TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS X V10.8 Mountain Lion

Artigo: OS X V10.8 Mountain Lion. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 7

OS X V10.8 MOUNTAIN LION

Depois do Lion, que dividiu opiniões, chegou a vez de um novo felino tomar conta dos computadores da Apple: o Mountain Lion, que atualmente é a penúltima do OS X. Seguindo a linha atual de trazer o mundo móvel para dentro dos desktops e notebooks, o Mountain Lion está bem mais parecido — e até mais integrado — com o iOS, apresentando ferramentas, aplicativos e funções que se destacaram nos aparelhos portáteis para a tela do seu computador. O software é muito mais que uma atualização de versão, ele é o primeiro passo da Apple no caminho da integração completa de seu ecossistema, onde, com a ajuda do iCloud, o Mac, o iPhone, iPad e o iPod touch passam a fornecer serviços e aplicativos em comum. Existem mais de 200 novidades e as mais importantes são a introdução do iCloud, Messages, Reminders, Notes, Notification Center, Game Center, dentre outros. Fora isso, existe um melhor gerenciamento de memória e processos neste sistema operacional. Além de todas essas características, o Mountain Lion tem diversas funcionalidades menores que o tornaram um grande sistema operacional.

Palavras-Chave: OS X Mountain Lion; Sistema; Memória; Gerenciamento de memória Processos; Desktops e Notebooks; Apple.

Figura 1 – Computadores com OS X Mountain Lion.

Disponível em: <https://www.hmbt.org/tag/os-x-10-8/> - Acesso em nov. 2013.

O OS X v10.8 "Mountain Lion" é o nono sistema operacional da família OS X. O Mountain Lion foi anunciado no dia 16 de Fevereiro de 2012 e lançado no dia 25 de Julho de 2012. É a primeira versão a ser chamada oficialmente de "OS X", e não de "Mac OS X". O Mountain Lion conta com mais de 200 novidades, muitas inspiradas no sistema operacional iOS. As suas maiores atualizações foram a introdução do iCloud, Messages, Reminders, Notes, Notification Center, Game Center, dentre outros. Também é bem integrado com o iOS 6 e tem um estilo semelhante.

O Mountain Lion vendeu três milhões de unidades nos primeiros quatro dias, tornando-se o mais bem sucedido lançamento de sistema operacionalOS X até o seu lançamento.

Os requisitos mínimos do OS X Mountain Lion são:

• OS X v10.6.8 ou posterior

• 2GB de memória

• 8GB de espaço disponível

Os modelos compatíveis com o Mountain Lion são o iMac (da metade de 2007 ou mais recente), MacBook (de alumínio, do final de 2008, do início de 2009 ou mais recente), MacBook Pro (da metade para o final de 2007 ou mais recente), Xserve (início de 2009), MacBook Air (do final de 2008 ou mais recente), Mac mini (do início de 2009 ou mais recente) ou Mac Pro (do início de 2008 ou mais recente).

OS X

O OS X foi lançado pela Apple Computer em 2001 e é um sistema operativo proprietário baseado no kernelUnix titulado OpenDarwin. O núcleo do OS X é um sistema operacional certificado Unix, construído em torno de um núcleoXNU com recursos básicos Unix acessíveis por meio de uma interface de linha de comando. É uma combinação do Darwin (um núcleo derivado do micronúcleoMach) com uma renovada GUI chamada Aqua. As primeiras versões do Mach (não-micronúcleo) foram derivadas do BSD.

GERENCIAMENTO DE MEMORIA

Figura 2 – Exemplos de processos na memória usando o Monitor de Atividade.

Disponível em: <http://macperformanceguide.com/Mavericks-virtual-memory.html> - Acesso em nov. 2013.

Cada processo tem seu próprio conjunto (32 bits ou 64 bits) de espaço de endereço virtual. Para processos de 32 bits, cada processo tem um espaço que pode endereçar dinamicamente chegando ao limite de 4GB. Para processos de 64 bits, pode endereçar até o limite de 18 exabytes.

O subsistema VM do kernelmach consiste do módulo machine-dependentphisicalmap (pmap) e outros módulos independentes para gerenciar a estrutura de dados, tais como os Virtual AddressSpaceMaps (VM maps).

1.2 PAGINADORES INTERNOS

Kernel inclui 3 paginadores internos, a saber:

• O paginador padrão (anônimo),

• O paginador para Dispositivos,

• O paginador para vnode(pode mapear um processo para um objeto em qualquer tipo de sistemade arquivo.Desta forma, uma chamada de sistema não precisa entender qual objeto esta sendomanipulado, somente como fazer uma chamada orientada à objetos usando a interface vnode),o Kerneltratam operações de entrada e saída sobre regiões da memória. Os paginadores se comunicam com o subsistema Mach-VM utilizando interfaces UPL e derivadas do paginador do Mach.

1.3 WIRED MEMORY

Também chamado de memória residente, armazena código do kernel e estruturas de dados que não podem ser paginadas para disco. Aplicações, frameworks e outros softwares da camada do usuário não podem ser alocados na Wired memory, no entanto podem afetar a quantidade de Wired memory existente num dado momento.

As entidades do kernel abaixo utilizam wired memory:

VM Objects

I/O Buffer Cache

Condutores

1.4 UBC (UNIFIED BUFFER CACHE)

Constitui um conjunto de páginas para armazenar (caching) o conteúdo dos arquivos e a porção anônima do espaço de endereços. O exemplo mais comum é a memória alocada dinamicamente.

Ao contrário da maioria dos sistemas Unix o Mac OS X não usa uma pré-partição Swap para memória virtual. Em vez disto ele usa todo o espaço disponível na máquina da partição de boot.

1.5 ESCALONAMENTOS DE PROCESSOS

Figura 3 – Gráfico de uso em uma CPU de 4 núcleos.

Disponível em: <http://support.apple.com/kb/HT4180> - Acesso em nov. 2013.

Quando mais de um processo é executável, o sistema operacional deve decidir qual será executado primeiro. A parte do sistema operacional dedicada a esta decisão é chamada escalonador (scheduler) e o algoritmo utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com