e crescimento pessoal/intelectual.

Aos meus amigos, companheiros de trabalhos e que vão continuar presentes em minha vida, obrigado.

Obrigado a todos que de forma direta ou indiretamente contribuíram na minha formação, para que o meu sonho se tornasse realidade.

“Faça o teu melhor, na condição que você tem,

enquanto você não tem condições melhores,

para fazer melhor ainda” Mario Sérgio Cortella

Com o propósito de demonstrar o método de paredes de concreto moldada no local, assim como as suas vantagens, desvantagens e análise de desempenho, esta pesquisa baseou-se em artigos, revistas, teses de doutorados, para transparecer todo o conhecimento. Além disso, entrevistas foram feitas com engenheiros civis executores do sistema construtivo para análise dos pontos positivos, dificuldades e opiniões.

Em meio a déficit habitacional no Brasil, o governo federal brasileiro criou, em 2009, o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), como uma alternativa para auxiliar e facilitar a população a ter a sua casa própria, com ajuda de financiamentos e subsídios junto à Caixa Econômica Federal. Sendo assim, a procura por imóveis cresceu rapidamente e as construtoras não conseguiam absorver toda essa demanda.

Ainda em 2009, a Rodobens Negócios Imobiliários inovou em construir com o sistema de paredes de concreto moldadas no local. Sendo assim, o mercado da construção civil enxergou que poderia ser uma possibilidade utilizar este sistema construtivo para atender a alta procura por imóveis. Porém, no Brasil, não existia normas brasileiras que regulamentassem tal sistema e servisse de base para os profissionais do ramo. Até então, as normas referências era a francesa DTU 23:1:1993 e a norte-americana ACI318:2008.

Em 2012, Arnoldo Wendler, junto a uma equipe de engenheiros, criou a ABNT NBR 16055:2012 – Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações — Requisitos e procedimentos. Com a criação da norma regulamentadora brasileira, o financiamento na Caixa Economica Federal passou a ser aprovado mais facilmente, pois o método construtivo tinha amparo na norma criada. Este sistema construtivo passou a ser usado por diversas construtoras e começou a ganhar campo no Brasil. Em 2014, o uso de paredes de concreto, já representava 36% dos empreendimentos habitacionais do MCMV e no segundo semestre de 2015, 52%.

As paredes de concreto possuem um perfil mais industrializado e racional, com prazos menores, agilidade na execução, otimização de mão de obra e com alta qualidade. Essas vantagens as diferenciam do método convencional que possui o tempo de execução maior e um custo mais elevado. Atualmente, empresas

como MRV Engenharia e Direcional Engenharia, as duas maiores construtoras do Brasil, utilizam este método construtivo.

Dessa forma, é notória a eficiência das paredes de concreto moldadas no local para empreendimentos habitacionais, visto que é o um sistema construtivo com maior velocidade de execução, possui equipes otimizadas, gera menos resíduos e tem um controle de qualidade maior, decorrente da industrialização do método.

Palavras-chave: paredes de concreto; Minha Casa Minha Vida; habitacional.

ABSTRACT

In order to demonstrate the method of concrete walls molded on site, as well as its advantages, disadvantages and performance analysis, this research was based on articles, magazines, doctoral theses, to show all the knowledge. In addition, interviews were conducted with civil engineers executing the construction system to analyze the positive points, difficulties and opinions.

In the midst of a housing deficit in Brazil, the Brazilian federal government created, in 2009, the Minha Casa Minha Vida (MCMV) program, as an alternative to help and facilitate the population to have their own home, with the help of financing and subsidies from to Caixa Econômica Federal. As a result, the demand for real estate grew rapidly and construction companies were unable to absorb all of this demand.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (86.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (957.8 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com